Fechar menu
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

O que há de novo

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Button
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Lar»Comunicação»Com uma missão na cabeça projeto usa o Instagram para mudar a concepção de imagem e rede social
Comunicação

Com uma missão na cabeça projeto usa o Instagram para mudar a concepção de imagem e rede social

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque13 de junho de 2013Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário8 minutos de leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

Instamission-A-Corrente-do-BemUma ideia na cabeça e um teclado à mão foram a marca registrada de várias realizações que mudaram o mundo nos últimos 40 anos, desde que dois caras conhecidos como Bill Gates e Steve Jobs saíram dos escritórios de garagem e trouxeram inovações que mudaram o nosso conceito de trabalho, lazer, comunicação e tecnologia. Muito se passou desde a década de 70 até os dias de hoje, mas uma coisa ainda permanece: novas idealizações trazem novas inspirações, especialmente diante da globalização atual medida pelas mídias sociais.  E este é o caso do Instamission, criação das amigas Luiza Voll, publicitária, e Daniela Arrais, jornalista. “Nos conhecemos pela internet, por meio dos nossos blogs, e descobrimos o quanto amamos essa internet, o quanto é dela que tiramos inspiração, aprendizado, amigos e tudo mais”, lembra Daniela Arrais.

No melhor conceito “nunca te vi”, elas uniram suas forças e suas mentes para criar este projeto colaborativo de fotografia, que completou três anos, que anda dando muito o que falar. E não é para menos a cada semana o Instamission publica uma missão com foco em um tema específico e o usuário de Instagram só precisa fazer uma fotografia com a proposta lançada e postar usando a hashtag correspondente. “O Instamission é o primeiro projeto autoral da Contente, a empresa que eu e a Luiza criamos há três anos. Começamos prestando consultoria para algumas marcas, mas depois sentimos necessidade de fazer algo próprio. Estávamos viciadas no Instagram e pensamos: vamos convidar mais pessoas para fotografar um mesmo tema toda semana? Então a escolha se deu porque estávamos apaixonadas por fotografia e pela ferramenta. O Instamission se desdobra no Facebook e no Twitter, mas é o Instagram mesmo sua casa”, diz Daniela.

destaquinho_danivoll
Luiza Voll, publicitária (rosa) e jornalista Daniela Arrais (azul)

E o resultado é impressionante. Até hoje, o Instamission já 122 missões (63 não patrocinadas e 60 foram patrocinadas) que instiga a vontade de colaborar e compartilhar dos internautas nesta rede com cerca de 100 milhões de usuários ativos, dos quais deduz-se que 50 milhões que utilizam a plataforma Android. “A média de participações na missão patrocinada é de 2.000 fotos. Na missão não patrocinada é de 1.010 fotos. O recorde que tivemos foi em uma missão com a CVC | Fotografe o que você ama em viagens. Tivemos quase 14 mil fotos. Missões fáceis de fotografar e que rendam várias fotos são as que fazem mais sucesso. Exemplos: Fotografe cores intensas (Quem disse, Berenice? – 9.500 fotos), Fotografe o bom da vida (Ferla – 7.100 fotos), Fotografe o que é belo pra você (Inhotim – 8.300 fotos), Fotografe o que te diverte (Sony – 6.070 fotos), Fotografe por onde andam seus pés (Rexona – 5.100 fotos)”, pontua Arrais.

Uma das grandes sacadas do Instamission é este caráter de conexão entre as pessoas a marcas e com o mesmo desafio: criar uma imagem própria e repercutir entre muitos. Mas naturalmente as missões patrocinadas se destacam mais do que quaisquer outras entre o público, em virtude dos prêmios incríveis. Entre os exemplos que se destacam estão aquelas em que os vencedores saíram com viagem para vários lugares do mundo, como a da CVC que deu passagens para a China, a da Skyy Vodca (Fotografe o ritmo da sua noite) para Nova York e a da campanha Visit Britain (The Big British Invite – 7.400 fotos) para o Reino Unido. Mas, diversas marcas, de todos os tipos de segmentos, já se aliaram à proposta como a LG, HSBC, Centro Cultural Banco do Brasil, Scala, Marisa, Gatorade, Pão de Açúcar, Sony e Close Up. “Já recebemos mais de 260 mil fotos no Instamission! Juntando os resultados de todas as hashtags, chegamos a esse número impressionante. A conquista de seguidores foi muito natural. Nunca seguimos milhares de pessoas para que elas nos seguissem de volta. Só seguimos quem nos seguia. O boca a boca foi super importante. E como no começo do Instagram não existia o excesso de uso de hashtags como existe hoje, ao ver uma foto com #instamissionXX, novas pessoas clicavam na galeria e também passavam a contribuir. Outra coisa que contribuiu para a divulgação do projeto foi o fato de a primeira missão patrocinada já ter sido com uma grande marca (LG). Isso rendeu bastante mídia espontânea, inclusive uma matéria no Valor Econômico, que fez o projeto ser conhecido por mais usuários, jornalistas, agências, patrocinadores”, destaca a sócia-diretora e idealizadora.

