O que fazer quando um dos seus carros-chefes alcança a marca do mais vendido? Realiza-se uma campanha em homenagem e agradecimento. E foi isso que a Betânia fez para prestigiar a todos que transformaram o seu leite longa vida o mais vendido do Nordeste. Um ranking importante para a marca de laticínios que completa 45 anos de atuação no mercado, e que no primeiro trimestre desse ano aumentou em 25% suas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. “A gente vende para dois públicos que inicialmente é o revendedor. É para o revendedor que a gente entrega a frequência de entrega e giro de produto. Para quem compra o nosso produto tenha a certeza que tem um serviço agregado e que podem ganhar mais com ele, porque é um produto reconhecido no Nordeste e uma das únicas empresas de laticínios que tem uma melhor logística na região. E, por isso, pode garantir um maior giro com um menor estoque. Para o consumidor garantimos um produto de qualidade, além de um bom custo benefício”, diz o presidente da Betânia, Bruno Girão.
Tudo isso valida o sucesso da empresa que tem expectativa de aumentar o faturamento em 30% até o final do ano. O momento se torna assim oportuno para mostrar por A mais B o que a marca da cearense CBL Alimentos tem a brindar com uma campanha completa. Com o conceito “o leite número um do Nordeste”, o projeto integra dois VTs e spots de 30 segundos, idealizados pela agência G Marketing, veiculado em todos os nove estados da região e trabalhado em diferentes mídias como televisão, rádio, além de materiais de ponto de venda e embalagens com o selo de 45 anos. Contando com produção da Terravista Filmes, o trabalho foi desenvolvido com base em pesquisa Nielsen que destacou, mais uma vez, que a Betânia está no topo da preferência dos consumidores. “Lançamos esta ampla campanha publicitária com o principal mote de fazer uma homenagem e um agradecimento aos vários públicos com os quais a marca se relaciona. E para nós é uma grande conquista, afinal, essa é a primeira vez que uma empresa regional ocupa essa posição”, destaca Girão.
Mantendo atualmente um share de 25%, a Betânia aposta na qualidade e na variedade do seu mix, tornando-a cada vez mais presença forte no mercado. E desta forma acaba de ampliar o seu portfólio composto por mais de 140 produtos, com o Betakids Farinha Láctea, nova linha voltada para o público infantil, na forma de uma bebida láctea UHT (Ultra High Temperature), com seis tipos de vitaminas (A, D, E, B1, B2, e B6) para ajudar no crescimento da criança e contribuir para uma alimentação rica e saudável. Para isso, foi criada toda uma comunicação própria que envolve um mascote, o Jubeto, estampado nas embalagens que trazem uma linguagem moderna e cores vivas. “Estudamos os hábitos de consumo da população nordestina e entendemos que é muito voltado para o pó, como por exemplo, da papinha e da própria farinha láctea. Fazia todo o sentindo criar um produto que já estava no dia a dia dos consumidores, mas dessa vez de forma mais prática. O produto que até então vinha em pó e era misturado ao leite, agora pode ser encontrado em pequenas caixas e pronto para ser consumido. Outro fator é poder contemplar o público infantil, por isso pensamos em uma embalagem baseada em uma linguagem moderna e que convidasse as crianças a interagissem com a bebida, por meio das cores vivas e do mascote Jubeto”, completa Bruno.
Na mira do mercado – Aos 45 anos de atuação, marca conquista primeira posição no ranking do mercado lácteo. Pensar a frente pode ser um dos grandes diferenciais da Betânia para alcançar o seu recall em um mercado com uma concorrência alta. Afinal de contas, conforme o próprio presidente, o ramo de laticínios foi o que mais cresceu nos últimos dez anos, no Brasil. O consumo do mercado lácteo, por exemplo, envolve atualmente 172 litros percaptos, se considerarmos o leite fluído, o queijo na forma de leite e o leite em pó. “O Brasil já se aproxima nos patamares de um país de médio a alto consumo de produtos lácteos, e isso se deu muito pela entrada de novos consumidores no Nordeste. E a Betânia tem crescido junto com esse mercado”, enfatiza. E para isso trabalha com o que há de mais moderno na produção, junto com os equipamento da TetraPark, em um parque industrial relativamente moderno. Este está aliado hoje à revolução no campo, com modelo de pastejo rotacionado irrigado, vaga irrigada, que poderá fazer com que a produção de leite desponte ainda mais e os faça capitalizar em cima disso para poder ofertar mais produtos na região, que hoje a grande restrição é a produção de leite, segundo o empresário. E o resultado disso é a mobilização de mais de três mil fazendeiros em cerca de 200 municípios nordestinos, produzindo mais de 600 mil litros de leite por dia.
Nada mal para uma empresa que nasceu em um cenário em que poucas empresas do setor mantêm uma preocupação com a visão de cadeia, de acordo com Grião, para quem este talvez seja outro motivo da sua posição hoje, desde a criação em 1975, pelo seu pai Luiz Prata Girão, que adquiriu essa empresa em sociedade com três sócios na cidade de Quixeramobim. “Acreditamos ser uma das poucas empresas do setor de laticínios a estar presente em todos os elos da cadeia produtiva do leite, que vai desde a ordenha da vaca até o processo de industrialização e distribuição do produto nas mesas de milhões de famílias nordestinas. Além disso, há a questão da transparência, honestidade e comprometimento com todas as pessoas que contribuem para que os nossos produtos cheguem até os nossos consumidores”, comenta.
E por tudo isso, a marca mantém em mente a ousada meta de dobrar em cinco anos, através da realização de um serviço de qualidade e proporcionando agora atendimento em regiões e estados antes não cobertos pelo sistema de logística da empresa. “Nos últimos 40 anos, focamos muito no estado do Ceará, onde temos a liderança. Mas há cinco anos, expandimos fortemente para outras regiões e é através da distribuição e da proximidade, com a construção de fábricas, é que a gente espera atender com mais presteza os nossos consumidores”, diz o presidente. Para isso, adota entre as estratégias a expansão regional com presença maior em mais pontos de venda e forte distribuição de mais itens naqueles onde já vendem. Sendo assim, encontra-se hoje em mais de 14 mil pontos de venda, dos 170 mil que o Nordeste.
Para alcançar a expansão em mente e atingir a meta de ampliar cada vez mais sua participação neste amplo mercado, a Betânia realiza um trabalho integrado para reforçar em todos os aspectos o posicionamento da marca, contando com uma equipe formada por profissionais que respondem pelo seu planejamento, com maior foco atualmente na campanha dos 45 anos. “A marca é trabalhada como um todo, como sendo o guarda chuva. Acreditamos que leite é uma matéria prima e que a partir dele podemos produzir diversos produtos. Também acreditamos que através de um bom leite se pode produzir um bom queijo e um bom iogurte. O principal valor da marca é exatamente essa proximidade que ela tem com a dona de casa. A Betânia é uma amiga conselheira, que está presente no seu dia a dia”, diz Girão.
* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Julho/ 2015, número 183
