
Em todas as palestras e cursos de marketing digital, um ponto é fundamental entre todos os especialistas: o conteúdo é rei, como afirmou, inclusive, a consultora em marketing digital e mídias sociais Camila Porto (PR), autora do blog pontocomteudo.com, em recente encontro no Recife no Facebook Vendas, no dia 24 de novembro. E, em virtude da exposição de tantos nomes de peso sobre o assunto e pela preocupação que profissionais apresentam com esta questão, a Psiu Produções e a Quartel Digital trazem em janeiro mais um grande projeto voltado ao assunto: o curso “Geração de Conteúdo para Mídias Digitais”.
Promovido no dia 26, no Recife, no Hotel Jangadeiro em Boa Viagem, zona sul da capital pernambucana, será ministrado pela publicitária e especialista em produção para Internet Mariana Marques, que apresentou a comunicação na web nos tempos de hoje, em uma carga horária de 8 horas. “Todas as linguagens devem ser consideradas. Conteúdo não é só o texto em si, ou o vídeo, a imagem. Ele começa a germinar desde o planejamento, a criação do fluxo de trabalho, a escolha das redes e a frequencia de postagem. É sem dúvida o principal pilar do trabalho de redes sociais”, diz a expert.
O curso, que é dividido em quatro módulos e cujas inscrições podem ser realizadas pela página www.quarteldigital.com.br, mostrará a importância de planejar e monitorar o conteúdo para as redes, contribuindo para os modelos online de negócios (com destaque, inclusive, para as redes sociais viáveis) e partindo da compreensão da velocidade e do compartilhamento de informações na atualidade. “As expectativas são as melhores possíveis. Já estivemos em outras capitais do Nordeste e realmente existe uma demanda alta em relação a conteúdo. São poucos os cursos focados nesta área”, comenta Marques.
Em “Geração de Conteúdo para Mídias Digitais”, ela focará também o papel do cliente na estratégia digital, destacando a importância de se entender o usuário e a definição do público-alvo com a geração do conteúdo interno. Discutirá as estratégias de conteúdo externo e monitoramento com enfoque em fontes, leis de copyright e creative commons, assim como o uso das buscas orgânicas e do Google Marketing (SEO e SEM) para melhorar as estratégias de comunicação. E ainda mostrará como tirar o máximo proveito do Facebook, além do uso do blog nas estratégias de compartilhamento.

“Conteúdo é considerado reis pelos especialistas porque precede e permeia todo tipo de decisão no que diz respeito ao trabalho com redes sociais. A forma, a rede, o Facebook, Twitter e outros estão ai para todos. Saber como alimentar, manter e tirar o melhor proveito dessas redes é que faz a diferença. A principal arma é o conteúdo. Por isto, mostrarei alguns cases que tenho desenvolvido no mercado de Fortaleza, que cresceu muito nos últimos tempos, inclusive por causa do investimento em capacitação, como por exemplo os cursos do Quartel Digital. São cases que fizeram uso de ideias simples, muito trabalho, insistência, monitoramento e nem tanta verba assim. Também trago um método exclusivo de criação de fluxo de trabalho, uma espécie de guia para a alimentação de qualquer que seja a rede social em questão”, destaca.
* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Dezembro/ 2012, número 153.
