Fechar menu
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

O que há de novo

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Button
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Lar»Notícias»Mercado»Com a marca da emoção, agências conquistam Profissionais do Ano
Mercado

Com a marca da emoção, agências conquistam Profissionais do Ano

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque16 de setembro de 2013Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário6 minutos de leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

frame10Como um oscar, o Prêmio Profissionais do Ano apresenta anualmente trabalhos criativos provenientes de profissionais que concebem e transformam ideias em comerciais que divertem e informam. Um reconhecimento merecido para aqueles que fazem o “Show de Intervalo”, como considera a Rede Globo, criadora deste prestigiado evento (1978). E nesta 35º edição da seccional Norte – Nordeste, realizada no dia 28 de agosto, na Plenáriado Studio 5 de Convenções, em Manaus, não foi diferente. A festa, que contou com a participação dos atores Murilo Rosa e Emanuelle Araújo como os mestres de cerimônia, reuniu 500 convidados e realizadores dos melhores comerciais das regiões que foram recebidos em clima de cinema (com inspiração no blockbuster  “Pirata do Caribe”).

Com o apoio da TV Amazonas, a premiação global contou com 155 inscrições e 224 comerciais concorrentes de 56 agências e 71 produtoras, veiculados no sistema da emissora, entre abril de 2012 e março deste ano. Os trabalhos dos participantes foram julgados por onze profissionais do mercado. Eles selecionaram oito finalistas para duas categorias Campanha (que contou com três profissionais indicados) e Mercado (com cinco). A primeira integrou profissionais provenientes das agências Aliança (Recife), Ideia 3 (Salvador) e Lira Pub (Maceió). Na segunda, teve-se participantes da Ampla, Arcos e Martpet (Recife), Lume Comunicação (Salvador) e ART&C (Natal).

Essas empresas concorreram nesta última etapa com os filmes “Tempo” da Vitarella (Ampla), “Tintas” da Folha de Pernambuco (Arcos), “Profecia” do Festival Cine-Pe (Martpet), “Cinema” do Governo do Rio Grande do Norte (Art&C) e “Liberte Seu Espírito” do Pena Surfwear (Lume); e as campanhas Fito Pe para o Serviço Social da Indústria – Sesi (Aliança),  Namorados: Jorge e Zélia para o Shopping Iguatemi Salvador (Ideia 3 Comunicação) e Perto de Você para Casa das Tintas (Lira Pub Comunicação Integrada).
Mas, os grandes vencedores foram a Ideia 3 e Arcos. Com sua campanha que resgatou uma das imagens mais icônicas da cumplicidade e do companheirismo entre um casal (os escritores baianos Zélia Gatai e Jorge Amado), a Ideia 3 saiu com o prêmio na bagagem com o trabalho em parceria com a produtora RX 30 e a consagração dos criativos Wilton Oliveira, Paulo Sales, David Franco, Jan Hlavnicka e Leandro Dultra (criação) e Moacir Mancha (direção).

A campanha já havia sido premiada ano passado como a melhor de shoppings da América Latina dos últimos 30 anos, no 12° Congresso Interacional do setor. “Acho que o mais importante foi o trabalho de pesquisa que antecedeu a criação propriamente dita. Mergulhamos no universo do casal, a vida dos dois, contamos com apoio da família, da Fundação Casa de Jorge Amado, tivemos acesso à casa do Rio Vermelho, a livros, objetos pessoais, tudo isso foi muito enriquecedor e inspirador. A energia que sentimos nas gravações lá na casa do Rio Vermelho foi muito positiva e posso dizer, com uma certa dose de superstição, que o universo conspirou a favor do trabalho”, destaca o sócio-diretor de criação da Ideia 3, Wilton Oliveira.

