Fechar menu
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

O que há de novo

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Button
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Lar»Jornalismo»Um casamento Perfeito que traz uma nova mídia forte para a comunicação brasileira
Jornalismo

Um casamento Perfeito que traz uma nova mídia forte para a comunicação brasileira

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque16 de janeiro de 2013Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário4 minutos de leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail
Foto para o blog do Eliomar de Lima Na foto: Eliomar de Lima jornalista Foto: Talita Rocha, em 06/05/2008
Foto para o blog do Eliomar de Lima
Na foto: Eliomar de Lima jornalista
Foto: Talita Rocha, em 06/05/2008

A parceria de uma página com um meio de comunicação convencional realmente ajuda a aumentar a audiência. E, com isto, não só o conteúdo ganha mais visibilidade, como o profissional pode conquistar boas repercussões nos campos da imagem e do financeiro, em muitos casos. “Temos patrocínios, mas não sobrevivemos só por isso. Somos de um grupo de comunicação – O POVO, que nos convidou para ser blog parceiro. Agregou nossa audiência ao portal e nos fortaleceu a imagem e a força de repercussão também. Houve uma boa troca de prestígio, já que tenho 29 anos de mercado e uma imagem bem sedimentada de público”, pontua o Jornalista e radialista Eliomar de Lima (CE), do Blog do Eliomar (http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/), que teve a idéia de entrar na blogosfera na mesa de um bar com amigos.

O profissional, que se inspirou em projetos como o Blog do Noblat, baseia seu trabalho no uso de três “Cs” como chama: Conteúdo, Continuidade e Credibilidade, este último focado na responsabilidade com que atua na área. Esta receita é oportuna para Eliomar que já era conhecido no segmento impresso e, na rede, conseguiu agregar um novo público, que deu maior dimensão à carreia. “Para mim, ser um blogueiro de sucesso no mundo das notícias é investir no conteúdo. Meu caso é jornalismo com prioridade para temas políticos e alguns da atualidade, do cotidiano. Faço uma miscelânea com fatos locais e nacionais, sempre procurando levar o meu leitor a um cenário geral do País, sem precisar se esquecer de sua taba. Manter a atualização sempre e investir em novidades também como vídeos ou assuntos que possam gerar polêmica ou mais audiência. Aliás, audiência só se conquista com um bom conteúdo que gere credibilidade. É necessário ter foco, persistência e responsabilidade no que escrever sempre”, ressalta.

Se para o blogueiro este casamento é interessante, para o veículo é também bastante vantajoso, pois dá uma refrescada na sua comunicação com o público. E neste caso os blogueiros se integram a rede como mais um diferencial da informação do grupo. “Tratamos nossos blogueiros por igual. Nossa rede é plural; cada um atinge um público específico. Entretanto, podemos destacar um blog que ganhou ao longo dos anos bastante destaque: Blog do Eliomar. O jornalista é considerado no meio um nome de grande valor para web. Ele já trabalha no POVO há 25 anos”, destaca Michel Victor Queiroz, editor do portal O POVO Online (CE), que lembra que começaram a investir nestes canais em 2006, com o lançamento de blogs coletivos das editorias (Gol, Política e Buchico), com os próprios repórteres.

Lançamento do progama Conectado Na foto: Michel Victor Fotos: Ethi Arcanjo, em 20/12/2012
Lançamento do progama Conectado
Na foto: Michel Victor
Fotos: Ethi Arcanjo, em 20/12/2012

Hoje, contam com blogs próprios e parceiros, que ganham a marca O POVO em que está embutida a credibilidade, a tradição, tecnologia e a visibilidade que este grande meio de comunicação possui. E o Grupo, em contrapartida, ganha uma comunicação mais direcionada e a possibilidade de criação ampla de nichos que, pelos espaços tradicionais são tratados de forma curta, como: de entretenimento, moda, saúde, esportes, esmaltes e casamento. “O mercado, principalmente nos últimos dois anos, acompanha bem o desenvolvimento das ‘novas’ tecnologias e investe cada vez mais no segmento. Estamos em um processo de mudança de pensamento e cultura, as empresas já entenderam que os blogs deixaram de ser um diário de adolescente há tempos e que o público de um blog pode ser melhor direcionado do que veículos com um público mais plural. Por exemplo: para uma empresa de cosmético é bem interessante anunciar ou patrocinar um blog que fale sobre esmaltes – o público será mais direcionado”, diz Queiroz.

Ele acredita que o processo de qualificação dessas redes se dará naturalmente – a medida que entrar investimentos pelas empresas, público e mercado. “Para nós, o processo comercial é simples. Caso haja venda, os valores são repartidos para ambas as partes. Porém, ainda não destacamos o investimento comercial da área. Nossa atenção inicial é focar na qualidade de conteúdo, navegação e layout da ferramenta”, frisa.

* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Janeiro/ 2013, número 154.

Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Avatar photo
Ivelise Buarque

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

Relacionados

Mangue.Bit 2025 destaca conexões entre startups, grandes empresas e inovação no Recife

25 de agosto de 2025

A nova era do jornalismo no Nordeste

16 de janeiro de 2013

Jornalista e comunicadores do Nordeste criam um novo modelo de jornalismo

16 de janeiro de 2013
Adicione um comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Demo
Manter contato
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Não perca
Comunicação

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

Por Ivelise Buarque15 de outubro de 20250

O Recife deu início nesta quarta, dia 15 de outubro, a uma imersão total por…

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa

15 de outubro de 2025

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas da Ra sobre arte e design.

Postagens recentes

  • REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil
  • APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025
  • Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025
  • CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa
  • Adepe amplia presença no REC’N’Play 2025 com mais de 120 atividades

Comentários recentes

Nenhum comentário para mostrar.
Realize Com Ivelise
Facebook Instagram YouTube
  • Home
  • Contato
© 2025 Realize Com Ivelise.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.