Fechar menu
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

O que há de novo

Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas

1 de dezembro de 2025

Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa

18 de novembro de 2025

O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência

3 de novembro de 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas

1 de dezembro de 2025

Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa

18 de novembro de 2025

O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência

3 de novembro de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Button
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Lar»Notícias»Mercado»Estratégias de marketing contribuem para mudanças no mercado editorial
Mercado

Estratégias de marketing contribuem para mudanças no mercado editorial

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque13 de dezembro de 2012Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário5 minutos de leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

SAM_2595O mundo mudou, o leitor não é mais o mesmo e as dificuldades parecem ser imensas, especialmente para o mercado editorial. Mas, como se diz, sempre há uma luz no fim do túnel. E focado nesta prerrogativa o setor está se mexendo ao som da músico. E com isto as editoras têm conseguido atingir com linguagem ou mesmo informação atrativa sobre as obras públicos diferenciados, agregando pensar, conhecimento e valores para leitores das mais diversas faixas etárias e culturais. “Hoje, a Vida e Consciência promove lançamentos, sessões de autógrafos, promoções em datas comemorativas, feiras, eventos, concursos culturais e campanhas promocionais focadas nos segmentos e canais de distribuição em que atuamos. E o desenvolvimento dos projetos depende do tipo e grau de complexidade da ação. No caso dos lançamentos, o prazo de planejamento é maior por necessitar de uma estratégia mais elaborada para a divulgação do material junto aos distribuidores e consumidores. Quanto às ações de catálogo, são criadas campanhas específicas com cada canal de venda”, comenta Danusa Schwartz, gerente de marketing e produto da editora que atua muito com publicações das categorias romances e crônicas espiritualistas, fatos e estudos, desenvolvimento pessoal, metafísica moderna, infantil e infanto-juvenil. “A editora também atua nas redes sociais Twitter e Facebook, que a cada mês ganham novos seguidores, além de manter um relacionamento com blogs, fornecendo informações e livros para promoção. No Facebook, temos 7.463 seguidores e nos perfis do Twitter possuímos 40.000 seguidores no @zibiagasparetto e 6.745 seguidores no @vidaconsciencia”, ressalta Schwartz.

Este novo investimento das editoras nas mídias sociais traz novos horizontes ao trabalho estratégico, contribuindo para uma divulgação mais rápida das novidades, promoções, lançamentos e troca de informações, além de ajudar a formar um consumidor mais crítico e em busca de produtos com maior qualidade de conteúdo. E desta forma, Twitter, Facebook e engines como Google e Youtube são, em teoria, ferramentas importantes neste mercado, atualmente. “As redes sociais são usadas com muita parcimônia, dado o nível de responsabilidade atrelado ao negócio (Educação)”, opina Clécio Oliveira, gerente de marketing, P&D, da Editora FTD.

Ricardo Almeida - Clube de Autores
Ricardo Almeida, diretor-presidente do Clube de Autores

E realmente a aplicação delas como estratégia segue neste universo uma postura própria e adequada para estabelecer esta nova interação com o leitor integrado às redes, inclusive na construção de um relacionamento dele com o autor. “As mídias sociais são ferramentas fundamentais – mesmo porque permitem uma aproximação independentemente do local físico em que os autores se encontram. Via Facebook, conseguimos fazer palestras online, transmitir eventos e nos engajar com cada um dos autores; via Twitter, conseguimos passar as principais informações relacionadas a tudo o que impacta o mercado editorial; via blog, nos aprofundamos em temas relevantes para escritores; via SlideShare, subimos os arquivos das palestras; e assim por diante. Sem redes sociais, o próprio relacionamento ficaria prejudicado – principalmente por estarmos vivendo hoje em uma era de relacionamento personalizado em escala”, diz Ricardo Almeida, diretor-presidente do Clube de Autores, uma empresa de autopublicação, que é líder em publicação gratuita e impressão sob demanda de livros produzidos por autores independentes.

Primeiro site brasileiro que possibilita ao escritor publicar sua obra sem tiragem mínima – sob demanda – e sem nenhum tipo de custo, a proposta congrega mais de 12 mil autores e acervo com cerca de 16 mil títulos e 160 mil exemplares vendidos. “Quanto mais engajado fica o autor com o processo de divulgação, mais resultados de vendas ele tem – e mais experiente fica em todo o ciclo de produção editorial, algo importantíssimo para qualquer escritor”, comenta Almeida, que frisa que hoje cada vez mais pessoas estão lendo e escrevendo. “Autores precisam aprender a lidar com um mercado em que eles são, invariavelmente, os seus próprios empresários. Isso requer um conhecimento que editoras já acumularam em anos. O compartilhamento desse conhecimento é fundamental para que todo o mercado consiga crescer de forma harmônica e, ao mesmo tempo, intensa”, destaca Ricardo.

Juliana Quintino - Trevisan
Juliana Oliveira, gerente da Trevisan Editora

Hoje, o conhecimento que as editoras vêm agregando já dá um norte quanto ao futuro deste mercado no país. E assim como observamos em todos os segmentos, a perspectiva é digital, uma vez que as novas tecnologias estão abrindo novos horizontes e possibilitado uma nova integração para o público. “Acredito que as editoras serão cada vez mais produtoras de conteúdo, disponibilizando ao mercado na forma de e-books e do tradicional livro impresso. Mais do que nunca é muito importante a missão das editoras como o grande polo do mercado editorial, descobrindo novos autores e permitindo que a produção intelectual, científica, didática e literária do país chegue à sociedade de maneira organizadas, profissional sob a tutela das leis e com todo o respeito dos direitos autorais”, coloca Juliana Oliveira, gerente da Trevisan Editora.

E este novo mundo da leitura promete ser bastante promissor, inclusive por estarmos entrando numa era em que as gerações terão mais integração com o meio digital do que com o tradicional impresso. “O mercado editorial deverá ter um futuro promissor, principalmente pelo crescimento das vendas dos livros digitais. Por isto, queremos estar alinhados com a modernidade e com os comportamentos atuais, sendo que nossas estratégias contemplam investir em empreendimentos que nos ajustem às mudanças de mercado e, mais notadamente, às expectativas de nossos leitores”, frisa Danusa Schwartz.

* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Dezembro/ 2012, número 153.

Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Avatar photo
Ivelise Buarque

    Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

    Relacionados

    O que aprendi com Jenkins, Beattie, Wu e Giardelli sobre comunicação, marketing, negócios e marcas autênticas

    29 de agosto de 2025

    Economia Criativa movimenta Paudalho e reafirma seu poder de transformação cultural e social

    29 de agosto de 2025

    Como SEVIA mostrou a forma de usar a IA, estratégia e propósito no conteúdo digital

    28 de agosto de 2025
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Demo
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    Não perca
    Notícias

    Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas

    Por Ivelise Buarque1 de dezembro de 20250

    Em dezembro, dois movimentos ganham força no Brasil e ajudam a desenhar um futuro mais…

    Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa

    18 de novembro de 2025

    O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência

    3 de novembro de 2025

    REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

    15 de outubro de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas da Ra sobre arte e design.

    Postagens recentes

    • Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas
    • Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa
    • O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência
    • REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil
    • APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

    Comentários recentes

    1. CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa – Realize Com Ivelise em APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025
    Realize Com Ivelise
    Facebook Instagram YouTube
    • Home
    • Contato
    © 2025 Realize Com Ivelise.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.