Abrir um diálogo íntimo e pessoal sobre aquilo que se pensa e acredita no mundo online é um caminho atípico, porém não impossível nos dias de hoje como prova o “Lógica Feminina”. Projeto que traz a tona com ousadia e bom humor algumas questões do dia a dia (como perda, amor, realização pessoal, qualidade de vida e filhos), apresentando variados pontos de vista e notícias diversificadas sobre coisas que se integram com esta visão da sua mentora: Thatiana Nunes, conhecida no meio como Thatu Nunes, idealizadora do “Manual das Encalhadas”.
Com o passar do tempo, essa iniciativa desta influenciadora ganhou vida própria e se transformou nesta proposta mais madura, que agrega ainda diversos outros projetos. “O Lógica Feminina é um blog de postagem diária. Existem momentos em que isso falha, claro. Mas eu procuro respeitar isso de forma religiosa, pois os leitores cobram quando demoro a postar”, diz autora da iniciativa. Atuando com sucesso há mais de cinco anos no meio, ela assume que a escolha se baseou numa ideia simples: falar de amor, relacionamento, comportamento humano. “Bom, eu fui falar do que eu sabia falar, né? (risos) Porque, cá entre nós, duvido alguém que entenda mais de relacionamentos do que eu! Hahahaha”, enfatiza brincando
Como muitos empreendimentos digitais, Thatu começou despretensiosamente neste universo com o “Manual das Encalhadas” para tirar onda de umas amigas com postagens divertidas e eventuais. O que teve início como uma simples diversão se tornou uma forma de desabafo após o falecimento trágico do marido Luciano, ganhando uma proporção imensurável para a empreendedora, que chegou a se chamar DraDoAmor. “Eu comecei a escrever pra superar a dor da viuvez trágica, mas sem querer falar sobre isso publicamente. Aí só saíam textos sobre amor, relacionamentos, comportamento, sociedade, etc. Com o passar dos anos finalmente contei minha história e as pessoas tomaram para si como uma referência ao meu respeito”, lembra.
Entretanto a ideia definitivamente tomou outras proporções e, após dividir a investida com tantas outras responsabilidades, tornou-se o seu plano A e, com o passar do tempo, contou com mais investimento, estudo, preparo e planejamento. E o resultado superou possivelmente todas as suas expectativas, uma vez que atuar com marketing digital e se tornar uma referência no mundo online não era um plano inicial em sua vida profissional. A brincadeira virou um negócio com uma audiência enorme e com interação crescente com o público. “Eu já tive 30 mil visitas por dia no blog antigamente, quando eu me dedicava ativamente a divulga-lo. Hoje, a divulgação é quando dá, quando estou a fim. Em 2014, fechei o blog completamente. Ficamos um ano e meio completamente fora do ar e em novembro de 2015 voltei bem de leve, mas com hobby. E os views caíram a zero, pois tirei do ar TODAS as páginas e como tínhamos muitas visitas vindas do google, perdi todas elas. Hoje, temos 1 mil visitas por dia, mas a qualidade delas é absurdamente melhor. São visitas que permanecem 2 minutos no blog, em média. Para um blog de nicho isso é uma vitória imensa. E a melhor parte é que temos crescido muito, mês a mês”, destaca orgulhosa.
