Uma nova onda está mexendo com o mercado radiofônico e publicitário em Pernambuco, que ao invés de uma rádio que toca notícias, conta com duas emissoras locais: a Rádio CBN Recife e a JC News. Depois de anos vinculada a um dos maiores grupos de comunicação do Estado (Sistema Jornal do Commercio de Comunicação), a primeira se integra à Rede Nordeste de Comunicação, trazendo o tradicional conceito que lhe tornou conhecida pelo público. E a segunda chega cheia de novidades e com o aporte do próprio SJCC.
Mudanças no mercado radiofônico trazem mais notícias para ouvintes. Essas mudanças vão além da frequência e ainda estão levando os ouvintes a se adaptarem ao atual cenário, mas com a certeza de qualidade de informação em várias frentes. “As principais mudanças foram a ida da CBN para a Rede Nordeste de Comunicação, a chegada da jornalista Alexandra Torres para ancorar o CBN Total, à tarde, entre 14h e 17h, substituindo Aldo Vilela e a inovação na equipe esportiva, mesclando profissionais experientes com jovens profissionais, trazidos do mercado por conta de se destacarem no que fazem”, pontua o âncora da CBN Recife, Mário Neto.
Com o slogan “A rádio que você já conhece, com a programação que você confia, agora em nova frequência! CBN, a rádio que toca notícia!”, a CBN Recife começou sua veiculação na frequência FM97,1 a partir do dia 01 de setembro. Uma nova estação, um novo endereço, mas com a promessa de manter a mesma competência na proposta All News. “O recomeço é desafiante e conta com uma equipe motivada e empenhada em proporcionar conteúdo de qualidade para nossos públicos. A CBN Recife continua com a mesma definição. O padrão é o mesmo exigido pela Rede CBN”, comenta Neto.
Comanda pelo experiente Paulo Fernandes Neto, diretor executivo da CBN Recife, que trouxe a experiência de 35 anos nas rádios do Sistema Jornal do Commércio de Comunicação, a emissora conta agora com nova equipe que foi preparada conjuntamente para manter o padrão da Rede. “A equipe foi formada boa parte por profissionais, colunistas e colaboradores que já estavam no prefixo anterior: eu, Débora Pereira, Erick França, Jota Geraldo, Sandra Bitencourt, Luciano Salamacha, Marcos Alencar. E ainda agregou alguns que já haviam passado pela emissora como Alexandra Torres, Ravi Soares, Bárbara Travassos e outros que foram trazidos do mercado com ampla experiência, como Léo Medrado, Alexandre Costa e Uaci Matias”, destaca Mário.

Com a trupe reunida e preparada, definiu-se a programação que é praticamente a mesma, exceto com apenas algumas mudanças pontuais. A grade da emissora começa às 6h com Mário Neto apresentando os destaques dos jornais de Pernambuco, conversando com os jornalistas da Rede Globo Nordeste na previsão do Bom Dia Pernambuco e interagindo com os ouvintes sobre as notícias de trânsito, através do twitter.com/cbntransito. “Depois conversamos com o jornalista Inaldo Sampaio sobre os destaques políticos do dia e também com a equipe esportiva sobre como será o dia dos principais clubes pernambucanos”, diz.
Ainda mantém o CBN Recife, programa local da manhã (das 9h às 11h), com produção Débora Pereira, técnica de Jota Geraldo e reportagem de Ravi Soares e Julia Arraes que inclui entrevistas sobre assuntos polêmicos e atuais que interessam ao grande público nos segmentos de política, economia, saúde, cultura, tecnologia, empreendedorismo e comportamento. Um dos destaques desta nova frequência é naturalmente a parceria com a emissora local da rede global de televisão com participação dos seus profissionais e a repercussão de seus destaques seja a previsão dos seus telejornais, destaques do portal G1Pernambuco.
