Fechar menu
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

O que há de novo

Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas

1 de dezembro de 2025

Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa

18 de novembro de 2025

O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência

3 de novembro de 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas

1 de dezembro de 2025

Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa

18 de novembro de 2025

O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência

3 de novembro de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Button
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Lar»Notícias»Mercado»Com a marca da emoção, agências conquistam Profissionais do Ano
Mercado

Com a marca da emoção, agências conquistam Profissionais do Ano

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque16 de setembro de 2013Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário6 minutos de leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

frame10Como um oscar, o Prêmio Profissionais do Ano apresenta anualmente trabalhos criativos provenientes de profissionais que concebem e transformam ideias em comerciais que divertem e informam. Um reconhecimento merecido para aqueles que fazem o “Show de Intervalo”, como considera a Rede Globo, criadora deste prestigiado evento (1978). E nesta 35º edição da seccional Norte – Nordeste, realizada no dia 28 de agosto, na Plenáriado Studio 5 de Convenções, em Manaus, não foi diferente. A festa, que contou com a participação dos atores Murilo Rosa e Emanuelle Araújo como os mestres de cerimônia, reuniu 500 convidados e realizadores dos melhores comerciais das regiões que foram recebidos em clima de cinema (com inspiração no blockbuster  “Pirata do Caribe”).

Com o apoio da TV Amazonas, a premiação global contou com 155 inscrições e 224 comerciais concorrentes de 56 agências e 71 produtoras, veiculados no sistema da emissora, entre abril de 2012 e março deste ano. Os trabalhos dos participantes foram julgados por onze profissionais do mercado. Eles selecionaram oito finalistas para duas categorias Campanha (que contou com três profissionais indicados) e Mercado (com cinco). A primeira integrou profissionais provenientes das agências Aliança (Recife), Ideia 3 (Salvador) e Lira Pub (Maceió). Na segunda, teve-se participantes da Ampla, Arcos e Martpet (Recife), Lume Comunicação (Salvador) e ART&C (Natal).

Essas empresas concorreram nesta última etapa com os filmes “Tempo” da Vitarella (Ampla), “Tintas” da Folha de Pernambuco (Arcos), “Profecia” do Festival Cine-Pe (Martpet), “Cinema” do Governo do Rio Grande do Norte (Art&C) e “Liberte Seu Espírito” do Pena Surfwear (Lume); e as campanhas Fito Pe para o Serviço Social da Indústria – Sesi (Aliança),  Namorados: Jorge e Zélia para o Shopping Iguatemi Salvador (Ideia 3 Comunicação) e Perto de Você para Casa das Tintas (Lira Pub Comunicação Integrada).
Mas, os grandes vencedores foram a Ideia 3 e Arcos. Com sua campanha que resgatou uma das imagens mais icônicas da cumplicidade e do companheirismo entre um casal (os escritores baianos Zélia Gatai e Jorge Amado), a Ideia 3 saiu com o prêmio na bagagem com o trabalho em parceria com a produtora RX 30 e a consagração dos criativos Wilton Oliveira, Paulo Sales, David Franco, Jan Hlavnicka e Leandro Dultra (criação) e Moacir Mancha (direção).

A campanha já havia sido premiada ano passado como a melhor de shoppings da América Latina dos últimos 30 anos, no 12° Congresso Interacional do setor. “Acho que o mais importante foi o trabalho de pesquisa que antecedeu a criação propriamente dita. Mergulhamos no universo do casal, a vida dos dois, contamos com apoio da família, da Fundação Casa de Jorge Amado, tivemos acesso à casa do Rio Vermelho, a livros, objetos pessoais, tudo isso foi muito enriquecedor e inspirador. A energia que sentimos nas gravações lá na casa do Rio Vermelho foi muito positiva e posso dizer, com uma certa dose de superstição, que o universo conspirou a favor do trabalho”, destaca o sócio-diretor de criação da Ideia 3, Wilton Oliveira.

