Através de vídeos em canais como os do Youtube, conquista-se hoje audiência comparável à de programas de sucesso na TV, que podem servir em muito de trampolim para outras oportunidades profissionais. Este foi o novo lugar ao sol que o carioca Felipe Neto, conquistou com o seu trabalho a base de críticas sarcásticas sobre novos modismos e sucessos teen, como os filmes de vampiros da saga da escritora americana Stephenie Meyer, com mais de 4,5 milhões de visualizações. A notoriedade na rede lhe proporcionou até um programa no Multishow/ Canal Globosat (“Até que Faz Sentido”), mas este trabalho não representa uma fórmula mágica. Eu acho que se existisse uma receita para o sucesso na web, todo mundo faria sucesso na web. “O Não Faz Sentido já foi analisado diversas vezes por muitos especialistas que tentaram dizer a razão de seu sucesso, mas ninguém pode precisar com 100% de eficácia. Em minha opinião, foi o resultado de timing com muita dedicação e ausência de medo, além de pouca vergonha na cara. O Não Faz Sentido tenta muito mais do que só atingir a risada, muitos dos vídeos não possuem uma piada sequer e apenas atentam à crítica e à tentativa de alertar as pessoas sobre alguma coisa que eu considero errada”, diz o vlogueiro.
Começando por acaso a gravação de vídeos para falar do seu cotidiano e fazer observações que achava interessantes para quem quisesse ver, PC Siqueira transformou o seu canal “Mas Poxa Vida” em um grande sucesso com mais de 120 milhões de acessos. “Não existe nenhuma fórmula para dar certo, talvez um pouco de sorte, fazer algo que quase ninguém estava fazendo na época. Fiz uns vídeos e duas semanas depois estavam bombando no Youtube. Nunca tive a intenção de ficar famoso ou conhecido na internet, só estava fazendo algo que me divertia, e que ainda me diverte”, destaca o vlogueiro Paulo Cezar Goulart de Siqueira. Hoje, com a notoriedade do trabalho, divide-se o seu tempo com os updates semanais do canal e os outros trabalhos que mantém na Tv e em canais na internet: “Mas é tudo questão de organização, que já estou quase conseguindo fazer dar certo”, frisa.

Dentro deste universo de acasos atrelados ao trabalho em vlogs, um grupo de jornalistas em Brasília apostou na ideia com humor inteligente e entretenimento e lançou o projeto #ProntoPostei, que começou como uma brincadeira em agosto de 2012, durante a cobertura de um show do cantor Milton Nascimento. A idéia do vlog abriu um leque de possibilidades dentro da comunicação digital para seus idealizadores, os comunicadores Eldo Gomes e Viviana Lira, que vão até eventos, shows, restaurantes, artistas e apertam o “rec”, gravam e postam na rede social de compartilhamento de vídeos Youtube o trabalho feito para entreter. “Nós começamos brincando e já conseguimos avaliar o resultado destes primeiro passos. Trabalhar em sintonia é muito bom e nós temos isso. Eu e o Eldo temos esse dom de fazer as pessoas rirem e sempre nos divertimos ao gravar”, pontua a apresentadora Viviana Lira, que produz, apresenta e cria ideias para o vlog, feito com a proposta de um jornalismo com entretenimento para divertir e informar. Resultado: o #ProntoPostei tem 14 edições publicadas no Youtube atualmente e divulgadas no site de jornalismo cultural Acontece Brasília. “As gravações são feitas de dispositivos móveis e às vezes com equipamento profissional. Mas a ideia é olhar, gravar e postar do próprio Iphone, ou, etc”, afirma o blogueiro Eldo Gomes.
* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Fevereiro/ 2013, número 155.