Contudo, a programação também traz boas indicações já conhecidas e outros que já agradam o público, como os quadros Revista Eletrônica com Sandra Bitencourt, Visão Empresarial com Luciano Salamacha e Trabalhismo em Debate com Marcos Alencar e Quatro em campo”, programa local com a equipe esportiva. “O destaque é uma programação mais dinâmica, com informações rápidas e constantes, inclusive em meio aos breaks comerciais, para contemplar os ouvintes com conteúdo e prestação de serviço ‘full time’. O diferencial é esta nova dinâmica dada à programação e o fato de interagirmos mais rapidamente com os ouvintes por utilizarmos as redes sociais (Twitter e Facebook) como fontes de informação, interatividade, de pauta e prestação de serviço”, comenta Neto, que reforça que o plano da emissora é buscar o constante aperfeiçoamento.
A JC News mantém boa parte do seu time de peso na frequência FM 90,3 MHz com o aporte de cerca de 190 jornalistas, vinculados ao Sistema Jornal do Commercio, que traz uma cobertura de todo o Grande Recife e mais 29 municípios. São aproximadamente 16 programas comandados por 12 âncoras, entre os quais estão Joffre Melo, Graça Araújo, Aldo Vilela, Éden Pereira e Carlos Miguel. “O retorno que temos tido é o melhor possível. A audiência está respondendo muito bem à nova rádio pelo perfil de nossos âncoras e, principalmente, por termos 24h de notícias. Temos colunistas, jornalistas, colaboradores nacionais, e as notícias do Brasil e do mundo são dadas sempre com o olhar pernambucano. O que estimula uma identificação com a audiência. Temos cerca de 190 profissionais de jornalismo nos veículos que formam o Sistema Jornal do Commercio e nada mais coerente que usar toda essa força jornalística integrada”, destaca o superintendente do SJCC, Rodolfo Tourinho.

Superintendente Jornal do Commercio
A grande conta com programas como JC News apresentado ao longo do dia por diversos âncoras diferentes (mas com uma proposta pessoal em cada um), o Bate bola Esportivo (com Ralph de Carvalho), o JC News Erosdita (talk show com a sexóloga Julieta Jacob), o JC Esporte 10, JC News Música (principais destaques do mundo da música pelo colunista José Telles) e Entrevistas da Semana, por exemplo. “São 24h de notícias por dia, de domingo a domingo. Um grande Estado agora tem uma grande rádio. Nós temos hoje cerca de 190 jornalistas no grupo e a notícia que essas pessoas captam todo dia estão na rádio JC News. Para fazermos uma grande rádio, temos que ter grandes locutores e fomos buscar os melhores de Pernambuco. É uma rádio que todo pernambucano esperava. A ideia de integrarmos os veículos do Grupo já é praticada há alguns anos. Com a nova rádio, estimulamos ainda mais a participação dos nossos jornalistas, para unirmos forças”, diz Tourinho.
Mas, o aproveitamento do staff da redação do JC/NE10 é talvez uma das grandes novidades da rádio. O público ganha acesso a novas vozes, conhecidas apenas pelo conteúdo escritor nos bastidores do sistema, com destaque para Inês Calado (portal NE10), Mirella Martins (Blog Social1), Marcelo Cavalcanti (Blog do Torcedor), Janaína Lima (Suplementos) e Jamildo Melo (Blog do Jamildo), por exemplo. “Pernambuco agora conta com uma rádio all news focada no noticiário. O Estado ganhou um novo veículo ancorado pela credibilidade e qualidade do jornalismo do SJCC. E todos os nossos veículos são muito integrados no que diz respeito a conteúdo. Estimulamos muito o perfil do profissional multimídia e esta é mais uma iniciativa para continuarmos pondo em prática esse modelo”, ressalta o superintendente.
Com isto, a emissora 90,3 mantém a marca contínua na história do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação: a inovação, focando-se sempre na integração às tendências de comunicação no Brasil e no mundo. E o mesmo acontece com o marketing que se mantém sempre afinado com o mercado, mantendo como um ponto forte a capacidade de atendimento. Um trabalho desenvolvido por uma equipe comercial, coordenada pelo gerente comercial, Elton Rocha, com vasta experiência adquirida através de anos de trabalho. “A flexibilidade para atender às necessidades dos clientes é um dos nossos diferenciais. A equipe comercial e de marketing já tem um bom relacionamento com o mercado, que está recebendo muito bem a nova emissora, principalmente pela credibilidade que o SJCC e o Grupo JCPM têm”, pontua Tourinho.
* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Setembro/ 2013, número 160.
