Fechar menu
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

O que há de novo

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Button
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Lar»Entrevista | Perfil»Ampliando conhecimento e trocando saberes
Entrevista | Perfil

Ampliando conhecimento e trocando saberes

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque24 de julho de 2016Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário7 minutos de leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail
Paula Dias (centro) ladeada por alunos e parceiros da Consumix
Paula Dias (centro) ladeada por alunos e parceiros da Consumix

Diretora da Consumix Consultoria de Comunicação, Consumo e Conhecimento e embaixadora da SP Digital School em Pernambuco, Paula Dias segue uma trajetória ativa em seus 15 anos de experiência em agências de publicidade em São Paulo e no Recife, atuando no atendimento e planejamento integrado de comunicação de empresas como Unilever, Mondeléz, Eletrolux e Warner Bros, além de ser responsável pelo gerenciamento da conta de comunicação da Johnson & Johnson para o Norte e Nordeste. Consultora de desenvolvimento de projetos de comunicação digital para agências. Mas, nada disso é mais recompensador para a profissional do que compartilhar e trocar conhecimento e saberes através desta parceria com a SP Digital School. “Estamos muito felizes com essa parceria já que poderemos estimular a educação continuada dos nossos publicitários numa época de profundas transformações nas nossas práticas profissionais e nos modelos de negócios. A missão da SP Digital School em Pernambuco é preparar o mercado para a nova comunicação em rede do século XXI que está só começando”, comemora Paula Dias, diretora da Consumix.

Ela explica que muitos profissionais e estudantes de Pernambuco já costumavam se deslocar para São Paulo a fim de frequentar os cursos da SPdS. “Eu e Ana Barcellos, fundadora da SPdS com o Carlos Medina, trabalhamos juntas na F.Biz e essa troca de informações sobre o mercado digital nos levaram à ideia de trazer a SPdS para o Recife, ampliando o conhecimento e o networking dos profissionais do mercado Norte/Nordeste”, diz Paula Dias. E com isso, a mestranda em Comunicação Social pela UFPE arregaça as mandas para ampliar essa proposta juntamente com a sócia Izabela Domingues para melhorar a realidade do mercado no Nordeste. Uma posicionamento que já vem tentando enquanto professora dos cursos de Publicidade e Propaganda, Design Gráfico e Administração nas Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) e Faculdade dos Guararapes. Garantindo troca de informações e expertises mútuas, Paula Dias mostra para que veio e em que acredita nesta entrevista realizada pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, com exclusividade:

Você é formada em publicidade e atua numa área mais relacionada ao planejamento estratégico, marketing e consumo, gestão de negócios. Como foi essa caminhada? O que motivou a seguir um caminho que não restringiu sua carreira ao mercado de propaganda? Paula Dias – Como profissional de atendimento e planejamento, sempre estive muito envolvida com o core business dos meus clientes. Sempre senti necessidade de ampliar meus conhecimentos para ofertar entregas mais consistentes e assertivas. Hoje, inclusive, ministro disciplinas como Branding e Marketing Digital nas faculdades em que atuo. O entendimento pautado em múltiplas disciplinas é fundamental para oferecer estratégias e táticas mais relevantes em um mercado cada vez mais competitivo.

Esse trabalho começou numa época em que essas áreas ainda não eram tão expressivas ou representativas para o mercado como hoje. Quais foram os principais desafios de atuar e empreender neste setor de consultoria à época? Paula Dias – Atuar com o Digital em São Paulo, com anunciantes como Unilever e Fundação Dom Cabral, foi fundamental para minha formação. O Digital é um mind set, uma forma de pensar negócios, não descolados dos meios tradicionais, mas, cada vez mais, integrados e colaborativos. Não há mais barreira entre on e off. Precisamos dominar todas essas expertises e entregar propostas realmente consistentes e eficazes.

Hoje você está envolvida em vários projetos que estão muito integrados ao conceito de empreendedorismo, consultoria e formação profissional. Podemos caracterizar então que o momento atual está aberto as novas potencialidades para inovação na gestão de negócios e de marcas, seja no Sudeste ou Nordeste? Estamos sensíveis ou preparados para este modelo de atuação, tanto no que diz respeito ao empresariado quanto aos profissionais? Paula Dias – Percebemos um mercado cada vez mais sedento por conhecimento. Tanto por parte dos empresários, que querem colocar suas verbas, entendendo onde e porque estão colocando, quanto por parte dos profissionais e estudantes que já precisam chegar ao mercado muito mais capacitados em relação ao que vão ofertar. Para defender estratégias e táticas, é preciso primeiro conhecer como, onde, quando e porque ofertá-las. Mais do que cursos, a Consumix oferece argumentos para que anunciantes, agências e profissionais tenham consciência e consistência em relação a suas entregas.

