Como um oscar, o Prêmio Profissionais do Ano apresenta anualmente trabalhos criativos provenientes de profissionais que concebem e transformam ideias em comerciais que divertem e informam. Um reconhecimento merecido para aqueles que fazem o “Show de Intervalo”, como considera a Rede Globo, criadora deste prestigiado evento (1978). E nesta 35º edição da seccional Norte – Nordeste, realizada no dia 28 de agosto, na Plenáriado Studio 5 de Convenções, em Manaus, não foi diferente. A festa, que contou com a participação dos atores Murilo Rosa e Emanuelle Araújo como os mestres de cerimônia, reuniu 500 convidados e realizadores dos melhores comerciais das regiões que foram recebidos em clima de cinema (com inspiração no blockbuster “Pirata do Caribe”).
Com o apoio da TV Amazonas, a premiação global contou com 155 inscrições e 224 comerciais concorrentes de 56 agências e 71 produtoras, veiculados no sistema da emissora, entre abril de 2012 e março deste ano. Os trabalhos dos participantes foram julgados por onze profissionais do mercado. Eles selecionaram oito finalistas para duas categorias Campanha (que contou com três profissionais indicados) e Mercado (com cinco). A primeira integrou profissionais provenientes das agências Aliança (Recife), Ideia 3 (Salvador) e Lira Pub (Maceió). Na segunda, teve-se participantes da Ampla, Arcos e Martpet (Recife), Lume Comunicação (Salvador) e ART&C (Natal).
Essas empresas concorreram nesta última etapa com os filmes “Tempo” da Vitarella (Ampla), “Tintas” da Folha de Pernambuco (Arcos), “Profecia” do Festival Cine-Pe (Martpet), “Cinema” do Governo do Rio Grande do Norte (Art&C) e “Liberte Seu Espírito” do Pena Surfwear (Lume); e as campanhas Fito Pe para o Serviço Social da Indústria – Sesi (Aliança), Namorados: Jorge e Zélia para o Shopping Iguatemi Salvador (Ideia 3 Comunicação) e Perto de Você para Casa das Tintas (Lira Pub Comunicação Integrada).
Mas, os grandes vencedores foram a Ideia 3 e Arcos. Com sua campanha que resgatou uma das imagens mais icônicas da cumplicidade e do companheirismo entre um casal (os escritores baianos Zélia Gatai e Jorge Amado), a Ideia 3 saiu com o prêmio na bagagem com o trabalho em parceria com a produtora RX 30 e a consagração dos criativos Wilton Oliveira, Paulo Sales, David Franco, Jan Hlavnicka e Leandro Dultra (criação) e Moacir Mancha (direção).
A campanha já havia sido premiada ano passado como a melhor de shoppings da América Latina dos últimos 30 anos, no 12° Congresso Interacional do setor. “Acho que o mais importante foi o trabalho de pesquisa que antecedeu a criação propriamente dita. Mergulhamos no universo do casal, a vida dos dois, contamos com apoio da família, da Fundação Casa de Jorge Amado, tivemos acesso à casa do Rio Vermelho, a livros, objetos pessoais, tudo isso foi muito enriquecedor e inspirador. A energia que sentimos nas gravações lá na casa do Rio Vermelho foi muito positiva e posso dizer, com uma certa dose de superstição, que o universo conspirou a favor do trabalho”, destaca o sócio-diretor de criação da Ideia 3, Wilton Oliveira.
Para promover o Dia dos Namorados do mall, utilizaram-se do mote “A maior história de amor que a Bahia já viu”, a partir desta história de amor real, do casal que conviveu junto durante 56 anos. Para isto, a equipe se aprofundou em suas vidas diárias, sua relação com a família (filhos e netos) e o sucesso na literatura. Tudo isto foi realizado, inclusive, com a utilização de documentos e testemunhais dos protagonistas, do arquivo da Fundação Jorge Amado. “Foi um trabalho que contou com muito envolvimento de todos. Do cliente à produtora, passando pela criação da agência. Se você olhar a ficha técnica vai ver que tem a participação de muita gente e esse trabalho em grupo foi fundamental para o resultado final. Acho que sensibilidade é a palavra chave deste material e ela esteve presente na elaboração dos roteiros, na direção de cena, na escolha dos objetos, dos enquadramentos, enfim, foi um trabalho realizado com muito carinho e respeito por tudo que Jorge e Zélia representam para a Bahia e para o Brasil”, lembra Oliveira.
A grande premiada na categoria Mercado foi a pernambucana Arcos com o expertise dos publicitários Carlos Renato Rocha, Genival Junior e João Saraiva (criação) e Cris Vida (direção), que contaram também com a maestria da produtora paulista Cine, no comercial “Tintas” para a Folha de Pernambuco. “Com relação a este trabalho, é importante ressaltar a força e o peso do texto do filme. É um texto denso, reflexivo, carregado de significados e sentimentos. Não é um texto que a gente está acostumado a ver em campanhas publicitárias. O filme não é feito para provocar risos nem lágrimas, não tem celebridade… Além disso, outros elementos como a direção de arte, a trilha e a locução assumiram papéis importantes para valorizar ainda mais a ideia. Com tudo isso, não podemos deixar de apontar o mérito também da Folha de Pernambuco, que não só aprovou a ideia, como fez de tudo para viabilizar e fazer acontecer. Por isso, este prêmio é uma vitória de todos os envolvidos”, comenta Carlos Renato Rocha, diretor de criação da Arcos.
Não é a toa que “Tintas” foi um dos prestigiados nesta edição. O filme de um minuto é realmente cheio de significado para várias gerações, apontando momentos distintos da vida sócio-política do brasileiro, com a qual públicos de faixas distintas podem se identificar. Partindo de um conceito artístico aparentemente simples, com um bico de pena e tinta, mostra a importância do produto principal do jornal pernambucano: a informação, a partir de momentos específicos da evolução da história, e da comunicação. “Entregamos o job para a Cine, uma produtora muito parceira da Arcos e que tem em seu portfolio grandes cases de sucesso nacionais. Chamamos a Cris Vida para dirigir. Ela e sua equipe realmente se empenharam para fazer desse filme especial. Muita gente não sabe e não percebe, mas esse filme não é 100% computação gráfica. Ele também teve abertura de câmera, captação. O trabalho da Jamute na composição da trilha também merece muitos elogios”, pontua Rocha.
* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Setembro/ 2013, número 160.
