Fechar menu
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

O que há de novo

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Button
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Lar»Marketing»Branding interno: a mudança que funciona
Marketing

Branding interno: a mudança que funciona

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque17 de setembro de 2014Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário4 minutos de leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

5-gustavo-bastos_11-21Como em todo relacionamento, este casamento começa com uma paquera. Então, se a empresa não começa a conquista no recrutamento, pode ser que esse nunca funcione a contento. “Funcionários satisfeitos, geram clientes satisfeitos. Para que o resultado final da nossa venda, prestação do serviço seja positiva, a comunicação interna da empresa tem que ser exemplar. Treinamento é a palavra-chave. Nossa missão tem que ser levada a sério. A promessa do nosso serviço não pode ficar só no papel, tem que ser concretizada, e para isso nossos funcionários são treinados e capacitados para tal, para que a comunicação interna não tenha falhas”, diz Marcelo Gil da Mercado Vip.

Ele lembra que no começo teve muitos tropeços, adequação e reformulações. Mas com a eficiência do trabalho realizado para divulgar a marca, hoje, ela remete a bem-estar, qualidade de vida, praticidade, comodidade nos dias atuais pautados pela correria e afazeres. “Hoje, com a era das redes sociais, viramos uma marca em que o cliente gosta de postar nas redes, tiram fotos com nossos entregadores e motoristas com as compras. Eles até pediram para mudar a farda de tantas fotos que tiram com nossos clientes. E eles gostam! Se sentem felizes em representar a empresa que trabalham. Se não gostassem da empresa, não apareceriam. E, com tudo isso, quem ganha é a empresa, o público interno e externo”, destaca o diretor da empresa que atua na Bahia e em Sergipe.

Esta reputação do negócio construída pela comissão de frente aos consumidores e clientes se torna em alguns casos inabalável em função deste engajamento, alinhamento e transparência na comunicação de dentro para fora. Esta ferramenta gera uma credibilidade e confiança, que precisa ser alimentada e fortalecida intensamente com os colaboradores. “Com isso, podemos reforçar todos os pontos positivos da empresa, fazendo com que todos se sintam construtores do crescimento da empresa. Os colaboradores são os melhores divulgadores de uma empresa”, para Rosangela Ribeiro, diretora de conteúdo da Printer Press Comunicação Corporativa (SP).

4-rosangela-ribeiro_printer-pressE com este pensamento a agência criou o Comitê de Comunicação Interna com gestores responsáveis e colaboradores voluntários para discutir e produzir as ferramentas e os veículos envolvidos. “Começamos com a realização da primeira Pesquisa de Clima e com isso pudemos identificar todos os pontos fortes e os gaps de nossa empresa. Com isso feito, é importante envolver todos em um plano estruturado de medidas onde os colaboradores serão beneficiados juntamente com a empresa, resultando no fortalecimento da sua marca”, comenta ela, que reforça que entre as ações utilizadas estão, por exemplo, comunicados, reuniões presenciais de apresentação do planejamento da empresa e dos resultados financeiros, jornal interno e programa de feedback.

“O Branding interno é uma evolução natural do endomarketing em um tempo onde a palavra engajamento parece ter dominado não só os departamentos de marketing das empresas, mas também o RH”, diz o diretor de criação da 11:21 (RJ), Gustavo Bastos. “Na agência, investimos muito na autoestima dos funcionários para que tenham orgulho de onde trabalham. Acreditamos que isto influencia positivamente o relacionamento dos clientes da agência, que também sentem este mesmo orgulho. Não somos mais um fornecedor. Somos um parceiro dos nossos clientes e eles têm orgulho do trabalho que fazemos para eles e assim nossa parceria só aumenta e nossa marca só cresce. É um círculo virtuoso”, lembra.

Contudo, frisa que nenhum programa de branding interno funciona adequadamente se não for verdadeiro. “A empresa deve passar aos seus funcionários que é feita de gente que ama o que faz, que a meritocracia ali funciona. Faça uma campanha interna, eventos, use os murais, o e-mail, camisetas, coisas simples para espalhar o conceito do engajamento, crie ambientes de descompressão, dê ao RH o poder de trazer pessoas que amem o que fazem e, acima de tudo, dê o exemplo, ame o que faz e mostre para todo mundo o que você sente”, ressalta Bastos.

* Parte de Matéria de capa sobre branding interno, produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Setembro/ 2014, número 173

Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Avatar photo
Ivelise Buarque

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

Relacionados

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025
Adicione um comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Demo
Manter contato
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Não perca
Comunicação

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

Por Ivelise Buarque15 de outubro de 20250

O Recife deu início nesta quarta, dia 15 de outubro, a uma imersão total por…

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa

15 de outubro de 2025

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas da Ra sobre arte e design.

Postagens recentes

  • REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil
  • APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025
  • Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025
  • CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa
  • Adepe amplia presença no REC’N’Play 2025 com mais de 120 atividades

Comentários recentes

Nenhum comentário para mostrar.
Realize Com Ivelise
Facebook Instagram YouTube
  • Home
  • Contato
© 2025 Realize Com Ivelise.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.