Fechar menu
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

O que há de novo

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Button
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Lar»Marketing»De dentro para fora é o que funciona
Marketing

De dentro para fora é o que funciona

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque7 de dezembro de 2011Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário5 minutos de leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

Seminario Signo - Foto Juarez Ventura.Quod Produção de Imagem (DSC9231)“Quem não se comunica, se trumbica”, já dizia o velho comunicador global Chacrinha, em seu programa há mais de vinte anos atrás. E é esta realidade que a pesquisa “Retrato da comunicação interna nas empresas de Pernambuco”, desenvolvida pela Signo Comunicação este ano, apresenta para o mercado. Os resultados deste estudo foram apresentados para grupo de profissionais de RH e comunicação no dia 05 de dezembro, no auditório da Celpe, no Recife, durante evento de celebração dos oito anos da empresa de comunicação estratégica: o seminário “O Valor da Comunicação Interna”. Uma mesa composta por nomes expressivos hoje no cenário empresarial e de comunicação refletiu um pouco sobre como as empresas estão se comportando atualmente e como passaram a se adaptar frente às novas necessidades do seu principal público: o interno.
A pesquisa foi realizada pela agência durante o 8º CONGEPE – Congresso sobre Gestão de Pessoas de Pernambuco, no Recife, no início de novembro, que reuniu profissionais de Recursos Humanos/ Gestão de Pessoas de empresas do Nordeste. Realizada num universo de cerca de 200 pessoas de diferentes cargos, atuando em empresas de segmentos bastante diversos, mostrou que 90,2% das organizações fazem gestão de comunicação interna. Das que investem nesta ação, 11,8% fazem uma avaliação excelente, 58,3% boa, 25,2% regular e 3,5% ruim. Além disso, a pesquisa apurou que 50,6% das empresas têm um orçamento específico para comunicação interna, enquanto 30,1% não têm e 19,3% não sabiam responder a pergunta. Em sua maioria, a comunicação interna está alinhada aos objetivos estratégicos da empresa de acordo com 78,8% dos entrevistados e 15% não, mas 6,2% não sabiam responder.

Contudo, um problema muito grave foi constatado no resultado final. Apesar dos objetivos serem atingidos para 83,8% dos entrevistados contra 16,2% que disseram que não, 54,9% dos entrevistados afirmaram que suas empresas não aferiam o cumprimento dos objetivos da comunicação interna. “A nossa pesquisa mostra que as empresas já estão trabalhando de forma positiva em termos de gestão. E este é um processo de amadurecimento, porque as organizações perceberam que precisam investir neste trabalho. Consequentemente, há uma maior demanda de mercado para as agências de comunicação”, diz a sócia-diretora da Signo Comunicação, Ana Aragão.

Nunca antes no processo das corporações públicas e privadas este target foi tão importante quanto hoje e isto tem influenciado inclusive o valor das empresas no mercado. “Os índices de rotatividade de algumas empresas diminuíram, porque estão levando a sério o clima do mercado. Com isto, as melhores empresas para se trabalhar hoje são aquelas que conseguem atrair e reter com facilidade seus talentos. Elas se tornaram melhores investimentos no mundo dos negócios, valorizando suas ações. Isto acontece porque seu capital humano é estimulado e trabalha com mais disposição, o que implica em resultados melhores”, destaca a Diretora de Redação da Você S.A/ Exame – Guia Melhores Empresas para trabalhar, Juliana Di Mari.

Numa equação simples a valorização das empresas é o somatório de mudanças de postura e comunicação transparente com seus colaboradores é o que mostra a pesquisa e resultados claros apresentados neste seminário pelo Grupo ABA e a multinacional Walmart. Com a conquista do primeiro lugar em 2011 do título de Great Place to work em Pernambuco, pelo instituto americano homônimo, a Associação Brasil América lança mão de uma receita muito simples: gestão de pessoas, pautada por cinco dimensões (credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem). “Maior preocupação no nosso processo de trabalho é o desenvolvimento e a liderança, repercutindo os valores da organização. Isto é feito com reuniões freqüentes e aproveitando com maior ênfase o potencial de cada gestor, dando-lhe liberdade de trabalhar de acordo com um modelo que melhor se adéqüe ao seu estilo”, diz o diretor executivo da ABA, Eduardo Carvalho, que destaca que a organização pernambucana promove um trabalho para que os gestores tenham uma atitude de lideres, com vertentes simples mas importantes: conquistar a confiança do funcionário; proporcionar orgulho no que fazem e de integrar a corporação; manter simpatia entre os colegas; e mostrar o capital humano como uma parte fundamental da organização.

Valorizar os funcionários também é a marca principal do Walmart desde o princípio da sua fundação pelo visionário Sam Walton, para quem os funcionários eram os melhores geradores de idéias. E desde então esta tem sido a base do trabalho interno do Grupo, que aposta na cultura de comunicação e num ambiente informal e aberto entre líderes e equipe. Atuando em 18 estados e no Distrito Federal com 508 lojas e nove bandeiras, o grande desafio é alinhar os valores, fortalecer a comunicação da liderança e desenvolver canais de informação e diálogo e conteúdos corporativos para 87 mil colaboradores. “Antes de tudo, preparamos os líderes de todos os níveis hierárquicos para deixá-los aptos a fazerem as comunicações. Este trabalho é um tipo de media training para fazê-los simplificar a comunicação para melhor entendimento e estimular cada vez mais sua comunicação face a face com seus grupos de trabalho e com transparência”, comenta a Gerente de Comunicação da Walmart, Patrícia Noblat, que ressalta a forma das ferramentas utilizadas pela multinacional: revista corporativa (Nossa Gente), Intranet, Totem eletrônico, Diário de Viagem, Boletim Semanal, Newsletter Integração, Informativo no contracheque e TV Corporativa, que hoje é sua principal estratégia.

* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Dezembro/ 2011, número 141.

Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Avatar photo
Ivelise Buarque

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

Relacionados

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025
Adicione um comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Demo
Manter contato
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Não perca
Comunicação

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

Por Ivelise Buarque15 de outubro de 20250

O Recife deu início nesta quarta, dia 15 de outubro, a uma imersão total por…

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa

15 de outubro de 2025

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas da Ra sobre arte e design.

Postagens recentes

  • REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil
  • APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025
  • Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025
  • CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa
  • Adepe amplia presença no REC’N’Play 2025 com mais de 120 atividades

Comentários recentes

Nenhum comentário para mostrar.
Realize Com Ivelise
Facebook Instagram YouTube
  • Home
  • Contato
© 2025 Realize Com Ivelise.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.