Fechar menu
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

O que há de novo

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Button
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Lar»Artigo»Comunicação Integrada: Realidade ou Sonho
Artigo

Comunicação Integrada: Realidade ou Sonho

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque12 de julho de 2010Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário3 minutos de leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

comunicacao_corporativaPara Margarida Kunsch, a comunicação integrada é o reflexo da evolução e da sofisticação da comunicação, que, no decorrer dos tempos, foi se aperfeiçoando e ganhando novo status e caráter estratégico. Nos últimos dez anos, aproximadamente, as organizações perceberam que todas as suas ferramentas e ações não eram eficientes se não fossem desenvolvidas através de um trabalho de união de forças, integrando várias categorias profissionais, para alcançar suas metas de relacionamento com seus públicos, de forma eficiente ou satisfatória.
Ela é uma atividade interdisciplinar pautada pela atuação conjunta de profissionais diferentes, ou seja, da interação das atividades de áreas afins da comunicação. E é esta integração que possibilita um resultado positivo para a corporação, diferenciando-a das demais em seu segmento e fortalecendo sua marca, imagem, serviços e produtos junto aos stakesholders. Por meio do trabalho estratégico, a organização pode se ver e se mostrar de uma forma melhor, uma vez que toda empresa ou instituição apresenta algum trabalho de comunicação, que pode ser boa ou ruim de acordo com as ações promovidas pela equipe responsável.

Para alguns executivos no Sul e no Sudeste, como a curitibana Oxxigênio – Marketing de Varejo e a mineira BH Trans, por exemplo, nos dias de hoje se faz essencial o trabalho de comunicação de forma integrada, porque, independente dos custos envolvidos, os resultados em termos de imagem e de interação com seus públicos são uma moeda válida para a empresa. Esta mesma realidade vem sendo adotada por organizações pernambucanas, muito mais no setor público do que no privado, destacando-se em especial aquelas relacionadas ao Governo do Estado. Isto porque, atualmente, tirando as multinacionais, são poucas as empresas privadas com orçamento suficiente para manter uma equipe multidisciplinar e realizar um trabalho eficiente de comunicação estratégica.

Apesar da sua importância e do impacto que a comunicação integrada provoca numa empresa, nem sempre ela é aplicada em virtude de despreparo organizacional, verba disponível (ou focada), entre outras dificuldades que cercam esta nova faceta da comunicação corporativa. Enquanto isso, outras ainda vivem sob o crivo ultrapassado da administração de empresas em que os investimentos devem ser dispostos àqueles segmentos que proporcionam resultados diretos e visíveis, num curto ou médio prazo. Por isso, em muitos dos casos, a mobilização de profissionais de áreas diferenciadas, com faixas salariais diferenciadas, é um custo com o qual a empresa não pode arcar, além da necessidade de recursos para custear projetos, programas, ações e ferramentas necessários.

Diante do árduo e lento processo, pode parecer que o conceito de comunicação integrada seja apenas um sonho, mas, o fato é que, progressivamente, vem se tornando uma realidade no Brasil. As empresas estão observando que fincar suas ações de comunicação em um modelo de trabalho, tradicional e ultrapassado, não é suficiente para alcançar suas metas, assim como o mercado e os profissionais de comunicação estão aprendendo a se adaptar as novas realidades impostas neste processo. São algumas das exigências hoje para o profissional dentro do novo paradigma de comunicação: ser antenado no cenário atual; ter flexibilidade no ambiente de trabalho e no relacionamento com uma equipe multidisciplinar; estar qualificado e sempre se qualificando para exercer suas atividades.

Texto produzido por Ivelise Buarque

Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Avatar photo
Ivelise Buarque

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

Relacionados

O que aprendi com Jenkins, Beattie, Wu e Giardelli sobre comunicação, marketing, negócios e marcas autênticas

29 de agosto de 2025

Economia Criativa movimenta Paudalho e reafirma seu poder de transformação cultural e social

29 de agosto de 2025

Gestão de risco da imagem precisa de tecnologia

3 de maio de 2016
Adicione um comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Demo
Manter contato
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Não perca
Comunicação

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

Por Ivelise Buarque15 de outubro de 20250

O Recife deu início nesta quarta, dia 15 de outubro, a uma imersão total por…

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa

15 de outubro de 2025

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas da Ra sobre arte e design.

Postagens recentes

  • REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil
  • APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025
  • Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025
  • CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa
  • Adepe amplia presença no REC’N’Play 2025 com mais de 120 atividades

Comentários recentes

Nenhum comentário para mostrar.
Realize Com Ivelise
Facebook Instagram YouTube
  • Home
  • Contato
© 2025 Realize Com Ivelise.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.