
Com 44 anos de atuação no mercado regional, a Globo Nordeste reuniu no dia 21 de julho profissionais, empresários e parceiros do mercado de comunicação para conhecer os novos planos e novidades para todo sistema da emissora no encontro “Eventos e Projetos Comerciais 2014/2015”. Todo o planejamento para o segundo semestre deste ano e para 2015 foram apresentados e deu-se o start para novas oportunidades e propostas de renovação de patrocínio para programas e eventos que fazem parte do calendário dos pernambucanos. Desde 1972 a Globo já leva o Nordeste desde o nome, porque não olhamos só para Pernambuco, olhamos a região toda. Temos que enxergar o cinturão da Bahia até o Maranhão”, lembra o diretor comercial, Iuri Leite.
A iniciativa visa ampliar a identificação da população com a própria região e a cultura a partir de uma programação dinâmica e atrativa e, como consequência, proporcionar um plano de mídia mais arrojado e com maior potencial comercial para o mercado. Afinal, para vender é preciso investir, mesmo que a visão macro dos negócios não sejam as mais reconfortantes. “O potencial dessa imagem positiva do Nordeste levada pelos europeus durante a Copa do Mundo acho que é o maior ganho que se pode ter da Copa, mais do que qualquer outra coisa. A Copa, em si, não trouxe tantos resultados positivos para a economia no mês de junho e no mês de junho. Mas, em termos de turismo, para os próximos anos, vai ser excepcional. A marca “Nordeste” foi levada para fora, pela quantidade de turistas que vieram para cá e que gostaram, não viram tanta violência, não viu tanto problema como transporte dentro das cidades ou aeroportos, que era o grande medo que se poderia ter. Nesse sentido, foi perfeito”, segundo o economista e consultor de empresas Sérgio Vale, que palestrou na ocasião para o público sobre o cenário atual da economia brasileira, com foco no Nordeste.
De acordo com o especialista, o país está atravessando uma onda de desaceleração em praticamente todos os segmentos da economia, principalmente no que diz respeito aos bens de consumo. Esse clima tende a perdurar até o final de 2015. Por outro lado, as agências de propaganda vão ter que fazer ajustes em suas planilhas, pois será um período de verba escassa e investimentos menores por parte dos anunciantes. “A gente sabe que 2014 e 2015 são anos um pouco difíceis. São justamente nesses anos que os empresários têm que refletir, pensar e otimizar seus investimentos, para fazê-los da melhor forma possível. Estes dois anos devem ser uma preparação importante para esse crescimento que vai voltar a acontecer nos próximos anos”, enfatizou.
Globo Nordeste renova e diversifica mais ainda – E é esta preparação que a Globo Nordeste já antecipou com a confiança de que o mercado não irá se abater pelos tempos incertos neste ano que antecede as Olimpíadas 2016. Um período com uma programação variada com o expertise do time de produção e jornalismo da emissora. A grade integra os programas jornalísticos Bom Dia Pernambuco, Globo Rural Diário, NETV1ª Edição e 2ª Edição, Globo Esporte e Lance Final (programa de esporte); os programas de variedades semanal Encontro Com Fátima Bernardes, o semanal Verão Nordeste (com reportagens exclusivas sobre o meio ambiente, roteiro de balneários, esportes radicais, sugestões de cardápio e passeios pelo litoral), e Espaço Pernambuco (que mostrar toda a riqueza cultural com personagens curiosos e histórias divertidas); e os especiais musicais com Nena Queiroga, a Rainha do Carnaval Pernambucano, que completou recentemente 30 anos de carreira, a cantora e compositora pernambucana Adriana BB (iniciou sua carreira em 1988 em festivais de música em Recife) e o rabequeiro e cordelista Beto Brito, que começou a fazer música ainda criança, por influência do pai que era tocador de sanfona de oito baixos.
Da mesma forma, o plano de mídia promete ser também bastante atrativo com upgrade na agenda do portal G1, que teve o site Mercado no Ar (espaço virtual voltado para o mundo publicitário) reformulado visualmente e ainda traz novidade n a programação do sistema, envolvendo inclusive a repercussão de projetos especiais como o Campus Party 2014, realizado de 23 a 27 de julho, no Centro de Convenções. Mas ainda trabalhará em cima da Fliporto 2014 (prevista para 13 a 16 de novembro); e Musa do Pernambucano 2015. Da mesma forma, o plano de mídia promete ser também bastante atrativo em cima de datas comemorativas em 2015, como o Dia das Mães (10 de maio), com o projeto especial “Puxei a Mainha”; o Dia dos Avós (26/07), com site especial no formato de um grande álbum de fotos, a ser personalizado pelo internauta; Dia dos Namorados (12/06), com página comemorativo a ser enriquecido com selfies (autorretrato) de casais e mensagens dos enamorados; e o Dia dos Pais (09/08), que mostrará os pais como os Heróis da vida real, customizado fotos dos pai dos internautas com elementos divertidos que remetem a histórias em quadrinhos.
* Matéria sobre empreendedorismo, produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Julho/ 2014, número 171