frame12Para promover o Dia dos Namorados do mall, utilizaram-se do mote “A maior história de amor que a Bahia já viu”, a partir desta história de amor real, do casal que conviveu junto durante 56 anos. Para isto, a equipe se aprofundou em suas vidas diárias, sua relação com a família (filhos e netos) e o sucesso na literatura. Tudo isto foi realizado, inclusive, com a utilização de documentos e testemunhais dos protagonistas, do arquivo da Fundação Jorge Amado. “Foi um trabalho que contou com muito envolvimento de todos. Do cliente à produtora, passando pela criação da agência. Se você olhar a ficha técnica vai ver que tem a participação de muita gente e esse trabalho em grupo foi fundamental para o resultado final. Acho que sensibilidade é a palavra chave deste material e ela esteve presente na elaboração dos roteiros, na direção de cena, na escolha dos objetos, dos enquadramentos, enfim, foi um trabalho realizado com muito carinho e respeito por tudo que Jorge e Zélia representam para a Bahia e para o Brasil”, lembra Oliveira.

A grande premiada na categoria Mercado foi a pernambucana Arcos com o expertise dos publicitários Carlos Renato Rocha, Genival Junior e João Saraiva (criação) e Cris Vida (direção), que contaram também com a maestria da produtora paulista Cine, no comercial “Tintas” para a Folha de Pernambuco. “Com relação a este trabalho, é importante ressaltar a força e o peso do texto do filme. É um texto denso, reflexivo, carregado de significados e sentimentos. Não é um texto que a gente está acostumado a ver em campanhas publicitárias. O filme não é feito para provocar risos nem lágrimas, não tem celebridade… Além disso, outros elementos como a direção de arte, a trilha e a locução assumiram papéis importantes para valorizar ainda mais a ideia. Com tudo isso, não podemos deixar de apontar o mérito também da Folha de Pernambuco, que não só aprovou a ideia, como fez de tudo para viabilizar e fazer acontecer. Por isso, este prêmio é uma vitória de todos os envolvidos”, comenta Carlos Renato Rocha, diretor de criação da Arcos.

Arcos_frame_tintas_1 (1)Não é a toa que “Tintas” foi um dos prestigiados nesta edição. O filme de um minuto é realmente cheio de significado para várias gerações, apontando momentos distintos da vida sócio-política do brasileiro, com a qual públicos de faixas distintas podem se identificar. Partindo de um conceito artístico aparentemente simples, com um bico de pena e tinta, mostra a importância do produto principal do jornal pernambucano: a informação, a partir de momentos específicos da evolução da história, e da comunicação. “Entregamos o job para a Cine, uma produtora muito parceira da Arcos e que tem em seu portfolio grandes cases de sucesso nacionais. Chamamos a Cris Vida para dirigir. Ela e sua equipe realmente se empenharam para fazer desse filme especial. Muita gente não sabe e não percebe, mas esse filme não é 100% computação gráfica. Ele também teve abertura de câmera, captação. O trabalho da Jamute na composição da trilha também merece muitos elogios”, pontua Rocha.

* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Setembro/ 2013, número 160.

Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Avatar photo
Ivelise Buarque

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

Relacionados

O que aprendi com Jenkins, Beattie, Wu e Giardelli sobre comunicação, marketing, negócios e marcas autênticas

29 de agosto de 2025

Economia Criativa movimenta Paudalho e reafirma seu poder de transformação cultural e social

29 de agosto de 2025

Como SEVIA mostrou a forma de usar a IA, estratégia e propósito no conteúdo digital

28 de agosto de 2025
Adicione um comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Demo
Manter contato
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Não perca
Comunicação

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

Por Ivelise Buarque15 de outubro de 20250

O Recife deu início nesta quarta, dia 15 de outubro, a uma imersão total por…

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa

15 de outubro de 2025

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas da Ra sobre arte e design.

Postagens recentes

  • REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil
  • APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025
  • Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025
  • CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa
  • Adepe amplia presença no REC’N’Play 2025 com mais de 120 atividades

Comentários recentes

Nenhum comentário para mostrar.
Realize Com Ivelise
Facebook Instagram YouTube
  • Home
  • Contato
© 2025 Realize Com Ivelise.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.