573335c2861d44ab0eacd18fd6ce8475Estudo da empresa de pesquisa Ipsos mostra que a maioria dos brasileiros irá assistir a Rio 2016 pela televisão. Apesar da predileção pela TV, cresce o meio digital: quase um terço dos entrevistados irão acompanhar os jogos olímpicos pelo Facebook.  Futebol, ginástica olímpica e abertura devem ser as maiores audiências, de acordo com o levantamento.

A maioria dos brasileiros irá assistir aos Jogos Olímpicos pela televisão. Estudo Olympic Eye, realizado pela Ipsos na primeira semana de abril, mostra que 61% dos entrevistados pretendem acompanhar a Rio 2016 pela TV aberta.

Apesar da força da televisão, os meios digitais ganham destaque: 36% dos entrevistados disseram que irão acompanhar a competição por jornais online e quase um terço (29%) afirmou que irá seguir a Rio 2016 pelo Facebook. Um quinto das pessoas ouvidas mencionaram o YouTube.

“As relações sociodigitais estão promovendo alterações importantes na forma como os indivíduos assistem e se relacionam com as mídias. Tais relações são fontes estratégicas para insights sobre o consumidor. Devemos estar atentos ao movimento de apropriação do digital pelos diferentes segmentos, como a população com o evento Olimpíadas”, afirma Diego Oliveira, diretor de contas de Ipsos Connect e responsável pelo estudo.

Patriotismo em evidência

Para 62% das pessoas ouvidas, a grande motivação para assistir aos jogos olímpicos é a participação dos atletas brasileiros. Menos da metade (46%) dos entrevistados mencionaram o gosto pelo esporte como principal atrativo para o consumo das competições olímpicas.

Entre as modalidades mais aguardadas, estão os esportes coletivos, como o futebol e o vôlei, ambos com forte tradição no país, mencionados por 54% dos pesquisados. Ginástica Olímpica desperta interesse: 58% mencionaram a modalidade como um chamariz para o evento. Os esportes individuais, como natação e lutas, receberam 37% das menções. Um quarto dos entrevistados (24%) citou esportes tradicionais como atletismo e corrida.

O momento mais aguardado é a cerimônia de abertura, mencionada por 47% dos entrevistados, seguido pela cerimônia de fechamento, citada por 34% dos respondentes.

Compartilhar.

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

Deixe uma resposta

Exit mobile version