RF9-nfPP
“No nosso conhecimento, ainda não existiam projetos como o Instamission. Isso certamente contribuiu para que o projeto se destacasse”

Simples assim – A ideia, que se tornou um negócio, mostrou a forma da conexão dos indivíduos e a prova disto está nos números que acumula em termos de crescimento. Para se ter uma noção da projeção, o Instamission cresceu 75,84% em 2012, em comparação com o ano anterior. E o mais incrível é que a iniciativa começou de forma simples e prática. Talvez mais prática e ágil do que se imagina. “Foi tudo muito rápido. Tivemos a idéia numa segunda-feira. Pedimos pra uma amiga (Ludmila Lima – http://ludailustra.blogspot.com/) fazer o logo e, na sexta lançamos o Instamission. A gente sabia que o ‘melhor horário’ pra lançar algo seria na segunda, mas postamos à noite mesmo porque queríamos muito que mais gente se juntasse à brincadeira! Nossa surpresa foi perceber que, logo no primeiro dia, o projeto tinha alcançado pessoas além do nosso círculo de amigos. O convite era Fotografe um sorriso e começamos a nos surpreender com o engajamento das pessoas”, diz Daniela.

Um dos grandes diferenciais deste trabalho é o fato de que o Instagram só existia há três meses quando criaram o projeto colaborativo, mas desde o princípio já manteve esta faceta da cooperação que se mantém hoje de várias formas. “No nosso conhecimento, ainda não existiam projetos como o Instamission. Isso certamente contribuiu para que o projeto se destacasse. Fomos pioneiras em criar um projeto dentro do Instagram e isso acabou despertando o interesse de muita gente. Fomos conquistando participantes organicamente e sempre ouvimos deles o quanto o Instamission veio em boa hora para ajudar a criar possibilidades de fotografia dentro do Instagram. Muitas vezes a gente fica sem inspiração para criar imagens, né? E com o Instamission existe um convite semanal para que todo mundo fotografe um mesmo tema”.

Em seguida, veio o interessa de grandes marcas como a LG, a Coca-cola e o Itaú, fazendo com que o Instamission passasse a ser notado pelas agências e, consequentemente, pelas empresas que viram que o projeto colaborativo tinha um enorme potencial para falar diretamente com os clientes. Uma oportunidade de se integram de forma mais profunda com os targets através de algo óbvio: as imagens do dia a dia. “Como fizemos o Instamission muito no começo do Instagram, não tivemos uma inspiração ou influência específica. Foi simplesmente uma ideia que partiu de uma vontade que a gente tinha de usar aquele ‘vício’ em Instagram para uma coisa maior, que unisse pessoas criando em conjunto, colaborativamente”, frisa Arrais.
Este é o modelo de negócio que a Contente apresenta para o mercado que vem conquistando público, a mídia e a rede, reforçando cada vez mais a ideia popularizada pelo webativista Gil Giardelli de que somos o que compartilhando. “Os projetos colaborativos vão continuar sendo maneiras muito legais de conectar pessoas a marcas. E nós particularmente acreditamos muito em marcas apresentando e patrocinando conteúdo de qualidade para seus consumidores, principalmente dentro dos canais e ambientes onde eles já estão como o Instagram, o Facebook, o Vine, o Pinterest”, ressalta a sócia-diretora da Contente.

instamission-cyrela
“Os projetos colaborativos vão continuar sendo maneiras muito legais de conectar pessoas a marcas”

A empresa não dorme no ponto e avança em outras frentes com outras iniciativas. Atualmente, mantém outros três projetos em andamento: Autoajuda do dia (https://www.facebook.com/autoajudadodia), focado no Pinterest e que organiza e discute como estamos consumindo autoajuda, integrado a mais de 12 mil fãs; Vai lá (http://instagram.com/vailasp/),  um guia da cidade paulista feito pelas pessoas usando o aplicativo Instagram, com quatro meses e que tem mais de dois mil seguidores e 149 fotos; e Cinemission (http://seenive.com/u/918722950994210816), proposta de vídeos feito colaborativamente usando o aplicativo Vine, com sete missões já engatadas, desde que foi criado há cerca de três meses. Enquanto isto, o Instamisison vai muito bem, obrigada. “A perspectiva é que continuemos conquistando participantes e fazendo missões interessantes que geram ótimos resultados para o projeto e para nossos patrocinadores”, reforça Daniela Arrais.

* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Junho/ 2013, número 159.

Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Avatar photo
Ivelise Buarque

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

Relacionados

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025
Adicione um comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Demo
Manter contato
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Não perca
Comunicação

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

Por Ivelise Buarque15 de outubro de 20250

O Recife deu início nesta quarta, dia 15 de outubro, a uma imersão total por…

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa

15 de outubro de 2025

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas da Ra sobre arte e design.

Postagens recentes

  • REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil
  • APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025
  • Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025
  • CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa
  • Adepe amplia presença no REC’N’Play 2025 com mais de 120 atividades

Comentários recentes

Nenhum comentário para mostrar.
Realize Com Ivelise
Facebook Instagram YouTube
  • Home
  • Contato
© 2025 Realize Com Ivelise.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.