Tinta não é tudo igual, e a prova disso é o cenário que encontramos com mais de 250 empresas atuando no País, e é neste mercado que a Iquine vem se destacando, e de tal forma que o seu diretor de marketing e vendas conquistou em maio passado o título de Personalidade Área de Marketing, no 19º Prêmio Paint&Pintura, conhecido como o Oscar do setor de tintas brasileiro, em cerimônia de premiação em São Paulo. Esta é um lembrete do seu forte posicionamento num universo competitivo e em constante crescimento, em virtude ainda do desenvolvimento de outros setores. “Atualmente a Iquine trabalha para ser a terceira marca de tintas do mercado brasileiro. Estamos fortalecendo, cada vez mais, nossa participação nas regiões Norte e Nordeste com o aumento de nossa linha de produtos e aumento nos investimento em marketing. Buscamos o crescimento no mercado do Sudeste e Centro Oeste, com o aumento de nossa estrutura de distribuição e participação nos maiores players do varejo de material de construção. A premiação representa um reconhecimento ao trabalho coletivo da Iquine. É resultado do comprometimento e competência de nossa equipe e da capacidade de superação de todos”, destaca o executivo premiado, Alan Souza.
Nada mal para uma indústria pernambucana com 41 anos de existência que está entre as cinco maiores da América Latina, detendo inclusive a liderança do mercado na região Norte e Nordeste, com 35% de participação. E tudo isso é fruto dos esforços da empresa que tem estreitado o relacionamento com diversos públicos e investido em grandes projetos de marketing, campanhas publicitárias de abrangência nacional e diversas estratégias, que envolvem plataformas digital e off-line (como ações nas redes sociais, merchandising em novelas da TV Globo e lançamento anual de Book de Tendências e Cor do Ano). “A plataforma de marketing da Iquine é trabalhada em 360 graus, onde todos os envolvidos no processo de escolha e compra do produto são trabalhados e possuem ações e abordagens específicas. Desde treinamentos de vendedores e profissionais de pintura, passando por ações com revendedores, demonstrações de produtos e cores até a utilização de mídias on e off-line para divulgação dos diversos produtos e serviços da empresa”, enfatiza Souza.
Acreditando que a decisão de compra é um fator importante a ser considerado, a Iquine tem sempre uma preocupação, por exemplo, com a embalagem dos seus produtos, cujo design de todo portfólio leva a assinatura da agência Herbert Perman Design. Isto por que consideram este como um dos principais elementos de comunicação entre o consumidor, o produto e a marca. Preocupada com a comunicação visual para reforçar a sua imagem junto ao target, E esse investimento ajuda no trabalho com forte participação em feiras nacionais do setor de construção civil, o que complementa as ações da marca em mídia tradicional através de spots de rádio, outbus, backbus, mídias impressas e alternativas, além de ativações nos pontos de vendas e ações especiais para arquitetos, representantes e pintores. “A verba total do marketing abrange desde ações de relacionamento até o investimento em mídia nacional. Quanto ao investimento em publicidade, temos consciência da sua necessidade. No segmento de tinta, além de se investir em tecnologia e desenvolver produtos de qualidade, a marca tem de ser lembrada pelo consumidor final. Sem isso, o ciclo não fecha. Por isso, através da nossa agência de propaganda, MMS Comunicação, estamos sempre lançando campanhas institucionais e de produtos”, diz ele que faz a ressalva de que esta é uma das parcerias sérias e solidas, que já dura 15 anos, além daquela com a RPress que responde pela assessoria de comunicação.
E dentro dessa postura e preocupada em gerar recall, a empresa também aposta na plataforma de marketing esportivo patrocinando alguns programas de rádio, times de futebol de Pernambuco e da Bahia, o campeonato brasileiro de futebol da Série B, entre outras ações. “No último ano, por exemplo, focamos em propaganda, ações de merchandising em novelas da TV Globo, ações de marketing nos PDVs, marketing direto e esportivo (apoio aos jogos da Série B do Campeonato Brasileiro). Como destaque de nossas ações também temos o lançamento anual do Book de Tendências e da Cor do Ano, fruto de nossa parceria com a Global Research, consultoria internacional de cores, sediada em Londres”, pontua Souza.