Neste sentido, também temos com a comunicação digital e as mídias sociais online um cenário que possibilita empreendedorismo criativo?
Paula Dias – Com certeza. Sabendo como usar essas ferramentas com criatividade, você poderá escolher onde quer atuar: na empresas dos outros ou na sua própria empresa. O conhecimento é a chave para quem quer tomar decisões acertadas para o seu futuro profissional e não ficar ao sabor dos ventos e das estratégias de terceiros.

2016_04_18-consumix-018Pela sua experiência, qual é a diferença que isso faz para o mercado atualmente? Os modelos de negócios ainda trazem boas oportunidades de atender a demanda por comunicação estratégica para o público de hoje, de agregar interesses pessoais e carreira profissional? Paula Dias – O mercado de marketing e de comunicação hoje é muito mais plural. Há um crescimento do empreendedorismo criativo e são múltiplas as possibilidades de atuação. Conciliar interesses pessoais com interesses profissionais talvez seja muito mais fácil hoje do que há 20 anos. Sem falar do mobile: o escritório que está cada vez mais na palma da mão, onde cada um desejar estar.

Na era digital, todos nós estamos vinculados em alguma rede, mídia ou utilizamos alguma ferramenta social. Qual a melhor forma de aproveitar bem isto no mundo hoje? E como as empresas podem trabalhar isto de forma correta para alcançar bons resultados? O que empresas, executivos, consultores e agências devem ter em mente para aproveitar este nicho como oportunidade de chegar ao target? Paula Dias – Hoje, já são mais de 50 redes sociais digitais atuando no Brasil. Dependendo do target e do objetivo, há múltiplas possibilidades de atuação. Uma coisa é certa: anunciar e gerar relacionamentos com seus públicos-alvos nunca foi tão acessível para tantas marcas e empresas.

Fala-se muito do consumidor moderno e a geração Y é o mais apontado neste momento, qual a mudança que o comportamento deste publico está promovendo na internet hoje e interferirá com os negócios de amanhã? No universo das ações de marketing, o SMM dita as regas hoje na maioria dos casos das aplicações das empresas. Mas, elas são desenvolvidas da forma adequada? Paula Dias – Há muita gente boa trabalhando com essas novas ferramentas e muita gente fazendo errado porque sequer sabe o que está fazendo. O certo é que as novas gerações serão cada vez mais críticas e exigentes em relação a marcas, empresas, produtos, serviços e até governantes. Relacionamento é a chave e o diálogo constante entre marcas e consumidores também.

Os processos de trabalho das empresas estão dentro do esperado em termos de planejamento, monitoramento e sucesso? E quais os principais erros e acertos no trabalho das marcas hoje dentro deste mundo tecnológico? As estratégicas estão sendo desenvolvidas em sua maioria de forma estratégica, inteligente e assertiva? Paula Dias – Vemos muitas marcas performando muito bem, por exemplo, nas mídias sociais, conversando de igual com os consumidores, assumindo erros, pedindo desculpas ao consumidor em tempo real, entre outras atitudes louváveis para o que se espera hoje das marcas. Mas nem todo mundo está preparado para a comunicação em rede.

Em termos gerais, no Brasil e em especial no Nordeste – que é um mercado com suas características e que ao mesmo tempo vem crescendo progressivamente nos últimos anos -, diante disso tudo, qual a forma do branding digital? E o que podemos esperar daqui pra frente? Paula Dias – O espírito do tempo pede que marcas e consumidores estejam cada vez mais juntos e misturados. As ideias de marcas num altar e consumidores sem poder ficou para trás. A colaboração e a cocriação vão ganhar cada vez mais força.
* Matéria perfil produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Julho/ 2016, número 195

Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Avatar photo
Ivelise Buarque

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

Relacionados

Caminhos que levam a novos horizontes

23 de novembro de 2016

Andando além da curva

9 de novembro de 2016

Na luta das possibilidades e da audiência

14 de agosto de 2016
Adicione um comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Demo
Manter contato
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Não perca
Comunicação

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

Por Ivelise Buarque15 de outubro de 20250

O Recife deu início nesta quarta, dia 15 de outubro, a uma imersão total por…

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa

15 de outubro de 2025

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas da Ra sobre arte e design.

Postagens recentes

  • REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil
  • APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025
  • Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025
  • CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa
  • Adepe amplia presença no REC’N’Play 2025 com mais de 120 atividades

Comentários recentes

Nenhum comentário para mostrar.
Realize Com Ivelise
Facebook Instagram YouTube
  • Home
  • Contato
© 2025 Realize Com Ivelise.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.