Os meios de comunicação de massa enfrentam hoje um acelerado processo de transformação. O seu dinâmico papel de formador de opinião é um instrumento imprescindível a todas as instituições, tanto públicas quanto privadas. Por isso, hoje é importante manter estratégias de inserção no mercado de mídia jornalística, com foco na criação de uma identidade corporativa isenta de interesses mercadológicos junto ao público.
A fim de conquistar um concorrido espaço em uma sociedade globalizada, a comunicação empresarial surge como um artifício eficiente na busca por espaços para a divulgação de projetos e trabalhos que tenham a intenção de criar, modificar e melhorar a imagem de uma marca, empresa, ou organização junto a sociedade. O trabalho da assessoria de imprensa tem justamente essa função de provocar a mídia jornalística e estimular a inserção gratuita nos meios de informações e notícias sobre serviços e produtos de uma corporação, que conhecemos como comunicação espontânea.
Mas, todo e qualquer trabalho de comunicação é realizado e adquire, na medida do possível, seu objetivo a partir da elaboração de um Plano de Comunicação, que consiste no conhecimento total do cliente, suas atividades, sua importância para o Mercado, suas necessidades em comunicação e sua estrutura interna. Fica visível, então, que para a realização desse trabalho é necessário o mínimo de informações sobre o cliente e seus objetivos para que, dessa forma, a assessoria de Comunicação possa realizar um trabalho adequado aos propósitos do cliente.
Desta forma, torna-se fundamental uma constante comunicação entre cliente e assessoria, que ainda adquire o papel de consultor sobre possíveis crises de imagem junto ao público com relação a situações relacionadas à organização ou empresa. Naturalmente, o bom funcionamento esse processo dependerá deste canal de comunicação entre assessoria e assessorado, conteúdos das notícias, interesse das informações pela mídia e estratégias de impacto desenvolvidas pelo cliente e pela assessoria para atrair atenção ao assunto trabalhado em questão.
Profissionais atuantes no mercado e em diversas áreas de expertise, precisam acreditar que é necessário avaliar melhor e discutir todo este trabalho, pois este é um processo desenvolvido em conjunto com a atuação de diversas partes, para se obter a força e se criar o conceito da marca e da organização que se deseja junto ao público e opinião pública. Desta forma, é preciso conhecer antes de tudo as diferenciações no trabalho de cada um dos profissionais envolvidos neste processo, além de nós que cuidados da comunicação jornalística, que são o profissional de marketing, publicidade e design.
