
Ser o melhor que pudesse ser como pessoa foi a principal meta na vida do especialista Saulo Andrade, coaching em marketing digital, que antes de tudo é um idealista por natureza. Pautou-se na excelência e na busca por relações ricas com aqueles com quem possa compartilhar o que a vida tem de interessante e, em contrapartida, o que pode ampliar a visão do mundo, o cenário profissional e os mercados em ebulição. Pode parecer controverso para o garoto tímido e introvertido, que vivia muito em casa e com poucos amigos, para o expert que mantém um admirável network e um impressionante rede de amigos, que contribuíram muito para a sua formação no peculiar universo online. “O Gil Giardelli é o profissional que mais influenciou na minha carreira. Acompanhava todos os seus passos (youtube, twitter, site, blog, palestras pelo nordeste) até conhecê-lo pessoalmente em maio de 2011 e hoje ser considerado um amigo. Contudo, mais recentemente, me influenciaram o André Damasceno do O melhor do marketing e o Flávio Augusto da Silva do Geração de Valor”, destaca Saulo, que vem nadando contra as expectativas familiares e contra as próprias perspectivas convencional do setor.
Com a vinculação de muitos dos parentes à ideia do emprego fixo e da carreira formal, inclusive, com trajetória em concurso público, Saulo Andrade enveredou por uma formação em coaching, que descobriu ainda na época em que integrava a Federação Nacional dos Estudantes de Administração – Regional Pernambuco, quando dos investimentos iniciais na Administração. “Organizando o Encontro Pernambucano dos Estudantes de Administração vi no twitter do Administradores.com uma matéria sobre ‘Coaching: descubra como acelerar sua carreira profissional’, a partir daí me interessei pelo tema”, lembra. Para ele, este é um processo que visa ajudar o indivíduo a encontrar sua melhor versão de si mesmo, focada em tarefas, foco e resultado.
Foi assim que deixou de lado os pontos de vistas dos pais e da família que acredita naquele ideal “coloca os pés no chão” e decidiu empreender, montar meu negócio, colocar ideias e projetos em ação. “Eu costumo resumir minha vida em A.C (Antes do Coaching) e D.C (Depois do Coaching). Antes era introvertido, muitos sonhos, ideias e pouca realização. As pessoas me subestimavam, era fácil me colocar ‘pra baixo’, tinha um certo complexo de inferioridade devido ao fato de descobrir enquanto criança que era adotivo, fruto de um abuso sexual da sobrinha de meus pais, que ao descobrir quis abortar porém seus tios me acolheram e a única coisa que sei até hoje é que ela mora na cidade do Rio de Janeiro”, comenta ele que assim conseguiu superar o trauma. “Minha primeira palestra foi iniciada contando a história que antes era motivo de meu sofrimento. Isso mesmo, até 2011, com 24 anos eu não tinha contado a ninguém que era adotivo, pois não me sentia bem”, lembra.
Depois desse processo transformado para o especialista, a vontade de empreender com o aporte nessa capacitação falou mais alto, e agora busca proporcionar novas formas de encarar os desafios e empreender neste admirável mundo novo da inovação com foco no Social Media e no Marketing Digital. Uma forma de alinha este foco profissional como a sua enorme relação e envolvimento com as novas tecnologias e as mídias sociais, uma relação antiga que começou ainda na infância. “Desde criança era apaixonado por Internet, desde quando meu pai comprou o primeiro PC da casa, um Pentium II com Windows 95, preto e branco. Ele não permitia meu uso e eu esperava ele sair de casa, procurava o fusível do estabilizador que ele escondia e utilizava o PC escondido mesmo. Aprendi a amar essa tecnologia e as oportunidades que ela proporcionava, uma das principais era conhecer pessoas de várias localidades”, diz. Com o tempo, o interesse aumentou e essa conexão se materializou em oportunidades únicas para esse apaixonado como a do estágio em analista de mídias sociais na E.Life (2010), a aproximação com o mentor Gil Giardelli (2011).
“Após realizar o sonho de conhecer minha referência na área, tive o prazer de participar do seu curso Redes sociais e inovação Digital na ESPM-SP a convite do mesmo e pude conhecer diversos profissionais da área, por todo o Brasil e ao voltar pra Recife idealizei o I Pernambuco Social Media, primeiro evento de mídias sociais em Pernambuco, inspirado no Social Media Brasil que acontecia em São Paulo”, comenta. Este projeto inicial rendeu uma segunda edição, com o apoio da 7Pixel e Faculdade FBV Devry, que contou com nomes com vertentes distintas, com projeção e grande reconhecimento, entre os quais Erickson Monteiro do Plugcitários , Gabriel Oliveira e Danilo Rafael do Canal Putzvei, Gil Giardelli, sua referência no mundo virtual, e Murilo Oliveira, então sócio-diretor da iFruit que agenciava webcelebridades como Felipe Neto, e que hoje é sócio diretor da IWM Agency, agência focada em influencers marketing.
Este evento deu oportunidade de blogueiros e youtubers locais se projetarem junto ao público, e lhe encaminharam para uma nova realidade: a profissionalização de um universo carente de reconhecimento também no mundo off-line. Foi assim que idealizou em 2014 o Buruçu na web, que reuniu cerca de 30 produtores de conteúdo (entre blogueiros, youtubers e criadores de conteúdo na web em diversas plataformas). “Esta proposta aconteceu na AESO Barros Melo, em Olinda, e contou com diversos nomes que compartilharam seu trabalho e interagiram com seus fãs: Whindersson Nunes, Kaio Oliveira, Ni do Badoque, Maria Claudia que está na edição do BBB 2016, Clarice Freire do Pó de Lua, Erickson Monteiro do Plugcitários, Iran Pontes do Design Culture, Diego Jovino do Suricate Seboso, entre outros, por imaginar um ‘Buruçu’ entre participantes e os seus fãs”, enfatiza. E assim começou projeto de integração da informação e orientação que muitos que atuam no meio online precisam, e a troca de informações e conhecimento que muitos anseiam.
* Parte de Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Abril/ 2016, número 192
