Fechar menu
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

O que há de novo

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Button
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Lar»Jornalismo»Jornalismo no interior: competência, responsabilidade e leitura crítica para o Brasil afora
Jornalismo

Jornalismo no interior: competência, responsabilidade e leitura crítica para o Brasil afora

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque16 de janeiro de 2012Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário4 minutos de leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail
Carlos Britto
Jornalista e radialista Carlos Britto, do Blog Carlis Britto no Sertão

Jornalista e comunicadores do interior do Nordeste dão nova cara à informação, consolidando seus blogs e outros meios em uma nova mídia e imprensa forte na região. Além de levar a notícia de forma democrática para o internauta/ leitor, os blogueiros procuram sempre fazê-los refletir sobre o contexto, apesar das opiniões contrastantes sobre a influência com a opinião própria junto ao público. Foi em função do ponto de vista do jornalista que o Blog do Carlos Britto se popularizou entre seu público. “No início eu vivia no dilema de não opinar, de dar a notícia isenta de minha opinião e as cobranças começaram e foram crescendo. O pessoal mandava email ou fazia comentários esperando a minha opinião. E, então, percebi que até mesmo quem não concordava, respeitava o que eu dizia, mesmo que tivesse opinião contrária. Isso foi atiçando o debate, estimulando o contraditório e hoje, acho que mediamos um grande fórum de discussão. Mas, para chegar a isso precisei começar e ir conquistando. No primeiro mês 600 pessoas, no segundo duas mil e hoje já temos uma média de 25 mil acessos todos os dias. O Blog foi se moldando e me moldando. Acho que quem ainda não é conhecido, ou reconhecido, precisa se credibilizar e o respeito nasce daí”, destaca o jornalista e radialista Carlos Britto, que atua no Sertão, na última cidade do estado de Pernambuco (Petrolina).

O blog sobrevive de anunciantes, mas, como está na fronteira, os anúncios geralmente são originários dos governos de Pernambuco e da Bahia. Contudo, sua meta é atrair mídias nacionais (como bancos, refrigerantes, cervejas e outros produtos) para continuar independente. Mas, enfrenta não só o desafio de ultrapassar a distância e os entraves como também a mentalidade do mercado local que ainda acha caro um anúncio na internet. Mesmo assim, não se deixa derrotar e vê um grande futuro pela frente. “Eu acho que essa aposta ainda é tímida aqui pra gente do interior. Convencer alguém de mídia nacional a investir num blog nos confins do interior é um desafio enorme. Mas o medidor de audiência pode ajudar. As agências precisam abrir mais os olhos para essa nova plataforma que explodiu. No interior de todas as cidades, nos sítios, já têm computadores. Nós estamos dentro dele e na vida das pessoas”, ressalta.

Ter perseverança e promover permanente investimento no processo de produção da página é acima de tudo fundamental. Até mesmo porque para esses profissionais a receita do sucesso dos blogs é a mesma em qualquer ambiente, virtual ou não. “Você pode ter sucesso comercial e não ter em termos de credibilidade e até acesso. Você pode ter acesso e credibilidade e não se viabilizar comercialmente. Temos de ter consciência que estamos chegando num admirável mundo novo, como espécie de ‘bandeirantes’, abrindo picada na mata. Temos alegrias, tristezas, muito aprendizado. Quem se afobar cedo e desejar uma projeção estelar em tempo recorde, vai quebrar a cara”, comenta Carlos Santos, que atua há 26 anos no mercado, e hoje está a frente do www.blogcarlossantos.com.br, considerado um das primeiras páginas com características profissionais do Rio Grande do Norte.

Carlos Santos - Foto Ricardo Lopes (1)
Carlos Santos do Blog Carlos Santos do Rio Grande do Norte

Estando entre um dos cinco ou seis mais acessados do estado e sendo o mais acessado do interior desse estado, o seu blog começou em 2006 por pura curiosidade, mas posteriormente sentiu a necessidade de dar outros saltos à proposta inicial. “Um caminho que vi como fundamental, logo no começo, quando resolvi investir nesse canal de comunicação, era a necessidade de profissionalizá-lo. Fiz um planejamento plurianual, baseado numa tríade: fase do conhecimento, fase da fidelização e fase da profissionalização. Na primeira, conhecer a nova tecnologia, dominar sua linguagem e se fazer conhecido na infovia (conjunto de linhas digitais por onde trafegam os dados das redes eletrônicas). Na segunda, ‘amarrar’ um considerável número de webleitores como fiéis à leitura. A última é da profissionalização, com amparo comercial e sobrevivência como veículo. Essas são etapas encadeadas. Não são estanques. Ao mesmo tempo, são sempre inconclusas, pois estamos sempre tentando conhecer mais, ampliar fidelização e melhorar no aspecto da profissionalização. Meu Blog foi o primeiro a ter um departamento comercial próprio, a investir em layout moderno e não os gratuitos ofertados por alguns sistemas internacionais e nacionais, além de apostar em mídia exterior e através de outros veículos, promoções, etc”, comenta Santos, que acha que, em muitos casos,  a vinculação de um blog com um portal, já consolidado e de boa projeção, também ajuda a alavancar a imagem.

* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Janeiro/ 2013, número 154.

Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Avatar photo
Ivelise Buarque

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

Relacionados

Mangue.Bit 2025 destaca conexões entre startups, grandes empresas e inovação no Recife

25 de agosto de 2025

A nova era do jornalismo no Nordeste

16 de janeiro de 2013

Jornalista e comunicadores do Nordeste criam um novo modelo de jornalismo

16 de janeiro de 2013
Adicione um comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Demo
Manter contato
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Não perca
Comunicação

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

Por Ivelise Buarque15 de outubro de 20250

O Recife deu início nesta quarta, dia 15 de outubro, a uma imersão total por…

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa

15 de outubro de 2025

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas da Ra sobre arte e design.

Postagens recentes

  • REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil
  • APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025
  • Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025
  • CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa
  • Adepe amplia presença no REC’N’Play 2025 com mais de 120 atividades

Comentários recentes

Nenhum comentário para mostrar.
Realize Com Ivelise
Facebook Instagram YouTube
  • Home
  • Contato
© 2025 Realize Com Ivelise.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.