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Lar»Comunicação»Contente mostra que uma boa e conectada ideia satisfaz e faz feliz
Comunicação

Contente mostra que uma boa e conectada ideia satisfaz e faz feliz

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque8 de julho de 2014Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário7 minutos de leitura
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contente1Mais do que um adjetivo de dois gêneros, a palavra Contente concretizou a realização das jovens Daniela Arrais (jornalista recifense e autora do blog Don’t Touch My Moleskine) e Luiza Voll (publicitária, designer de interação e autora do blog Favoritos), que ansiavam por um desafio a mais em suas carreiras e suas vidas. Foi assim que nasceu em 2010, em São Paulo, esta empresa criada para o desenvolvimento de projetos especiais que acontecem na internet e fora dela, como as próprias sócias definem. “A Contente surgiu da paixão que temos pela internet. A gente vivia falando sobre o assunto, compartilhando os links que mais enchiam nossos olhos, falando de como é verdadeiro esse clichê de que com a internet você tem o mundo todo”, diz a pernambucana que já atuou como repórter no Jornal do Commercio, revista Joyce Pascowitch, no portal Oba Oba e na Folha de São Paulo.
O casamento profissional com a amiga e sócia criativa, que integrou o staff de diversas agências e projetos em Belo Horizonte, São Paulo e Barcelona, surgiu despretensiosamente após uma aproximação no mundo virtual como tantas outras amizades. E o conhecimento no mundo físico mostrou apenas os interesses em comum, como a enorme paixão pela internet. Posteriormente, o destino tratou de materializar os anseios das duas de realizar algo pessoal, prazeroso e que as deixasse feliz. “Vendo esse nosso movimento, uma amiga em comum (a Fernanda Resende, da Oficina de Estilo – http://oficinadeestilo.com.br/) nos passou nosso primeiro trabalho, que era reformular o site delas. Depois disso, fizemos mais uns trabalhos de consultoria e, a certa altura, decidimos focar nos projetos autorais, que são nossa grande paixão”, lembra Arrais.

Com o propósito de alcançar aquele desejo de criar o que querem e ser, antes de tudo, felizes e satisfeitas com o que fazem foi se tornando realidade a cada dia, deixando-as realizadas e, com o direito do trocadilho, contentes. Afinal, a iniciativa das jovens empresárias foi assim ganhando corpo com um princípio básico: identificar comportamentos online, transformando-os em ideias aproveitando as redes já existentes como Instagram e Facebook, por exemplo. “Os projetos da Contente, inicialmente, não nascem com um modelo de negócios definido. Criamos projetos para as pessoas e, se elas curtem, as marcas acabam se interessando em aparecer ali também”, comenta Daniela.

O principal start das empreendedoras e carro-chefe deste trabalho com certeza foi o Instamission (www.instamission.com), que já ganhou destaque aqui em nossas páginas ano passado. Primeiro projeto autoral da Contente, ele nasceu antes de tudo pelo próprio comportamento da dupla com esta ferramenta social focada essencialmente na imagem. “Nosso primeiro projeto foi o Instamission, que começou em 2011 e consiste em missões fotográficas semanais sobre os mais variados temas: fotografe um beijo, fotografe uma saudade, fotografe árvores, fotografe como você celebra a chegada do verão”, recorda-se.

A ideia de lançar mão de fotografias, textos e vídeos como suporte para contar histórias que o público tivesse a contar e que os demais quisessem conhecer, estabelecendo uma nova forma de comunicação bilateral, e como não multiplataforma. Um modelo diferenciado que pode envolver qualquer ponto de partida dentro de um denominador comum. “Os nossos projetos tem pontos de partida parecidos: identificamos um comportamento e fazemos um convite para que mais pessoas falem sobre ele. No caso do Instamission, o projeto nasceu porque não conseguíamos parar de usar o Instagram e porque queríamos criar uma comunidade de talentos incríveis dentro da ferramenta. Em seguida, lançamos o Autoajuda do Dia (www.facebook.com/autoajudadodia), que discute nossas vulnerabilidades. Ele nasceu, por exemplo, no Pinterest e surgiu da paixão pelo comportamento das pessoas de compartilharem frases de motivação para as outras. E por aí vai!”, comenta.

