Desconstrução de conceitos está no foco das discussões do mercado e que ganha bate-papo segunda (29) no Recife, mas neste sábado (27) o assunto foi tema de entrevista do apresentador Mário Neto na Rádio CBN Recife com o cliente e parceiro Alfredo Galamba, publicitário, designer e fundador da Expolab – Escola de Educação Criativa. Durante cinco minutos, conversaram sobre comunicação, mercado de trabalho e marketing digital enfocando o impacto do Marketing Digital sobre o comportamento dos consumidores e nas estratégias de ação assertiva das marcas, a partir de pesquisas recentes. Confere a entrevista aí e saca mais as novidades sobre essa questão.
As ações de marketing digital causam tanto impacto no processo de divulgação de produtos e marcas que, segundo pesquisa realizada pela PricewaterhouseCoopers (PwC), 77% dos brasileiros já são influenciados completamente pelas redes sociais na decisão de compra. Por isso, segundo o executivo, professor e especialista em comunicação e marketing Alfredo Galamba, publicitário, designer e fundador da Expolab – Escola de Educação Criativa, este é o momento de buscar entender melhor o funcionamento deste complexo universo, criar estratégias assertivas e ajudar empresas a agirem mais e melhor, e consequentemente ampliar vendas, faturamento e negócios. “É preciso destruir ideias pré-concebidas no que diz respeito ao processo criativo e atuação, articulação, habilidade de gestão e gerenciamento no mercado da comunicação e marketing no Nordeste. Os modelos precisam ser mais dinâmicos, os meios se tornaram a própria mensagem e quem comunica representa a própria mídia, e essa transformação é um reflexo direto da mudança de comportamento do consumidor, que não só está mais consciente como também é mais proativo”, destaca o especialista.
Fundador da EXPOLAB, que é uma escola referencia na Educação Criativa, para Galamba, essa desconstrução é essencial para fisgar e reter público, contudo, nunca se tornou tão difícil, como nos dias de hoje com tantas ações em desenvolvimento nas mesmas redes. E com tudo isso criatividade e conectividade nunca andaram tão interligadas como nos dias de hoje e saber explorar as vantagens do uso de redes sociais para as empresas é mais do que uma necessidade, é a forma de atingir com maior assertividade o alcance e as metas. “A criação é um fator fundamental no mercado atual, especialmente dentro do setor das mídias sociais. Saber como desenvolver um processo criativo de forma ágil e eficiente pode ser até o diferencial de um negócio hoje, uma vez que o tempo é um limitante no trabalho de comunicação neste universo”, destaca Alfredo.
Para isso, o empresário que comanda a Escola de Educação Criativa que comemora quatro anos de atuação está proporcionando imersão profissional através de encontros de mentoria para discutir uma série de temas de impacto no mercado como Empreendedorismo, Marketing Digital, Produção Gráfica e Marketing Político com diversos nomes atuantes nestas áreas. “Quando uma organização pensa em presença digital, por exemplo, ela precisa ter bem claro que este é um trabalho árduo e estratégico que não pode ser simplesmente colocado nas mãos de ‘have users’ (usuários de alto impacto nas redes sociais), pois entender os algoritmos e saber a melhor forma de ranquear as mídias digitais é o diferencial para ter resultados satisfatórios. E, por isso, é essencial que os profissionais de hoje saibam como construir um planejamento e estratégias assertivas, algo que desconhecem muitas vezes. E queremos proporcionar o conhecimento quanto a isso tudo para quem está tentando entrar no mercado”, esclarece o especialista Bruno Diniz, sócio-fundador da Maturi Comunicação, lotada no Porto Digital e que atua há quase 10 anos na área. A inscrição, mediante doação de 1kg de alimento não perecível que será doado ao Abrigo Cristo Redentor, pode ser feita no link www.expolab.com.br/agenda
Esta é uma das apostas da Expolab, que começou sua atuação há quatro anos também no Porto Digital, e que mantém uma movimentada agenda de cursos de extensão que inclui Marketing Digital, Adobe Creative & Graphic e Redação Publicitária, comandada por nomes consolidados no mercado como o próprio Alfredo Galamba, Bruno Diniz (sócio-fundador da Maturi Comunicação) e a jornalista, blogueira e professora Taís Paranhos (docente da ESM | FAMA). Mas, pensando sempre nas necessidades de aprimoramento do mercado, a Expolab incluiu agora na programação os cursos de Letrismo, Youtuber e Inbound Marketing que chegam com o objetivo de dar maiores subsídios aqueles interessados em ampliar seu conhecimento nessas três atividades específicas. No primeiro, será possível dominar a arte de caligrafia e lettering (muito usada em painéis de lousas para giz), enquanto o segundo irá propiciar o conhecimento sobre as melhores formas produção para a plataforma de vídeo online de maior peso no mundo (partindo da criação o roteiro e seguindo para o processo de gravação e edição até o uso das ferramentas do Marketing Digital para ter grandes acessos). “Estamos diante de um novo cenário em que ascensão das redes sociais gera onda de novos negócios pautados por uma avalanche de cerca de 90 milhões de consumidores emergentes que utilizam a internet na América Latina. E essa força é fenomenal e fundamental para qualquer organização e marca”, reforça Alfredo Galamba.
SOBRE ALFREDO GALAMBA – Trabalha há 24 anos nos mercados de Publicidade, Design e Gráfica. É professor, mentor e fundador da Expolab – Escola de Educação Criativa. No currículo, passou por agências de Publicidade como a Italo Bianchi e OEM Comunicação; em gráfica digital (Épura Impressão Digital); bem como no segmento de off-set (Agência Gráfica Nacional, Gráfica Santa Marta e Gráfica Dom Bosco).
Coordenou tecnicamente a Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios – EDBAO, onde promoveu articulações com entidades públicas, privadas e do terceiro setor, com o objetivo de inserir adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e financeira no mercado do trabalho, na perspectiva de mudança para a melhoria da qualidade de vida desse público; como também gerenciou e lecionou no CTG Salesiano (cursos para os mercados de Publicidade, Design, Gráfica, Cinema e Web). Setor da EDBAO.
Contratado como consultor e coordenador pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco – IAUPE em 2010 para o concurdo público da Companhia Editora de Pernambuco – CEPE, realizado em 2011, colaborou na construção do edital e coordenou a elaboração e aplicação de provas teóricas e práticas para 12 cargos técnicos. Fundou, direciona e leciona a ExpoLAB – Escola de Educação Criativa (www.expolab.com.br), instituição com cursos e consultotras em Economia Criativa (Design e suas divisões em Comunicação, Cultura e Tecnologia), mentora em Planejamento e Comunicação, como também escreve em publicações especializadas.
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/alfredo-galamba-690a2355/

