O Brasil tem 100 milhões de pessoas que precisam de óculos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) que ainda aponta que apenas 36 milhões fazem correção visual. Encaramos assim um momento positivo para o setor ótico que tinha previsão de faturamento de R$ 24,2 bilhões ano passado, segundo a Associação Brasileira da Indústria Óptica – Abióptica. Com isso, a perspectiva é de crescimento de 70% do setor nos próximos cinco. Diante deste cenário, a Fototica anuncia nova investida e incorporação que projeta a marca nacional, hoje uma das maiores redes de varejo ótico. Agora, integra-se ao poderoso grupo holandês GrandVision e assume a assinatura GrandVision by Fototica. “A GrandVision By Fototica faz parte do maior varejista ótico do mundo, que possui forte know-how no segmento de franquias. O grupo opera mais de 1.000 franquias espalhadas pelo mundo. Estamos implementando no Brasil um modelo de negócio similar ao que o grupo aplica em outros países, como França e Alemanha: simples, seguro e sustentável a longo prazo, o que permitirá que a empresa aumente sua presença nacionalmente”, diz o presidente Alvaro Vieira. Com 100 lojas em quatro estados brasileiros (São Paulo, Bahia, Pernambuco e Sergipe), a rede não só passa a fazer parte da maior rede de varejo ótico do mundo, mas aposta em um audacioso processo de expansão agregando novas possibilidades para os consumidores brasileiros com um portfólio de grifes internacionais entre outros benefícios. A mudança visa trazer o know-how global do grupo e manter os atributos que fez a empresa ter uma marca reconhecida pela sua qualidade e serviço ao longo dos anos. “A GrandVision by Fototica conta com um moderno laboratório central em São Paulo, garantindo alta qualidade em todos os produtos. A empresa investe constantemente em equipamentos de última geração, que associados às exclusivas lentes LightView e Variview oferecem qualidade, conforto visual e as melhores relações custo-benefício do segmento. A empresa também conta com um amplo portfólio de grifes exclusivas para óculos de grau, óculos de sol e lentes de contato. São 23 marcas com identidades únicas. Essas grifes nos ajudam a entregar diferenciação em nossas lojas e oferecem ao consumidor produtos de qualidade a preços mais acessíveis”, enfatiza.
Além do incremento do portfólio, a marca aposta agora em um plano de franquias com um modelo de negócio simplificado para investidores, focando-se em atingir essa meta de expansão, e na sua atuação em todo o território nacional. “Podemos dizer que esse é um projeto de longo prazo e nosso foco e prioridade é o sucesso dos franqueados. A quantidade de novas lojas nesse formato será consequência desse árduo trabalho com os nossos parceiros. Vemos um grande potencial para este modelo de franquia no Brasil, e aspiramos expandir os negócios em regiões que ainda não estamos presentes. Podemos citar Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília e Paraná como algumas delas”, destaca.
Unindo a trajetória da Fototica e o know-how global do grupo holandês, a GrandVision by Fototica manterá os atributos que fizeram as duas corporações se tornarem reconhecidas no setor (nacional e globalmente), para a garantia deste projeto de longo prazo com sucesso dos franqueados. Desta forma, investe também em processo de redefinição da marca que vai além da incorporação do nome internacional, do portfólio de grifes e do aporte total aos franqueados que contam com suporte total e consultoria para a manutenção do padrão e da imagem da rede. “A Fototica está passando por um processo de rebranding com a incorporação do nome GrandVision à marca Fototica, a partir de agora, que vai ao encontro do momento atual da companhia e do Grupo. Diante desse novo momento teremos mudanças em todas as 100 lojas da rede gradativamente, além de todos os processos para incorporar o nome em nossas ações e comunicações”, comenta Alvaro.
Mas o trabalho tem muito chão ainda dentro do planejamento de comunicação e marketing da GrandVision by Fototica. A empresa nacional já costumava investir forte no Brasil com diversas ações e manterá esses planos nesta fase atual, apostando mais do que em campanhas. Dentro do composto de comunicação já incrementada com nomes fortes na mídia como Ivete Sangalo, a nova estratégia estreita a relação também com novos influenciadores (com destaque para a pernambucana Camila Coutinho do blog Garotas Estupidas). “Temos um histórico de investir fortemente em campanhas nos pontos de venda e, com esse novo projeto, continuaremos a seguir esse caminho, contando com materiais em diferentes mídias, com foco em mídia online e CRM. As estratégias de marketing ainda preveem campanhas integradas para todas as lojas e ações regionais. Recentemente, a empresa levou a uma de suas lojas em Pernambuco, Bahia e São Paulo a blogueira Camila Coutinho para falar sobre as últimas tendências de moda das passarelas e seus óculos preferidos”, diz o presidente.
Projeção estratégica – Inicialmente, a Fototica começou com uma loja fundada em 1920 pelo húngaro Desidério Farkas, em São Paulo, que já estava ampliando seus negócios com filiais nos anos 40 juntamente com seu filho Thomas Farkas, que passou a presidir a empresa. Apesar de ter investido em outros segmentos distintos posteriormente, os empreendedores concentraram constantemente seu foco principal no setor ótico, mantendo sua imagem forte neste mercado e chamando a atenção de grandes corporações. “Em 1997, foi adquirida por um fundo de investimentos e, em 2007, pela Hal Investiments B.V., principal acionista do grupo GrandVision. Em 2009, adotou um novo logotipo e retirou a letra ‘P’ do nome (Fotoptica), assim como os serviços fotográficos do seu mix de produto (serviço de revelação em 24h que passou a ser oferecido nos anos 80)”, lembra Vieira.
Agora integrada ao grupo holandês, a marca Fototica conquista uma nova projeção e promete muitas novidades para este setor que se mantém estável, especialmente no Nordeste. Por isso, a GrandVision by Fototica movimenta cerca de 42 lojas na região, por considerá-la extremamente importante para os negócios da empresa. “Saúde ocular é uma necessidade básica. Enquanto todos os segmentos estão sentindo os efeitos da situação econômica brasileira, o setor ótico se mantém estável. A GrandVision by Fototica é um grande player desse mercado e faz parte do maior grupo de varejo ótico do mundo. Temos grandes ambições para o mercado brasileiro e continuamos a ver oportunidades de crescimento. Especialmente no Nordeste onde todos os nossos esforços de crescimento também visam o desenvolvimento da marca nas cidades da região”, enfatiza o presidente.
Neste cenário do setor com as expectativas de crescimento, a GrandVision by Fototica se prepara para manter sua marca firme e forte em um momento de novos desafios para o país, ultrapassando com estratégia eficiente qualquer adversidade no meio do caminho para alcançar seus objetivos. “Estamos em um processo de expansão. E o investimento em franquias nos dá a oportunidade de crescer e nos permitirá conquistar a liderança do mercado. Queremos que a GrandVision by Fototica se torne um grande player nacional, expandindo seus negócios e sua presença em todos os estados brasileiros”, reforça Alvaro Vieira. E com a nova investida o holandês GrandVision amplifica suas ações globalmente, em um processo que já conta com uma presença forte com mais de sei mil unidades e mais de um mil unidades franqueadas. “Em 2015, o faturamento da GrandVision foi de 3,2 bilhões de euros, algo em torno de R$ 13,3 bilhões, considerando o euro a R$ 4,15”, completa o executivo. Assim, duas grandes marcas do setor ótico se integram e ampliam presença no Brasil.
* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Maio/ 2016, número 193
