Aposentadoria é sempre um momento de muita tranquilidade para a maioria das pessoas, mas não para esta potiguar de 57 anos, que largou o trabalha de SG em um hospital de Mossoró despois de 24 anos por motivo de doença, e hoje divide a agenda entre muitos compromissos. Afinal, ela é uma das garotas propagandas mais divertidas da publicidade no último ano. Esta é a Dona Irene, personalidade da web e personagem que alcançou os TT´s mundiais como Danilo Gentile, e é a cara da nova comunicação do Eletro Shopping, rede pernambucana fundada há 20 anos, pelo empresário Richard Saunders.
Com muita simpatia, ela conquistou a telinha e os consumidores que fazem questão de bater foto e cumprimentá-la pelo caminho, e se destaca cada vez mais na campanha da marca varejista com o impactante slogan “É pra torar”, criado pela Aleixo Comunicação. “Aonde chego as pessoas se aproximam e são atenciosos. E este reconhecimento é muito bom e inesperado”, diz esta senhora nascida em Caraúbas, no Oeste do Rio Grande do Norte, e residente há mais de 44 anos em Mossoró. Bem humorada, a artista mantém agenda movimentada na mídia nordestina, mas ainda prefere a tranquilidade do convívio com a família e amigos à notoriedade que conquistou.
O start deste case de sucesso foi muito simples: uma câmera na mão, um computador e uma ideia engraçada na cabeça. Esta história está associada a muitos idealizadores da vlogosfera como Felipe Neto do Não Faz Sentido e PC Siqueira do Mas Poxa Vida, canais no Youtube com mais de 250 mil views e 200 mil views, respectivamente. A investida, que hoje acumula modestos porém significativos 25 mil seguidores, partiu de um projeto despretensioso do filho Kerginaldo Oliveira, ou Keké Oliveira (como é conhecido o jovem comediante) e do amigo Jedson Leandro que mantinham um lan house em Mossoró.
Seu jeito incomum de falar as coisas e de fornecer as respostas mais engraçadas sobre coisas triviais foi o pontapé para tudo. Conquistaram os internautas as gravações das frases soltas e brincadeiras que fazia na frente da câmera do filho, que com o amigo já desenvolvia um trabalho em vídeos como tantos vlogueiros (assim como o Ni do Badoque, o colega de rede e vlogueiro pernambucano Nielson José). Uma faceta comum para ela que brinca até na hora de se definir: “Sou filha de Guaiamum. Todo mundo tem um pai e eu não tenho nenhum”, quando fala do seu registro. Isto porque descobriu depois dos 50 que o seu registro em cartório está errado e incompleto, sem o nome que usa desde criança e muito menos a identificação do seu pai. A atual Dora Irani, sem o sobrenome Oliveira que usou a vida toda, só teve como solução registrar o nome Irene para usar profissionalmente.
Uma aula de sucesso – O que começou primeiramente como uma brincadeira virou um quadro em um canal no Youtube – o “Aulas de Irene” – e hoje se transformou em sucesso que alcançou a televisão num pulo: o Keké Isso na TV. Este programa de humor é semanal, tem uma hora e é exibido todo domingo, às 14h, pela TV Cabo Mossoró, com diversos quadros “Zuzu canta”, “Comidas da Maria” e naturalmente o “Aulas de Irene” que é um dos mais populares e que trouxe outros trabalhos agregados à humorista acidental.
“Com isto, os convites para campanhas começaram a surgir e a coisa começou a se movimentar”, comenta ela, que convive com uma nova rotina pauta ainda por variados trabalhos no mercado publicitário como o Pernambuco Dá Sorte e Paraíba Cap (uma das bases das Empresas Dá Sorte) e a Eletro Shopping, com a qual mantém contrato de um ano. Um trabalho que hoje lhe deu uma notoriedade que não assimilou ainda e é isto que mais a torna acessível ao público. “Eu não sou famosa, sou apenas uma trabalhadora. Esta fama quem dá é o público”, segundo ela. E por conta disso a notoriedade na mídia cresceu cada vez mais, trazendo mais humor à propaganda e maior audiência à TV educativa de Mossoró, com o programa que já está no ar há quatro anos. “Fiz quatro comerciais para TV, fora o da Eletro Shopping. Mas, com este é um acordo de exclusividade”, segundo ela, que se deslocada da cidade de Mossoró a mais ou menos a cada dois meses para filmar as campanhas com a Aleixo Comunicação, agência responsável pela comunicação da marca pernambucana. Uma trajeto de oito horas que foge da sua rotina diária que já é puxada, mas possibilita ainda curtir um pouco a companhia do marido, dos três filhos e do netinho de três anos. São dois ou três trabalhos realizados ao mês e as gravações semanais.
“O processo de produção é cansativo, mas tento encarar tudo como uma boa brincadeira. Afinal, tudo é bem divertido”, destaca Irene, que vem ganhando a atenção do público bem longe de casa. Com seu carisma ganhou o coração do público não só do Rio Grande do Norte, como da Paraíba, da Bahia e do Ceará. Mas, um cansaço que vem cada vez mais trazendo novas conquistas para toda equipe do programa, para a sua família e para ela própria. “Adoro o que eu faço. Gosto de ser conhecida e querida. O lado ruim é o cansaço. Se tivesse 20 anos teria mais gás. Mas, se Deus me deu este momento para fazer isto nesta idade é porque ele quer”, diz Irene. Entre os momentos em família, os sonos da tarde após o almoço e a atual agenda de trabalho, ela ainda comemora o lançamento do programa na TV Jornal em Pernambuco, que conta a adaptação de alguns dos quadros, a criação de uma nova imagem e a produção real em Mossoró.
* Matéria perfil sobre a icónica personagem Dona Irene, garota-propaganda da Eletro Shopping, produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Junho/ 2014, número 170
