Fechar menu
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

O que há de novo

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Button
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Lar»Entrevista | Perfil»A humildade das redes conquista a telinha
Entrevista | Perfil

A humildade das redes conquista a telinha

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque30 de junho de 2014Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário5 minutos de leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

dona-ireneAposentadoria é sempre um momento de muita tranquilidade para a maioria das pessoas, mas não para esta potiguar de 57 anos, que largou o trabalha de SG em um hospital de Mossoró despois de 24 anos por motivo de doença, e hoje divide a agenda entre muitos compromissos. Afinal, ela é uma das garotas propagandas mais divertidas da publicidade no último ano. Esta é a Dona Irene, personalidade da web e personagem que alcançou os TT´s mundiais como Danilo Gentile, e é a cara da nova comunicação do Eletro Shopping, rede pernambucana fundada há 20 anos, pelo empresário Richard Saunders.

Com muita simpatia, ela conquistou a telinha e os consumidores que fazem questão de bater foto e cumprimentá-la pelo caminho, e se destaca cada vez mais na campanha da marca varejista com o impactante slogan “É pra torar”, criado pela Aleixo Comunicação. “Aonde chego as pessoas se aproximam e são atenciosos. E este reconhecimento é muito bom e inesperado”, diz esta senhora nascida em Caraúbas, no Oeste do Rio Grande do Norte, e residente há mais de 44 anos em Mossoró. Bem humorada, a artista mantém agenda movimentada na mídia nordestina, mas ainda prefere a tranquilidade do convívio com a família e amigos à notoriedade que conquistou.

O start deste case de sucesso foi muito simples: uma câmera na mão, um computador e uma ideia engraçada na cabeça. Esta história está associada a muitos idealizadores da vlogosfera como Felipe Neto do Não Faz Sentido e PC Siqueira do Mas Poxa Vida, canais no Youtube com mais de 250 mil views e 200 mil views, respectivamente. A investida, que hoje acumula modestos porém significativos 25 mil seguidores, partiu de um projeto despretensioso do filho Kerginaldo Oliveira, ou Keké Oliveira (como é conhecido o jovem comediante) e do amigo Jedson Leandro que mantinham um lan house em Mossoró.

Seu jeito incomum de falar as coisas e de fornecer as respostas mais engraçadas sobre coisas triviais foi o pontapé para tudo. Conquistaram os internautas as gravações das frases soltas e brincadeiras que fazia na frente da câmera do filho, que com o amigo já desenvolvia um trabalho em vídeos como tantos vlogueiros (assim como o Ni do Badoque, o colega de rede e vlogueiro pernambucano Nielson José). Uma faceta comum para ela que brinca até na hora de se definir: “Sou filha de Guaiamum. Todo mundo tem um pai e eu não tenho nenhum”, quando fala do seu registro. Isto porque descobriu depois dos 50 que o seu registro em cartório está errado e incompleto, sem o nome que usa desde criança e muito menos a identificação do seu pai. A atual Dora Irani, sem o sobrenome Oliveira que usou a vida toda, só teve como solução registrar o nome Irene para usar profissionalmente.

dona-irene-e-equipe-da-aleixoUma aula de sucesso – O que começou primeiramente como uma brincadeira virou um quadro em um canal no Youtube – o “Aulas de Irene” – e hoje se transformou em sucesso que alcançou a televisão num pulo: o Keké Isso na TV. Este programa de humor é semanal, tem uma hora e é exibido todo domingo, às 14h, pela TV Cabo Mossoró, com diversos quadros “Zuzu canta”, “Comidas da Maria” e naturalmente o “Aulas de Irene” que é um dos mais populares e que trouxe outros trabalhos agregados à humorista acidental.

“Com isto, os convites para campanhas começaram a surgir e a coisa começou a se movimentar”, comenta ela, que convive com uma nova rotina pauta ainda por variados trabalhos no mercado publicitário como o Pernambuco Dá Sorte e Paraíba Cap (uma das bases das Empresas Dá Sorte) e a Eletro Shopping, com a qual mantém contrato de um ano. Um trabalho que hoje lhe deu uma notoriedade que não assimilou ainda e é isto que mais a torna acessível ao público. “Eu não sou famosa, sou apenas uma trabalhadora. Esta fama quem dá é o público”, segundo ela. E por conta disso a notoriedade na mídia cresceu cada vez mais, trazendo mais humor à propaganda e maior audiência à TV educativa de Mossoró, com o programa que já está no ar há quatro anos. “Fiz quatro comerciais para TV, fora o da Eletro Shopping. Mas, com este é um acordo de exclusividade”, segundo ela, que se deslocada da cidade de Mossoró a mais ou menos a cada dois meses para filmar as campanhas com a Aleixo Comunicação, agência responsável pela comunicação da marca pernambucana. Uma trajeto de oito horas que foge da sua rotina diária que já é puxada, mas possibilita ainda curtir um pouco a companhia do marido, dos três filhos e do netinho de três anos. São dois ou três trabalhos realizados ao mês e as gravações semanais.

“O processo de produção é cansativo, mas tento encarar tudo como uma boa brincadeira. Afinal, tudo é bem divertido”, destaca Irene, que vem ganhando a atenção do público bem longe de casa. Com seu carisma ganhou o coração do público não só do Rio Grande do Norte, como da Paraíba, da Bahia e do Ceará. Mas, um cansaço que vem cada vez mais trazendo novas conquistas para toda equipe do programa, para a sua família e para ela própria. “Adoro o que eu faço. Gosto de ser conhecida e querida. O lado ruim é o cansaço. Se tivesse 20 anos teria mais gás. Mas, se Deus me deu este momento para fazer isto nesta idade é porque ele quer”, diz Irene. Entre os momentos em família, os sonos da tarde após o almoço e a atual agenda de trabalho, ela ainda comemora o lançamento do programa na TV Jornal em Pernambuco, que conta a adaptação de alguns dos quadros, a criação de uma nova imagem e a produção real em Mossoró.
* Matéria perfil sobre a icónica personagem Dona Irene, garota-propaganda da Eletro Shopping, produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Junho/ 2014, número 170

Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Avatar photo
Ivelise Buarque

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

Relacionados

Caminhos que levam a novos horizontes

23 de novembro de 2016

Andando além da curva

9 de novembro de 2016

Na luta das possibilidades e da audiência

14 de agosto de 2016
Adicione um comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Demo
Manter contato
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Não perca
Comunicação

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

Por Ivelise Buarque15 de outubro de 20250

O Recife deu início nesta quarta, dia 15 de outubro, a uma imersão total por…

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa

15 de outubro de 2025

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas da Ra sobre arte e design.

Postagens recentes

  • REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil
  • APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025
  • Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025
  • CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa
  • Adepe amplia presença no REC’N’Play 2025 com mais de 120 atividades

Comentários recentes

Nenhum comentário para mostrar.
Realize Com Ivelise
Facebook Instagram YouTube
  • Home
  • Contato
© 2025 Realize Com Ivelise.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.