Fechar menu
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

O que há de novo

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Button
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Lar»Mundo Online»A válvula de escape criativa e de sucesso
Mundo Online

A válvula de escape criativa e de sucesso

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque24 de fevereiro de 2016Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário5 minutos de leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

template-poenaroda“Sair do armário” não é nada fácil, mas é sim possível com mais tranquilidade falar, se expressar e discutir tudo o que se deseja com quem entende e tem experiência própria. Talvez essa seja a principal faceta do Põe na Roda (http://youtube.com/CanalPoeNaRoda), canal de humor e informação que debate diversas questões de interesse e do universo LGBTTTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros e Simpatizantes). “O nome Põe Na Roda veio na minha cabeça e achei que tinha a ver em ambos os sentidos com a proposta do canal: é engraçado, coloca um assunto a ser debatido que normalmente não se fala (‘colocamos ele na roda’), e ainda serve como trocadilho não tão politicamente correto”, diz o idealizador Pedro Henrique Mendes Castilho, chamado Pedro Hmc.Este vlog divertido e democrático teve como um dos momentos que ajudou a despontá-lo o vídeo “Não é por ser gay que eu…”, que contabiliza quase dois milhões de visualizações. Com muita descontração e sem frescura, esta produção em particular trabalhou em cima dos conceitos estereotipados sobre o que se conhece ou se acha ser real a respeito deste público: gostar de Madonna ou Lady Gaga, fazer coreografias, falar expressões como “aloca” ou “arrasa”, que não pode ver uma pessoa do mesmo sexo sem dar cima, e por aí vai. Criado pelo roteirista Pedro Henrique e integrado pelo radialista Nelson Carneiro (conhecido como Nelson Sheep) e o fotógrafo Felipe Abe, o canal já produziu e postou assim cerca de 100 vídeos que chegam para desmistificar alguns preconceitos e abrir um diálogo aberto sobre questões das mais complexas até as mais simples.

Com duas atualizações semanais (normalmente todas as quartas e eventualmente aos domingos), o Põe na Roda aborda assuntos como homofobia, casamento gay, HIV, religião, dar pinta, identidade de gênero e gaydar, além de discutir novas ideias ou costumes do comportamento contemporâneo que são mais difíceis de entender como Goy ou Bromance. E com este modelo acumulou em dois anos mais de 350 mil seguidores. “Quando criei o canal, escrevi umas ideias e saí gravando, não queria que fosse um vlog, mas mais um canal de entretenimento e conteúdo com vários programas diferentes e mostrando sempre várias pessoas, chamei doi amigos para integrar o projeto e me ajudarem, o Nelson e depois o Felipe. Conheci o Nelson em uma gravação do programa CQC (matéria Cura Gay com a Dani Calabresa) que roteirizei, um ano antes do canal. O Felipe conheci porque precisava de um estúdio pra gravar o vídeo “Água”, e um amigo que gravou o “Não é por ser gay” indicou ele, que por ser fotógrafo, tinha um estúdio, onde poderíamos gravar”, destaca Castilho.

poenaroda-felipeabe_nelsonsheep_pedrohmc
Felipe Abe, Nelson Carneiro e Pedro Henrique

Naturalmente, o ponto em que o projeto chegou tem muita a ver com a relação dos membros com o mundo online, proporcionando o crescimento da ideia inicial ao seu patamar atual. “O Nelson já tinha bastante experiência pelo site que ele tem, o Superpride, há mais de 10 anos. Eu tive um site bem popular de Spice Girls, quando era adolescente, e sempre fui bastante presente online em sites e redes sociais. O Felipe acho que era mais quietinho”, comenta. Contudo, apesar do contato com a internet como meio de comunicação e da sacada da ideia, não foi tão fácil assim pensar e estruturar o conceito e a proposta: “Antes de lançar o canal, lembro que encontrei o Nelson e perguntei meio constrangido ‘Põe Na Roda.. o que você acha?’. Ele adorou, e desde então não tivemos dúvidas”.

Aí, foi se dando naturalmente a aproximação casa vez maior com este mundo online, e mais especificamente com a vlogosfera naturalmente.
“O contato com Youtubers sempre foi respeitoso, admiramos o trabalho de muita gente que estava aí muito antes de nós, e já convidamos alguns a participar, como PC Siqueira, Kéfera, Jacaré Banguela, Luba”, diz Pedro. Não é a toa que a escolha da internet como ferramenta para desenvolver um projeto como o Põe na Roda foi motivada pelas oportunidades de expandir a proposta de comunicação, de ideias e discussões com um meio multiplataforma. E, de fato, brincar entre si em frente as câmeras ou colocar algumas estrelas da mídia, ou dos bastidores de fofocas do mundo e do país em cena, também se tornou outra sacada diferenciada do Põe na Roda. “Só na Internet conseguimos essa liberdade de falar sobre qualquer assunto, qualquer tabú e sem censura. O Youtube é uma escolha natural porque é a única plataforma que valoriza os criadores de conteúdo, dividindo parte da receita de publicidade com quem cria e traz seu público para usar a ferramenta. Muito justo, e completamente diferente do Facebook, por exemplo”, defende.

Com isso, o grupo conseguiu a adesão não só do público como de diversas personalidades e já contou em algumas produções recentes até com drags do reality show americano do renomado Ru Paul (“Drag Race”) e ainda o queridinho Harry Louis (nome artístico do brasileiro Edgar Xavier), ex-ator porno gay, modelo, DJ e empresário, reconhecido internacionalmente por ter namorado o estilista americano Marc Jacobs. “Minha vontade de criar um canal gay era me ver representado, porque eu nunca me senti gay como ‘aquele gay que eu via na mídia’. Isso é bastante problemático principalmente quando você está formando sua identidade e tentando se conhecer e se assumir. Cada pessoa que nos manda mensagem ou para na rua dizendo que consegue se entender melhor através do canal, se aceita mais, ou passa a aceitar algum gay na família, me mostra que eu não era o único a não me sentir representado. Fico muito feliz”, orgulha-se ele por ter criado um espaço que representa a diversidade em toda a sua conjuntura.

 

* Parte de Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Fevereiro/ 2016, número 190

Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Avatar photo
Ivelise Buarque

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

Relacionados

Bebês de Inteligência Artificial conquistam as redes sociais com humor, fofura e reflexões sobre tecnologia

27 de agosto de 2025

Silvio Meira explica como os “cisnes vermelhos” estão moldando o futuro da inovação e dos negócios

25 de agosto de 2025

Mangue.Bit 2025 destaca inovação, startups e futuro dos negócios em Pernambuco

25 de agosto de 2025
Adicione um comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Demo
Manter contato
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Não perca
Comunicação

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

Por Ivelise Buarque15 de outubro de 20250

O Recife deu início nesta quarta, dia 15 de outubro, a uma imersão total por…

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa

15 de outubro de 2025

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas da Ra sobre arte e design.

Postagens recentes

  • REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil
  • APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025
  • Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025
  • CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa
  • Adepe amplia presença no REC’N’Play 2025 com mais de 120 atividades

Comentários recentes

Nenhum comentário para mostrar.
Realize Com Ivelise
Facebook Instagram YouTube
  • Home
  • Contato
© 2025 Realize Com Ivelise.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.