Fechar menu
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

O que há de novo

Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas

1 de dezembro de 2025

Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa

18 de novembro de 2025

O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência

3 de novembro de 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas

1 de dezembro de 2025

Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa

18 de novembro de 2025

O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência

3 de novembro de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Button
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Lar»Jornalismo»Interiorização da notícia é um bom marketing
Jornalismo

Interiorização da notícia é um bom marketing

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque10 de julho de 2012Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário4 minutos de leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail
dscn3952
Nelson Cadena

No universo globalizado, cada vez mais a comunicação se volta para a regionalização. Mas, desta vez, a oportunidade é aproveitada pelos veículos de comunicação de todo o país. Ano passado, o jornal para Ipad Brasil 247 (com 230 mil visitantes únicos e 2,3 milhões de páginas visitadas) completou seu um ano de atuação com vários anúncios, entre os quais a criação de quatro jornais regionais (Bahia, Brasília, Rio de Janeiro e Pernambuco), formando a Rede 247 que deverá abranger ainda todo território nacional. Em março passado, o Estadão anunciou o lançamento de uma coluna semanal, assinada pelo jornalista José Maria Tomazela, intitulada ‘Pelo Interior’, publicada nos cadernos ‘Cidades’ e ‘Metrópole’, abordando pautas de cidades do interior de São Paulo.

Esta proposta comercial e editorial dos meios de comunicação reflete um movimento progressivo, baseada no interesse em buscar alternativas e atender a demanda de leitores (seja da mídia convencional ou digital) sedentos de informação. O jornal Propaganda & Marketing, voltado especificamente a este mercado, em todo país, foi um dos primeiros a lançar mão desta estratégia com a coluna semanal do colunista Nelson Cadena – Nordeste em Foco. “Na verdade, nenhum dos veículos especializados em propaganda e marketing, mesmo tendo espaços regionais como o meu, descobriu a importância do Brasil fora do eixo Rio-São Paulo. É claro que a maioria dos anunciantes desses veículos e leitores também estão naqueles centros, mas cabe a eles investir num público alvo que também quer ser noticia, participar e amanhã anunciar também, na medida em que o veículo tiver uma penetração e credibilidade consolidada”, diz Cadena, que apostou na ideia na década 80 e mantém seu sucesso até hoje. Nascida de uma iniciativa embrionária, chamada “Tabuleiro”, publicada no Caderno naquela época, alcançou extensão regional quando o colunista sugeriu a bem sucedida coluna, apesar das dificuldades em obter até hoje conteúdo e informações de outros estados.

A interiorização desta comunicação é uma investida bem sucedida em Pernambuco, por exemplo. O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação mantém diversas proposta que casam com este novo cenário com um canal exclusivo do portal NE10 Interior, o suplemento semanal JC Agreste e o quinzenal JC Vale, a TV Jornal Caruaru, cobertura da Rádio Jornal com unidades em Caruaru, Garanhuns, Limoeiro, Pesqueira e Petrolina, além da do Recife. “Todos os veículos que compõem o grupo no Interior têm suas equipes próprias de conteúdo e comercial. A área administrativa tem sede no Recife, com profissionais exclusivos gerenciando o trabalho do interior. E a evolução da comunicação e da notícia no Interior tem seguido índices interessantes, por se tratar de um conteúdo próprio e que desperta interesse da comunidade na região. Esse conteúdo customizado auxilia nesta evolução”, destaca o superintendente do SJCC, Rodolfo Tourinho.

DN191114114
O conselheiro do SJCC, Eduardo Lemos, e o superintendente do Sistema, Rodolfo Tourinho (Foto: Arquivo Rádio Jornal)

O investimento no interior com meios de comunicação específicos é uma boa estratégia de marketing e negócio. Contudo, só se torna bem sucedida quando trabalha em cima de um modelo específico em que impera as normas do bom jornalismo, um padrão de linha editorial e uma linguagem adequada. Esta é a posição da Folha de Pernambuco, do Grupo EQM, que ampliou a sua atuação com uma editoria diária Regional e duas colunas semanais: Agreste Destaque (Social) e a recente coluna de Carlos Brito (política). “É nosso interesse atuar em todas as regiões de Pernambuco. A contratação do colunista Carlos Brito é um exemplo. Com ele, passamos, também, a divulgar notícias de Petrolina e das cidades vizinhas. Outro exemplo de interiorização das notícias é a forte inserção na cidade de Caruaru. Lá temos correspondentes e damos ampla divulgação das notícias do Agreste. Outra parceria importante é a da radiodifusão com a Liberdade AM para a transmissão de todos os eventos esportivos de todos os times de Pernambuco, sejam competições estaduais ou nacionais. Nossa união integrará a Copa das Confederações e a Copa do Mundo num pool de emissoras com a capacidade de transmissão para seis milhões de ouvintes”, ressalta o diretor executivo da Folha de Pernambuco.

* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Julho/ 2012, número 148.

Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Avatar photo
Ivelise Buarque

    Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

    Relacionados

    Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa

    18 de novembro de 2025

    O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência

    3 de novembro de 2025

    REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

    15 de outubro de 2025
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Demo
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    Não perca
    Notícias

    Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas

    Por Ivelise Buarque1 de dezembro de 20250

    Em dezembro, dois movimentos ganham força no Brasil e ajudam a desenhar um futuro mais…

    Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa

    18 de novembro de 2025

    O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência

    3 de novembro de 2025

    REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

    15 de outubro de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas da Ra sobre arte e design.

    Postagens recentes

    • Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas
    • Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa
    • O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência
    • REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil
    • APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

    Comentários recentes

    1. CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa – Realize Com Ivelise em APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025
    Realize Com Ivelise
    Facebook Instagram YouTube
    • Home
    • Contato
    © 2025 Realize Com Ivelise.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.