 Enquanto os times se preparam para os gramados, a Copa do Mundo já conta com cerca de 1900 produtos oficiais licenciados (catalogodeprodutosoficiais.com.br), que são um grande sucesso, segundo a Globo Marcas, Máster Licenciada da FIFA no Brasil. “O projeto de licenciamento da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ tem a missão de garantir que todos possam ter acesso aos produtos oficiais desse grande evento com bons preços e qualidade. Para isso, a comercialização dos produtos está sendo abrangente para atender a todos os torcedores, brasileiros e estrangeiros. São cerca de 200 lojas oficiais em estádios, aeroportos, quiosques em locais de grande circulação de pessoas, megastores e e-commerce. Além de mais de 20 mil pontos de venda do varejo em todo o país, alcançando até regiões que não receberão jogos da Copa”, diz José Luiz Bartolo, diretor de licenciamento da Globo Marcas.
Enquanto os times se preparam para os gramados, a Copa do Mundo já conta com cerca de 1900 produtos oficiais licenciados (catalogodeprodutosoficiais.com.br), que são um grande sucesso, segundo a Globo Marcas, Máster Licenciada da FIFA no Brasil. “O projeto de licenciamento da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ tem a missão de garantir que todos possam ter acesso aos produtos oficiais desse grande evento com bons preços e qualidade. Para isso, a comercialização dos produtos está sendo abrangente para atender a todos os torcedores, brasileiros e estrangeiros. São cerca de 200 lojas oficiais em estádios, aeroportos, quiosques em locais de grande circulação de pessoas, megastores e e-commerce. Além de mais de 20 mil pontos de venda do varejo em todo o país, alcançando até regiões que não receberão jogos da Copa”, diz José Luiz Bartolo, diretor de licenciamento da Globo Marcas.
Para ele, o brasileiro tem respondido a essa demanda. E para este público motivado pelo evento esportivo (81% conforme pesquisas realizadas pela FIFA, Ibope e Ministério do Turismo), as possibilidades são inúmeras, pois foram fechadas parcerias com mais de 70 empresas de diversos segmentos. “Temos a Malwee, Grendene, BBR, Grow, The Marketing Store, Foroni, Cisper, C&A, além da Dufry, que opera as lojas oficiais, e a B2W, responsável pelo site oficial de compras online. Haverão ainda lojas oficiais em todos os estádios. Serão em torno de 93 lojas, 4000m2, 700 a 800 funcionários. E cada empresa tem trabalhado estratégias e campanhas de divulgação dos seus produtos, porém sempre alinhados com a FIFA”, destaca Bartolo.
No período dos templos da bola, muitas empresas começaram a promover suas imagens associadas ao tema da Copa. Entretanto, apesar da ênfase das marcas, muitas das ações ainda não despertam tanto a atenção do público como o esperado por alguns especialistas. “Já era para estarmos vendo cases super criativos dentro deste tema Copa do Mundo, mas o que vejo é o mesmo de sempre em todos os formatos, desde a TV ao digital, parece que as marcas não estão muito empolgadas, pelo menos até este mês de março, em mostrar ousadia em seus formatos de campanha. Talvez agora que passamos o carnaval as coisas comecem a esquentar e os setores de marketing das empresas despertem para novas demandas, com pegadas mais inovadoras”, comenta Sabrina Brito, presidente da Simples Comunicação Digital, que vem trabalhando no momento com formatos específicos como banners e intervenções em sites de conteúdo relevantes. “Em nosso mercado digital, percebe-se um grande aumento no volume de ações promocionais envolvendo o tema Copa do Mundo. Tanto para o público externo (consumidores de produtos e serviços), como interno (funcionários), dando como premiação ingressos para os jogos”, lembra.
* Parte de matéria de capa sobre Marketind na Copa, produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Março/ 2014, número 167.

 
		
