Durante dois dias inteiros, 19 profissionais mostraram porque se destacam no cenário do marketing digital: conteúdo agregado à estratégia acertada. Isto é fundamental para todos, pois representa inovação, nova moeda do mercado moderno. “As pessoas hoje estão agregando valor à sua vida. Acostumamos a achar que o que acontece no eixo RJ-SP é porque as pessoas são mais qualificadas. Mas, as melhores oportunidades ficam para as pessoas mais preparadas. E, por isto, devemos nos tornar lideres dos nossos próprios destinos”, destacou Robson Escobar do Informe Vagas.
E para isto é preciso ter ideais que se transformem progressivamente em negócios e transformem o mundo e a sociedade como já presenciado no passado. Estas transformações já vivenciadas quando da conexão e vinculação virtual das pessoas no passado com os primeiros aparelhos de celular (o tijolão) até o mais prático Siemens e hoje com os smartphones e mobiles.
Todo mundo sabe trabalhar rede social. Mas, é preciso ter ideias magníficas que gerem retorno! É preciso garimpar possibilidades para ganhar dinheiro com isto! bons negócios são criados com uma boa comunicação que gerem atenção. E uma forma de gerar história é usar o storytelling, que proporciona engajamento e pode se tornar um viral”, pontuou Luciano Gouveia do Instituto Capacitar.

Diante disso tudo, observamos que o mais difícil nesta mudança é transformar antigas crenças, estratégias e paradigmas, em algo atual que é participativo, colaborativo e inovador e de criatividade. No passado, tínhamos cinco mídias. Agora, estamos na era transmídia e temos um leque muito superior. E a mídia do marketing digital ainda nos possibilita segmentar. No meio de tantas redes sociais, segmentar é importante. Ajuda a identificar pessoas relevantes entre tantas. Mas, como identificar pessoas relevantes entre tantas? Uma das formas de medir isto é pela influência, porque ‘você é o que você compartilha’, como diz Gil Giardelli”, frisou João Kepler do Show de Ingressos.
Empatia, neste caso, é a chave deste relacionamento. E está empatia que anda proporcionando crescimento desproporcional à rede pouco usadas no passado com o Foursquare que cresceu 800% no Brasil. Isto porque elas estreitam mais os relacionamentos. “Facebook e Twitter São as mais atacadas porque são as principais redes sociais usadas como SAC, que podem desenvolver boas comunicações. Os Twitters de segmentação, por exemplo, são ações dos clientes que podem colocar a empresa no céu ou no inferno. Mas, além de tudo isto, acompanhamos a tendência atual e dos próximos anos que é o social TV – a integração da TV com a internet”, destaca Bruno Alves da 3B Comunicação.

Contudo, o essencial neste mundo da convergência é que tudo é transmídia, destacando como nosso futuro é todo compartilhado. É o momento da storybuilding, um período pautado pela economia criativa, uma era de generosidade colaborativa, do empreendedorismo social. Esta é uma nova onda do capitalismo em que 89% das pessoas usam celular para fotografar com a motivação individual de compartilhar, em que 91% do conteúdo será em vídeos até 2014 e em que pessoas de 45 anos estão cada vez mais maravilhadas com as novas tecnologias. “Estudos científicos já provaram que as pessoas só conseguem apreender 150 conexões no cérebro e, por isto, nenhum de nos é tão inteligente quanto nós todos juntos. Nacionalidade será deixada de lado. Não existem fronteiras ou bairrismos. Esta é a nova metamorfose. Não dividimos, integramos. Não importa se vamos nos envolver em ações para ajudar a uma ou a mil pessoas, o que importa é o que estamos fazendo. É a questão da relevância pessoal. Nesta era dos valores, não importa se é bom para os clientes. Importa o que é bom para a sociedade. Seja mais interessante e não o mais curtido! E a generosidade é o novo status quo. Na sociedade em rede, precisamos ver um mundo totalmente diferente. Por isto, não usem velhos mapas para descobrir novas terras”, ressaltou Gil Giardeli, CEO da Gaia Creative e Professor na ESPM, que foi aplaudido de pé após sua exposição.
* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Outubro/ 2012, número 151.
