Hoje foi dia de mais um bate-papo na Semana de Criação Artística, na Casa da Cultura, promovida pelo Grão Coletivo, no projeto Periferia Criativa, com a temática “Criar e Comercializar: Um Desafio Moderno da Cultura” com o consultor Eduardo Maciel, que atua na construção, coordenação e implementação de negócios e eventos de moda, tanto no Brasil como na América Latina. No bate-papo, o especialista abordou a questão do consumo e suas características, o processo criativo, as referências de público-alvo e a etapa após o cumprimento de todas essas etapas de trabalho de condução dos projetos e dos trabalhos.
Dentro de várias questões pontuadas, o profissional colocou que, independente da questão e das discussões recentes sobre apropriação cultural, o consumo hoje tem muito mais relação com experiência que tem sido um fator essencial na relação do consumidor com os produtos, serviços e marcas.
E o profissional citou como algumas referências disso os trabalhos desenvolvidos por nomes como o designer Marcelo Rosenbaum, um dos mais aclamados designers nacionais da atualidade, cuja trajetória e projetos mostram como a criatividade se integra ao aproveitamento de uma estética particular e única que proporciona essa interpretação de aconchego e exclusividade.

Dentro desse espectro, o especialista citou o caso do estilista Rogério Fraga, que criou um projeto de coleção associado ao processo de ressocialização de presidiários que trouxe um novo olhar sobre a moda, sobre a estética produtiva, sobre a relação social entre as pessoas e também gerou novas formas de comunicação (“Cordeiro de Deus”).

Com tudo isso, temos uma nova realidade latente e que enfatiza um caminho sem volta que é a geração de valor a partir de uma essência transparente do produto dentro do processo de consumo. E ainda é interessante destacar que um grande filão na relação de consumo hoje está atrelado a aproximação dessa característica no produto que representa a identidade do consumidor.