Foi assim que novas investidas foram se desenvolvendo e ganhando corpo na proposta inicial de Daniela e Luiza. Este é o começo de tantos projetos diferenciados nesses cinco anos de Contente, que tem como ponto de partida a necessidade de olhar para o todo com uma visão particular. “A gente é apaixonada por internet, tanto para uso pessoal quanto para uso profissional. E não só enxergamos muito potencial na rede quanto a usamos como canal para nossos projetos. Sempre gostamos de pensar que, se as pessoas estão usando muito uma rede, nada mais natural do que nos comunicarmos com elas por lá. E natural também é fazer convites, como fazemos em nossos projetos. Se feita de uma maneira informativa, legal, não tão invasiva, a divulgação de produtos e marcas nesses ambientes pode ser proveitosa tanto para a marca quanto para o projeto e, principalmente, para os usuários”, diz a sócia da Contente.

É com este olhar sobre as mídias sociais e a melhor forma de aproveitá-las para falar com o público que os projetos ganharam destaque e a Contente, por sua vez, ganharam cada vez mais notoriedade com números que surpreendem. Tanto que o Instamission, por exemplo, começou também chamar a atenção de diversas marcas e organizações. “Já fizemos mais de 170 missões e recebemos mais de 360 mil fotos! Esse projeto se desdobrou também como mídia para marcas e agências de publicidade, que fazem missões patrocinadas. Mais de 70 delas são patrocinadas por marcas, dentre as quais estão as principais do mercado que já fizeram Instamissions: Itaú, Pão de Açúcar, Coca Cola, Sony, Fiat, Marc Jacobs, Dove, Comfort, entre tantas outras. A procura é grande e ficamos felizes com isso! Com o nascimento das missões patrocinadas, pensamos em uma forma de manter o espírito do Instamission e, ao mesmo tempo, trazer a novidade do patrocínio”, ressalta.

contenteUnindo o útil ao agradável – O surgimento da primeira demanda, vinda de uma agência de publicidade em São Paulo, começou com seis meses de projeto. E o processo começa da seguinte forma: o cliente e a agência entram em contato, informam o tema que querem trabalhar e juntos vão construindo a missão. Mas, neste processo, é necessário oferecer uma contrapartida, que envolve a oferta pela marca de prêmios aos participantes como iPad, biquíni e até viagens incríveis para destinos como China, Londes e Nova York, destaca Arrais, fã incondicional do Instagram, e que ressalta que, antes de tudo, é importante estar ciente das mudanças à vista, especialmente no que diz respeito ao perfil dos usuários: “Se no seu lançamento era uma plataforma que os early adopters (novos usuários) amavam, hoje é a ferramenta popular entre diversos grupos. E quanto mais gente, mais conteúdo, sempre acho isso bom. A ferramenta ainda deve passar por muitos desdobramentos, uma vez que foi comprada pelo Facebook. Talvez eles venham na forma de anúncios entre os posts, vamos esperar pra ver”.

Enquanto isto, a Contente vai mexendo com o público em diversas propostas: o Autoajuda do Dia que, neste caso, aproveita a transformação da internet em um grande consultório médico ou espaço para compartilhar pensamentos positivos, com uma compilação de pôsteres legais, frases e textos que têm muito a dizer para as pessoas sobre as pessoas. Mas, ainda temos o #vailá (www.instagram.com/vailasp), um guia da cidade paulista, que ajuda uns aos outros com informações práticas e atualizadas sobre onde e como achar produtos legais e, teve um desdobramento no verão: o #vailaPraias (www.instagram.com/vailapraias). E por fim temos o Cinemission (www.instagram.com/cinemission), uma espécie de primo do Instamission, de missões em vídeo.

O sucesso das iniciativas comprova que as pessoas nos dias de hoje estão atrás desta conexão com o mundo e uns com outros, contudo, elas querem estar integradas ao online e ainda assim independentes, no meio off-line, ao mesmo tempo. E, apesar do peso dessas mídias sociais, velhos métodos e modos de se comunicar continuam em evidência. “A gente acredita muito em usar a rede certa para cada projeto. E, também, em replicar o conteúdo onde a maioria das pessoas está. Mas sabe uma coisa que a gente fez esse ano e que nos surpreendeu? Criamos um blog para a Contente e passamos a enviar uma newsletter sem periodicidade definida, apenas quando surgia um assunto legal pra falar. O retorno que tivemos foi fantástico: muita gente elogiou, mandou emails, ficou feliz de receber essa comunicação mais espaçada e um pouco mais elaborada. Então nossos olhos se voltaram ultimamente para ferramentas que estão longe de serem hypadas, mas que, para nós, se mostram super eficientes”, comenta.

* Matéria sobre empreendedorismo, produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Julho/ 2014, número 171

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Ivelise Buarque

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

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