Fechar menu
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

O que há de novo

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Button
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Lar»Comunicação»A paixão que faz acontecer
Comunicação

A paixão que faz acontecer

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque18 de maio de 2013Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário6 minutos de leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

LivrosO renomado autor brasileiro Paulo Coelho, que já foi repórter na juventude, abraçou a carreira de escritor dando vazão a esta grande paixão pelas letras, pela redação, pela possibilidade de emitir e propagar para tantos suas ideias. Esta relação com a arte de escrever não é de hoje. Muitos foram aqueles que se destacaram neste universo, grandes nomes da comunicação que ao longo do tempo que se renderam à escrita e se tornaram mais do que referências para a nossa literatura, como Machado de Assis, Mário Quintana, Nelson Rodrigues, Fernando Sabino, Paulo Francis e Carlos Heitor Cony. Além da paixão, temos uma nova frente neste setor, a questão comercial, que está agregada aos dias de hoje a este mercado.

De acordo com a pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro de 2011, atualmente o mercado editorial brasileiro está produzindo mais, alcançando uma margem de 4,8 bilhões de reais e de 438 milhões de exemplares comercializados em 2011 e, aproximadamente, 8,23 bilhões em 2012, o que representa um incremento de 14,5% em relação ano passado. “Os números mostram que estamos avançando nesse processo. Segundo a última edição da pesquisa FIPE ‘Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro’, as editoras brasileiras comercializaram aproximadamente 469,5 milhões de livros em 2011, estabelecendo um novo recorde de vendas para o setor. O número é 7,2% superior ao registrado em 2010, quando cerca de 438 milhões de exemplares foram comercializados. Do ponto de vista do faturamento, o resultado também foi positivo, e atingiu a casa dos R$ 4,837 bilhões – um crescimento de 7,36% sobre o ano anterior, o que, se descontada a inflação de 6,5% pelo IPCA do período, corresponde a um aumento real de 0,81%. O melhor é que o preço médio do livro recuou 6,11% nas vendas das editoras ao mercado, numa queda acumulada de 21,8% desde 2004. Descontada a inflação, significa decréscimo real no preço médio do livro de 44,9% no período 2004-2011”, de acordo com Karine Pansa, empresária do setor editorial e presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

mi_2465785936224891Um dos fatores que tem contribuído para este bom saldo do segmento é o fato do mercado editorial caminha de mãos dadas com o marketing. E neste imenso mar de possibilidades está o profissional de comunicação, que vem se inserido novamente neste setor nomes de destaque e grandes sucessos para o futuro da “literatura”. E as editoras brasileiras apostam no potencial destes profissionais para alcançarem o público e estabelecerem novos recordes de vendas. E nesta leva estão novos destaques que já são bem conhecidos pelo público: Caco Barcellos da Tv Globo, Eliane Brum, escritora e colunista da revista Época  e Heródoto Barbeiro, âncora do Jornal da Record News. Mas neste cenário há um lugar ao sol a todos, afinal, antes de um negócio, esta é uma paixão muitas vezes trazida da infância. “Minha paixão pela escrita vem desde pequeno, com a leitura de toda a saga do Sítio do Pica-Pau Amarelo e da série Vaga-Lume da Editora Ática, quando me interessei pela literatura fantástica e, consequentemente, por Mitologia e História. Estes caminhos me levaram a dois lados paralelos: o da Comunicação através da Publicidade, profissão que exerço há mais de oito anos; e o do RPG, hobby que ajudou a me aprofundar ainda mais nos assuntos mais diversos para as sessões de jogo e que jogo e produzo conteúdo desde os 11 anos de idade”, lembra Henrique Santos, coordenador de planejamento da agência Rae,MP (SP).

