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Lar»Marketing»Inovação e alta performance como DNA
Marketing

Inovação e alta performance como DNA

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque10 de abril de 2016Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário6 minutos de leitura
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19_family_shot_silver_product_photographyInovação, eficiência e satisfação é a tríade que movimenta o modelo de negócio da Lenovo, por assim dizer. Uma empresa do setor de tecnologia que tem apostado cada vez mais na expansão do portfólio, alto desempenho e comunicação, seja institucional e comercial tanto na mídia tradicional como nas digital. Afinal, informação e relacionamento é tudo nesta nova era pautada pela novidade, renovação e novas visões para um mundo mais prático e conectado, o que faz com que o caráter visionário seja fundamental no cenário empresarial. “A Lenovo é uma empresa que tem a inovação e alta performance em seu DNA. O novo posicionamento da marca no mundo é ‘Innovation never stands still’, ou seja, a inovação nunca fica parada, estagnada. Como exemplo disso, recentemente anunciamos seis novos produtos no Brasil com especificações que devem ditar as próximas tendências no mercado de PCs mundial. São equipamentos de primeira linha das linhas YOGA, X1 e Y, até então inéditos no país e que serão lançados durante o primeiro semestre de 2016”, comenta Sergio Friedheim, diretor de marketing da Lenovo Brasil.

Numa tacada estratégica, a Lenovo realizou em São Paulo no dia 10 de março um grande evento via streaming através de link na fanpage da marca no Facebook (https://www.facebook.com/lenovobr), na qual o público poderia acompanhar todos os detalhes ao vivo e em tempo real a apresentação da companhia dos novos modelos de produtos no Brasil: o Y700, o YOGA 900s, ThinkPad X1 Carbon, ThinkPad X1 YOGA, ThinkPad X1 Tablet e o ThinkPad X1 AIO. “O atual portfólio de produtos da Lenovo atende diferentes públicos com linhas segmentadas, desenvolvidas para atuar com alta performance frente às diferentes necessidades dos usuários. Buscamos entender o que o consumidor precisa para entregar o produto mais robusto e inovador possível, com nosso posicionamento Premium.Um exemplo disso é a nossa linha YOGA, uma das primeiras do mercado a apresentar o modelo híbrido – que permite que o notebook funcione em quatro modos (tablet, notebook, tenda e apresentação) – e tem opções disponíveis no varejo com o YOGA 900 e o YOGA 500, e lançamentos durante esse primeiro semestre do YOGA 900s e do ThinkPad X1 YOGA, o único da linha focado no mercado corporativo”, destaca Friedheim.

Em novembro de 2015, a Lenovo já circulara por várias capitais do país, em especial do Nordeste numa ação estratégica, dentro de um trabalho estratégico de comunicação para integrar a imprensa à marca e ao seu Yoga 500, o mais recente no mercado de híbridos àquela época, reforçando o conceito desta nova maneira de navegar em um PC que também é um tablet e que pode ser usado de quatro modos diferentes com alta qualidade e performance. E tudo isso num processo de reposicionamento do grupo que desejar ampliar cada vez mais a sua presença no mercado nacional e na região. “O Nordeste é um mercado muito importante para a Lenovo. Acreditamos não somente no potencial do mercado como também na rapidez com que os nordestinos adotam novas tecnologias. No final do ano passado, realizamos eventos para o lançamento da Linha Yoga 500 em duas praças da região: Recife e Fortaleza. Acredito que isto demonstre a importância deste mercado para a Lenovo. Trabalhamos em parceria com uma série de varejos regionais e temos uma equipe de campo que vive e trabalha em cidades estrategicamente importantes para a marca”, lembra Sergio.

Apesar da Lenovo manter em sigilo estratégias particulares da empresa e números específicos de investimento dentro de suas áreas, a marca assume que a principal meta é expandir o conhecimento dos brasileiros sobre a marca Lenovo com as novas campanhas de marketing recém anunciadas. “Ainda somos jovens no Brasil, com pouco mais de uma década de atuação local, e estamos investindo fortemente em nosso posicionamento Premium, com produtos que tenham inovação em seu DNA. Quanto à marca Moto, o que posso comentar é que ela vai continuar a existir, assim como a Motorola, sendo enfatizada em nossos produtos, porém insisto que qualquer pergunta sobre a Motorola deverá ser feita à nossa divisão Mobile”, enfatiza o diretor de marketing da Lenovo, que está ampliando suas apostas no mercado nacional com lançamento das linhas Premium.

sergio-friedheim_2Apesar da história do desenvolvimento da Lenovo ter iniciado na década de 80, com a compra da unidade de PCs da IBM, a companhia só chegou ao Brasil em 2006. E neste período a marca investiu pesado em sua presença no mercado nacional da mesmo forma que no cenário mundial, no qual já se destaca como líder mundiais em PCs há 11 semestres seguidos, com market share de 21,6%. Uma conquista mais do que expressiva em um setor concorrido em que alcançar posição significativa no ranking é um diferencial para o posicionamento enquanto negócio. “O mercado de tecnologia, e especificamente de PCs, é extremamente competitivo. Sabemos que o Brasil está passando por um momento desafiador nos indicadores macroeconômicos, contudo estamos prontos para a retomada do crescimento da nossa economia, apostando em novas tendências e também trazendo a inovação e robustez que está no DNA da companhia para todo o nosso portfólio”, diz.

Acreditando assim que os desafios no Brasil compensam, a Lenovo não só aposta no desenvolvimento de inovação constante, como numa produção local com uma das fábricas mais modernas da companhia no mundo, na cidade de Itu, em São Paulo, onde fabricam produtos para o consumidor, para empresas e também servidores. Da mesma forma, as apostas também se voltam para a comunicação que hoje está pautada em três campanhas (de YOGA, X1 e Entreprise), que são as primeiras deste porte da companhia no Brasil. “Anunciamos recentemente três campanhas de marketing de alcance nacional para as linhas YOGA, X1 e Enterprise, criadas em parceria com as agências Ampfy e Talent. Segmentadas, as ações impactam do público corporativo ao jovem e foram desenvolvidas com base em pesquisas globais da Lenovo – sendo que é a primeira vez que a empresa faz investimentos desse porte no mercado local. O objetivo é que o brasileiro conheça cada vez mais nosso portfólio completo, com o DNA jovem e inovador”, reforça Sergio. Um investimento que se complementa às ações em comunicação espontânea desenvolvida pela Hill+Knowlton Strategies para a divisão de computadores, alinhadas com as estratégias desenvolvidas pelas agências responsáveis pelo marketing e as campanhas.

“Nossa equipe interna é responsável por gerenciar e administrar os processos que envolvem esse relacionamento entre agências. E tudo é trabalhado para que a comunicação geral da Lenovo seja sempre coesa”, completa o diretor de marketing. E com isso todo o escopo das ações da companhia ficam alinhadas e estabelecem uma maior integração com o público que pode acompanhar ainda todas as informações e novidades pelas mídias sociais, na qual também conseguem estabelecer um relacionamento próximo. Em sua fanpage, a Lenovo conta com uma média de 705 mil curtidas com cerca de 46 mil pessoas falando sobre a marca, além de 233k seguidores no Instagram, 117 mil seguidores no Twitter, 9.453 inscritos no Youtube com 1.845.169 views e ainda 297.124 seguidores com 9.161.383 visualizações no GooglePlus.

 

* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Abril/ 2016, número 192

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Ivelise Buarque

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

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