E esse orgulho não é a toa. Os números destacam a força que o Lógica Feminina tem no universo digital que conta com cinco mil curtidas na página no Facebook (http://Facebook.com/logicafemininablog), fora duas mil o perfil da própria autora (http://Facebook.com/nunesthatu). Isso representa para Thatu um grande fenômeno. A sua página, que é acompanhada em sua maioria por mulheres entre 25 e 34 anos (23%), tem um alcance orgânico de 396 mil e envolvimento de 48 mil com as publicações. “Alcançamos, com pouco mais de mil curtidas, quase seis milhões de pessoas. Coisa que muita página enorme não faz!”, enfatiza ela. E desta forma, mesmo associando sua relação com a tecnologia e com as mídias sociais comi quase fisiológica, ela normalmente consegue se manter distante delas aos finais de semana para desafogar um pouco darotina que exerce nos dias de hoje, que engloba diversos projetos paralelos e um amplo processo de trabalho que, para dar certo, necessita de um plano estruturado. “Eu faço um planejamento mensal baseado em ferramentas de pesquisa do Google, alinhando com sugestões dos leitores, especialmente dos assinantes da newsletter que me respondem muito aos emails trocados semanalmente. Lá eles contam suas histórias, comentam o que gostaram e até o que não gostaram no Lógica Feminina, e sugerem temas. Recentemente, me comovi ao saber que um senhor de 68 anos é leitor assíduo e usa nossas publicações para um trabalho voluntário em Minas Gerais, lendo nossos textos para velhinhos de um asilo. Também me comunico ativamente com eles nas redes sociais, debatendo assuntos em tempo real, levando as opiniões deles para as postagens e vice-versa”, comenta com satisfação.
Por isso, Thatu mantém uma movimentação ativa de suas ferramentas e mídia sociais para manter em evidência as ações em desenvolvimento com o Lógica Feminina. Fora o blog que é o potencial mais explorado, essas ferramentas podem ser consideradas como fatores fundamentais para fazer com que ele se destaque e repercuta ainda mais no meio online. Contudo, cada uma mantém um peso específico em suas estratégias de marketing digital. “A ferramenta mais efetiva do blog é a newsletter. Eu não fazia ideia do poder dessa ferramenta até começar a usa-la como meio de comunicação direta com os leitores, abrindo meu coração com histórias do meu dia a dia em meio aos emails semanais de feed. Eles me respondem prontamente, demonstram que se sentem próximos mesmo, falam comigo como amigos e também acabam me trazendo suas aflições”, enfatiza.
Contudo, apesar do vínculo que a newsletter estabeleceu com o público direto do Lógica Feminina, as principais redes sociais online proporcionam um contato direto com o target que contribuem para estabelecer esta relação mais pessoal que Thatu acredita ser essencial como termômetro de um empreendimento digital. “O Twitter é mais usado como ferramenta de opinião instantânea. Já, o inbox do Facebook, esse é quase o confessionário. É onde inúmeras leitoras recorrem a mim na esperança de uma resposta para suas aflições amorosas e comportamentais e, ao mesmo tempo, onde mais recebo feedbacks dos textos que escrevo para outros blogs, como o ‘ENTRE TODAS AS COISAS’, por exemplo”, destaca a blogueira e colunista.
Com muito foco e com uma gestão estruturada e pautada em uma visão emocional com o meio online, o Lógica Feminina se tornou um negócio que alcança um novo modelo de comunicação no mundo digital, tornando-se assim uma referência de criatividade neste universo. Uma receita que ela não tem receio algum em compartilhar. “Comprometimento é fundamental. Aliás, acho que para qualquer coisa que se faça na vida, né? Para manter o blog, apliquei o que aprendi nos conceitos de vendas PAP (porta a porta): sequência e frequência. Assim como nas vendas, temos que ser frequentes e manter uma sequência média para que os clientes e, no caso dos blogs, os leitores, possam criar uma rotina de leitura e fidelizarem”, acentua Thatu.
Para ela, dentro desse processo é fundamental se preocupar com a qualidade do conteúdo e com a linha editorial, pois essas duas coisas ajudam a criar uma identificação do leitor com o veículo e, a partir deste momento, se tornar um negócio. “Se você tiver sequência e frequência, mas não tiver qualidade, o leitor não vai assinar seu feed ou sua newsletter. Ele não vai clicar nos banners de seus parceiros, nem vai consumir produtos de anunciantes. Mas no caso do blog em si, por exemplo, ele acaba funcionando muito mais como uma vitrine do meu trabalho de redatora e de analista de mídias sociais, que é o que faço de forma remunerada. Desde que comecei isso, apesar de levar muito a sério a linha editorial, o conteúdo, a sequência e frequência do Lógica Feminina, eu o tenho como hobby”, compartilha a profissional que amplia relacionamentos com inspiração na força e nos novos olhares sob e para as mulheres.
* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Junho/ 2016, número 194