Ele passou a integrar em 2007 um projeto coletivo de fórum da Daemon Editora, com um trabalho na forma de e-book gratuito sobre mitos do fim do mundo e campanhas com personagens superpoderosos, que virou o livro físico “Trevas: Campanha Épica”, em 2011. Agora, investe em novo projeto, na forma de RPG, com previsão ainda para este 2013, confiante de que está apostando numa realização pessoal uma vez que a produção de conteúdo para o mercado editorial é uma forma de continuar lidando com meus interesses de leitura e escrita e ainda colaborando para a disseminação deste incrível hobby. “O mercado editorial recebeu um boom na última década com obras literárias que vão desde a fantasia medieval dos derivados do sucesso do Senhor dos Anéis, passando pela literatura fantástica infantil de Harry Potter e Percy Jackson, a trilogia Millenium de suspense e investigação e até o erotismo dos 50 Tons de Cinza e suas continuações. Isso tudo isso consta nas livrarias, mas ainda existem as crônicas e microcontos espalhados pela Internet, de onde este aparente internauta inculto retira suas leituras – como geralmente são obras gratuitas, é difícil quantificar este crescimento na leitura, mas lojas virtuais e aplicativos como a Amazon e o Kobo (da Livraria Cultura) permitem a verificação do crescimento incrível do e-commerce de e-books”, destaca ele, para quem os comunicadores encontram no mercado editorial um ambiente de possibilidade.

Henrique Santos – Coordenador de Planejamento da agência Rae,MP
Henrique Santos, coordenador de planejamento da agência Rae,MP

Os profissionais contribuem para ampliação do conhecimento dos leitores dos universos que pesquisam, desvendam e passam a conhecer no cotidiano. E ainda têm a possibilidade de conciliar técnicas diferenciadas à teoria peculiar no meio acadêmico, que, neste caso, ganha uma narrativa literária própria, com seu humor, sua vivência e suas reflexões particulares sobre os diferentes âmbitos de suas vidas. “Eu vivo da comunicação e me ‘alimento’ da escrita. Divido o meu tempo entre o meu trabalho profissional e os eventos literários. Sou um autor de ficção. Escrevo sobre o ser humano e sobre as nossas tendências sociais e de relacionamento, sempre complicadas (e fascinantes). Publicar é o caminho”, comenta Sidney Nicéias da Sidney Nicéas Comunicação Integrada (PE).

O profissional, que mantém em paralelo as atividades de uma empresa de comunicação integrada, tem três livros publicados: O Que Importa é o Caminho (2004); O Rei, a Sombra e a Máscara (2010); e A Grande Ilusão (2012), que estará na Feira Literária de Frankfurt, em outubro próximo. Para ele, que começou com publicações independentes, cuidando de todo o projeto de publicação, há uma realidade mercadológica que não pode ser ignorada, mas o amor em escrever sempre estará acima de toda e qualquer questão. “É interessante perceber que existem muitos profissionais da área publicando, seja com trabalhos técnicos ou ficcionais (o meu caso). Acho uma tendência natural para um segmento que está habituado a se expressar através da escrita e da criatividade. E esse mercado nada mais é que uma extensão disso. As estratégias são em consonância com os objetivos da editora, focada em autores nacionais. E tudo passa pela constante participação em eventos literários e lançamentos de novas obras. Tenho viajado bastante. No dia-a-dia tento conciliar a produção mental nessas duas vertentes. Às vezes é desgastante, mas eu adoro”, pontua.

* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Maio/ 2013, número 158.

Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Avatar photo
Ivelise Buarque

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

Relacionados

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025
Adicione um comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Demo
Manter contato
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Não perca
Comunicação

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

Por Ivelise Buarque15 de outubro de 20250

O Recife deu início nesta quarta, dia 15 de outubro, a uma imersão total por…

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa

15 de outubro de 2025

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas da Ra sobre arte e design.

Postagens recentes

  • REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil
  • APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025
  • Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025
  • CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa
  • Adepe amplia presença no REC’N’Play 2025 com mais de 120 atividades

Comentários recentes

Nenhum comentário para mostrar.
Realize Com Ivelise
Facebook Instagram YouTube
  • Home
  • Contato
© 2025 Realize Com Ivelise.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.