frame12Para promover o Dia dos Namorados do mall, utilizaram-se do mote “A maior história de amor que a Bahia já viu”, a partir desta história de amor real, do casal que conviveu junto durante 56 anos. Para isto, a equipe se aprofundou em suas vidas diárias, sua relação com a família (filhos e netos) e o sucesso na literatura. Tudo isto foi realizado, inclusive, com a utilização de documentos e testemunhais dos protagonistas, do arquivo da Fundação Jorge Amado. “Foi um trabalho que contou com muito envolvimento de todos. Do cliente à produtora, passando pela criação da agência. Se você olhar a ficha técnica vai ver que tem a participação de muita gente e esse trabalho em grupo foi fundamental para o resultado final. Acho que sensibilidade é a palavra chave deste material e ela esteve presente na elaboração dos roteiros, na direção de cena, na escolha dos objetos, dos enquadramentos, enfim, foi um trabalho realizado com muito carinho e respeito por tudo que Jorge e Zélia representam para a Bahia e para o Brasil”, lembra Oliveira.

A grande premiada na categoria Mercado foi a pernambucana Arcos com o expertise dos publicitários Carlos Renato Rocha, Genival Junior e João Saraiva (criação) e Cris Vida (direção), que contaram também com a maestria da produtora paulista Cine, no comercial “Tintas” para a Folha de Pernambuco. “Com relação a este trabalho, é importante ressaltar a força e o peso do texto do filme. É um texto denso, reflexivo, carregado de significados e sentimentos. Não é um texto que a gente está acostumado a ver em campanhas publicitárias. O filme não é feito para provocar risos nem lágrimas, não tem celebridade… Além disso, outros elementos como a direção de arte, a trilha e a locução assumiram papéis importantes para valorizar ainda mais a ideia. Com tudo isso, não podemos deixar de apontar o mérito também da Folha de Pernambuco, que não só aprovou a ideia, como fez de tudo para viabilizar e fazer acontecer. Por isso, este prêmio é uma vitória de todos os envolvidos”, comenta Carlos Renato Rocha, diretor de criação da Arcos.

Arcos_frame_tintas_1 (1)Não é a toa que “Tintas” foi um dos prestigiados nesta edição. O filme de um minuto é realmente cheio de significado para várias gerações, apontando momentos distintos da vida sócio-política do brasileiro, com a qual públicos de faixas distintas podem se identificar. Partindo de um conceito artístico aparentemente simples, com um bico de pena e tinta, mostra a importância do produto principal do jornal pernambucano: a informação, a partir de momentos específicos da evolução da história, e da comunicação. “Entregamos o job para a Cine, uma produtora muito parceira da Arcos e que tem em seu portfolio grandes cases de sucesso nacionais. Chamamos a Cris Vida para dirigir. Ela e sua equipe realmente se empenharam para fazer desse filme especial. Muita gente não sabe e não percebe, mas esse filme não é 100% computação gráfica. Ele também teve abertura de câmera, captação. O trabalho da Jamute na composição da trilha também merece muitos elogios”, pontua Rocha.

* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Setembro/ 2013, número 160.

Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Avatar photo
Ivelise Buarque

    Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

    Relacionados

    O que aprendi com Jenkins, Beattie, Wu e Giardelli sobre comunicação, marketing, negócios e marcas autênticas

    29 de agosto de 2025

    Economia Criativa movimenta Paudalho e reafirma seu poder de transformação cultural e social

    29 de agosto de 2025

    Como SEVIA mostrou a forma de usar a IA, estratégia e propósito no conteúdo digital

    28 de agosto de 2025
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Demo
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    Não perca
    Notícias

    Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas

    Por Ivelise Buarque1 de dezembro de 20250

    Em dezembro, dois movimentos ganham força no Brasil e ajudam a desenhar um futuro mais…

    Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa

    18 de novembro de 2025

    O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência

    3 de novembro de 2025

    REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

    15 de outubro de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas da Ra sobre arte e design.

    Postagens recentes

    • Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas
    • Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa
    • O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência
    • REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil
    • APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

    Comentários recentes

    1. CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa – Realize Com Ivelise em APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025
    Realize Com Ivelise
    Facebook Instagram YouTube
    • Home
    • Contato
    © 2025 Realize Com Ivelise.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.