Todos esses investimentos da Iquine reforçam o planejamento geral estratégico da empresa, reforçam sua preocupação em manter o foco em suas linhas de produtos e em sua imagem. “No segundo semestre de cada ano, a Iquine reúne representantes, equipes de vendas, marketing, assistência técnica e toda a diretoria para a sua Convenção Anual. É um momento em que podemos alinhar nossa estratégia de mercado, destacando os produtos que devem ser trabalhados com mais força e quais mercados queremos atuar de maneira mais agressiva. É a partir da convenção de vendas que são lançados os novos produtos e campanhas. O encontro também é marcado pelo planejamento de marketing e investimentos em propaganda para a marca e o negócio da empresa”, comenta Alan, que menciona ainda a importância do trabalho de endomarketing com diversas e expressivas ações em comunicação interna.
Posição de mercado – A Iquine consolida assim sua marca e se configura como uma empresa forte, trabalhando há muito em cima de uma referência que faz muita diferença como ponto estratégico para o público interno e para o próprio mercado ao longo de quatro décadas. “Trabalhamos muito a questão de uma empresa 100% nacional, que enfatiza o nosso orgulho em ser uma empresa brasileira que compete de igual para igual entre as maiores empresas de tintas do mundo. Com tecnologia, pessoas e serviços diferenciados, a Iquine conseguiu a posição de destaque no mercado nacional e ratifica a capacidade do povo brasileiro em superar dificuldades e produzir qualidade”, enfatiza o diretor de marketing e vendas.
Este é um mote importante e um diferencial fundamental talvez para a Iquine que cresceu e se desenvolveu inicialmente como um negócio de família, e que sobreviveu, cresceu e ganhou uma projeção maior do que muitas. “Tudo começou a partir da trajetória de trabalho (e de vida) do meu pai, Delino Souza (presidente) no segmento de tintas, iniciada em 1954, em São Paulo, após ter largado uma vida difícil em Jericó, na Paraíba. Ele atuou em algumas fábricas lá, como também em outras aqui no Recife, passando por quase todos os cargos na área industrial. Depois de adquirir tamanha experiência no ramo de tintas e trabalhar com grandes especialistas no assunto, teve o sonho de montar a sua própria fábrica de tintas”, lembra Souza.
A partir daí nasceu as Indústrias Químicas do Nordeste Ltda, em 1974, como uma fabricante de resinas e vernizes, e a empresa logo chegou ao mercado de tintas industriais, com credibilidade pela qualidade dos produtos, e passou em seguida a atuar no segmento imobiliário, que hoje corresponde a 85% de sua produção. “Tudo isso aconteceu gradativamente junto a altos investimentos em máquinas modernas. Após termos conquistado um padrão de qualidade em todos os setores, da gestão à logística, buscamos a excelência no relacionamento com o público consumidor, implementando projetos de marketing, vendas e distribuição. Com a popularização da internet, também criamos nossa homepage, sendo um eficiente canal de divulgação de nossos produtos. Hoje, temos várias ferramentas para trabalhar a nossa marca: redes sociais, aplicativo mobile, assessoria de imprensa, publicidade, marketing de relacionamento com pintores, pedreiros, lojistas, representantes de vendas e arquitetos”, diz.
E é pensando sempre à frente e estrategicamente que, desde o seu surgimento, a Iquine se mantém atenta a sua missão de produzir produtos de qualidade no segmento de tintas, adequados ao perfil e à necessidade do público consumidor. Com isso, hoje representa uma indústria com capacidade para produzir 10 milhões de litros por mês, o que resulta em dois mil empregos diretos, 200 produtos diferentes, portfólio de 1,2 mil itens e mais de 16 mil pontos de vendas em todo o país. “Lançar novos produtos é uma de nossas marcas registradas. Faz parte do DNA da Iquine. Todos os anos, colocamos no mercado alguns lançamentos que, pela qualidade, tecnologia e inovação, conquistam pintores, arquitetos e clientes. Somos uma marca geradora de tendências, antenada com tecnologia de ponta, disponibilizando produtos que se adequam ao perfil e às necessidades dos consumidores”, destaca Alan Souza que comemora a conquista pela empresa de premiação nacional que mostra que a maturidade da indústria de tintas traz resultados.
* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Agosto/ 2015, número 184
