Fechar menu
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

O que há de novo

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Button
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Lar»Notícias»Mercado»Recursos dos booktrailers facilitam a expectativa de obras da literatura moderna
Mercado

Recursos dos booktrailers facilitam a expectativa de obras da literatura moderna

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque9 de maio de 2014Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário5 minutos de leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail
foto-1-romulo-veiga-socio-produtora-pararaio-copia
Felipe Caruso do Catarse

No universo do crowdfunding, por exemplo, os booktrailers se tornaram uma das melhores formas de conquista do financiamento coletivo, segundo o coordenador de Comunicação e Imprensa do Catarse (RJ), Felipe Caruso. “Literatura é a 3ª categoria que mais tem projetos no ar no Catarse: são 20. Como o vídeo é obrigatório, os autores acabam fazendo teasers dos seus livros. A editora Realejo, por exemplo, já fez quatro projetos e o que está no ar agora tem bem essa pegada de trailer: http://catarse.me/pt/nada”, destaca. E é assim que a ferramenta vai se ganhando força e não é a toa, pois ela consegue integrar duas paixões lúdicas: a literatura e o audiovisual do cinema.

Contudo, esta ferramenta já está se popularizando em outras áreas, em especial o do mercado literário. “É sensível que um booktrailer possa criar uma atmosfera tangível para o argumento do livro. A literatura exige mais abstração que outras mídias, às vezes, é difícil criar o clima e contexto da história com base em sinopses e críticas especializadas, o que torna a escolha do livro sempre uma loteria para o leitor. Com o booktrailer desenvolvido de forma adequada, fica fácil para o consumidor descobrir afinidades com a história e se a mesma é de seu gosto”, diz Rômulo Veiga, sócio-fundador da produtora ParaRaio Filmes (RJ). Na hora de fazer o trailer, deve se ater a algumas dicas importante na hora da produção como, por exemplo: o visual, a informação (concisa e direta) e sincronia e equilíbrio de todos os elementos (imagens, frases, música). Mas, apesar de muitos acreditarem que vale tudo para mostrar o que se escreveu de forma dinâmica e visualmente atrativa. Vale algumas ressalvas.

“É bom tomar cuidado para não desenhar demais ambientações, ou personificar personagens com atores, para não tirarmos do livro a liberdade que nossa mente tem em criar feições, cenários e o contexto do argumento. Outro ponto que deve se ter atenção é em não iludir o leitor; criar um clima que não será encontrado na história com intenções comerciais pode ser um tiro no pé”, enfatiza. Para Veiga, por melhor que uma história possa parecer ela sempre terá como filtro a expectativa que se cria entorno dela. “Quem já não se surpreendeu com um livro do qual não se esperava nada, ou o contrário, se decepcionou com uma história que foi tão alardeada que criou-se expectativas impossíveis de atender”, comenta ele, que acredita que exagerar no clima implica muito em descredibilizar o formato e assim as pessoas passaram a desconfiar deles se não tiverem sincronia com as dimensões da história que retrata.

Vendo antes de ler – Mas, sem sombra de dúvidas, este é um recurso que movimentar o mercado e despertar principalmente nos jovens o interesse à leitura. “A partir de algo que se pretende divulgar, lançamos mão dos teasers como ferramenta moderna, inovadora e objetiva que busca gerar um clima enigmático, que é o grande diferencial. O cinema já lança mão desta estratégia para divulgar os filmes, e agora o mercado editorial está adaptando-o aos materiais impressos”, comenta Luciana Boschi, diretora da Dom Graphein Consultoria (RJ). No site da empresa (www.domgraphein.com), já foram incluídos estes pequenos filmes para divulgar eventos e conseguiram aproximar a metodologia e o espaço de trabalho, num curto espaço de tempo, ao público. “Com o mundo cada vez mais dinâmico, as pessoas buscam informações rápidas e resumidas sobre algo que elas vão ler ou assistir, para poder decidir. Com o papel de apresentar frases de efeito e motivar o leitor, os teasers trazem, além da inovação na forma de comunicação, uma degustação sobre o assunto a ser apresentado”, lembra Luciana, que também se prepara para usar esta técnica na divulgação dos seus três livros.

luciana-2
Luciana Boschi, diretora da Dom Graphein Consultoria

“Pretendo usar o booktrailer, pois acredito que a internet hoje está completamente inserida em nossas vidas e as informações vêm on time. Os custos podem, por vezes, ser mais altos, mas a penetração e propagação é bem maior e isso aumenta muito o custo X benefício na utilização da ferramenta”, ressalta. E por conta disto a maior parte da produção nacional é feita a partir da leitura de trechos do livro (pelo autor ou não, com imagens neutras ou que reafirmam o conteúdo lido) porque esbarra na questão econômica, no orçamento dos trailers. “Os book trailers ainda são trabalhados a partir do desenvolvimento de um roteiro e, hoje ainda de produção caseira. Com custos de produção muito baixos. Hoje a tecnologia a ‘custo zero’, leva, qualquer um a fazer qualquer coisa. Neste caso, por enquanto, eles implicam em redução de custos de produção, apesar de podermos considerar a produção boa, mas ainda do tipo ‘caseira’”, para Vanise de Barros Mellaci, designer e professora de comunicação.

Apesar desses recursos trazerem muitas possibilidades e novas oportunidades ainda não em formato profissional para o mercado de produção audiovisual, ela acredita que os book trailers ainda trarão muito pano para manga. “Em longo prazo, a linguagem do vídeo pode aproximar públicos que se afastaram da leitura impressa e aplicados da forma adequada. Podemos esperar com certeza melhor qualidade de conteúdo como de produção. Precisamos de um amadurecimento do mercado, que se dará oportunamente. Mas, no momento o problema talvez seja levar quem responde pela comunicação (e resultados) de uma multinacional, a valorizar o trabalho, e considerá-lo de importância tanto de conteúdo como de produção, direcionando verba para o mesmo”, reforça Mellaci.

* Matéria sobre Marketing Literário, produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Maio/ 2014, número 169.

Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Avatar photo
Ivelise Buarque

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

Relacionados

O que aprendi com Jenkins, Beattie, Wu e Giardelli sobre comunicação, marketing, negócios e marcas autênticas

29 de agosto de 2025

Economia Criativa movimenta Paudalho e reafirma seu poder de transformação cultural e social

29 de agosto de 2025

Como SEVIA mostrou a forma de usar a IA, estratégia e propósito no conteúdo digital

28 de agosto de 2025
Adicione um comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Demo
Manter contato
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Não perca
Comunicação

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

Por Ivelise Buarque15 de outubro de 20250

O Recife deu início nesta quarta, dia 15 de outubro, a uma imersão total por…

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa

15 de outubro de 2025

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas da Ra sobre arte e design.

Postagens recentes

  • REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil
  • APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025
  • Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025
  • CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa
  • Adepe amplia presença no REC’N’Play 2025 com mais de 120 atividades

Comentários recentes

Nenhum comentário para mostrar.
Realize Com Ivelise
Facebook Instagram YouTube
  • Home
  • Contato
© 2025 Realize Com Ivelise.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.