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Lar»Notícias»Mercado»O mercado automobilístico na onda criativa
Mercado

O mercado automobilístico na onda criativa

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque14 de abril de 2012Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário5 minutos de leitura
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4 Gustavo Bastos - Foto Hayla Leite
Gustavo Bastos, sócio 11:21

As motivações aliadas aos fatores discutidos influenciam o consumo e trazem grandes benefícios para vários setores: o mercado de veículos (que integra as montadoras, concessionárias, empresas de autopeças, entre outros) e a população (através da geração de empregos e realização do sonho do meio de transporte). Então, é preciso estimular o crescimento do segmento com estratégias que vão além das simples oferta variada de produtos. “O setor tem forte concorrência, hoje o consumidor tem à sua disposição dezenas de marcas com linhas completas de produto. Do ponto de vista de quem, como nós, trabalha a comunicação de dois grandes grupos do varejo automotivo, é um trabalho diário procurar novos caminhos criativos para chegar aos corações e mentes dos consumidores”, diz Gustavo Bastos, sócio 11:21 (RJ), agência que atende o Grupo Líder (Recreio Volkswagen, Líder Chevrolet e Ford Bracom) e AGO (Mercedes, Chrysler, Dodge, Jeep, Peugeot, Hyundai HB20 e smart).

Para o publicitário, a melhor forma de desenvolver este trabalho é adotar uma estratégia para surpreender o consumidor sempre com ideias novas, renovando constantemente a comunicação para criar personalidade e manter o seu interesse em alta. “Desenvolvemos uma forma inédita e exclusiva de criar e planejar na 11:21, a Simplicidade Criativa. Com ela, desenvolvemos a capacidade de criar sempre campanhas e peças muito simples e de grande impacto criativo, aumentando a repercussão e o resultado de nossas ações de comunicação de varejo automotivo, como pode-se ver no site: www.onzevinteum.com.br. Afinal, a repetição dos modelos em oferta pode trazer uma sensação de ‘deja vu’ no consumidor. Cabe a nós não deixar isso acontecer, sendo sempre mais e mais criativos”, destaca.

Para fugir do mesmo, conceitos bem definidos sobre cada modelo e identificação do potencial usuário contribuem para o desenvolvimento do trabalho de criação e de estratégias assertivas para o consumidor notar o produto e para se efetivar vendas. “As agências de propaganda tem que atuar cada vez mais de maneira integrada, usando todas as disciplinas da comunicação para conhecer melhor este consumidor e conseguir convencê-lo, conquistá-lo. É preciso que as agências façam muita pesquisa e se utilizem sempre do marketing promocional e principalmente da comunicação via web. Fazer ações cada vez mais dirigidas, construir um relacionamento entre a marca, a revenda e o cliente e conquistar o coração e a confiança deste cliente é a maneira mais fácil de criar esta relação duradoura”, comenta Américo Neto da Viamídia Comunicação (BA), para quem cada tipo de veículo tem um perfil de consumidor que deve ser identificado rotineiramente a partir de pesquisas.

3 Foto - Americo Neto
Américo Neto da Viamídia Comunicação

A publicidade cria o desejo do conhecimento do automóvel através dos comerciais, como se vê há décadas, da mesma forma que o preço tem o apelo de seduzir com seu valor acessível ao bolso e as facilidades de pagamento com crédito e parcelas planejadas. Mas, agora, a experiência do produto, replicada para todos, pelos meios digitais, é uma força impactante para fechar o negócio, em muitos casos. “Na recente edição do Virada Estratégica,  foi discutido o fato de que 99% das pessoas que fazem o test drive compram o carro. Ou seja, elas compram porque já tiveram experiência com o carro antes. E essa experiência foi acentuada em função das redes sociais. De uma maneira geral, elas têm uma capacidade de envolvimento maior porque eles têm mais tempo para impactar o consumidor, de transformar o produto em experiência. Então, o que tem mudado mesmo nesse negócio da venda de automóvel, tanto na comunicação, quanto na promoção, é o digital em função da experiência. Você tem como viver o carro, sentir e às vezes até dirigir o carro sem estar dentro dele”, ressalta Fernando Lima, diretor de planejamento e novos negócios da Ampla (PE).

Além de destacar as qualidades técnicas e proporcionar a curiosidade pelo produto, o marketing e a publicidade têm inclusive ajudado a mostrar a paixão e o amor do brasileiro pelo automóvel. E o trabalho desenvolvido hoje no país tem creditado a publicidade brasileira como uma das melhores e mais premiadas do mundo. Contudo, apostar em ações voltadas à construção do relacionamento é uma das grandes sacadas atualmente. “No ano de 2012, nós mesmos do Portal Meucarango.com promovemos essa paixão, através de uma promoção simples, mas muito eficiente. O cliente que abastecesse em um posto que estava recebendo nossa promoção, e permitisse que seu veículo fosse adesivado com o nosso endereço eletrônico, recebia um cupom e estava participando automaticamente  do sorteio de 200 litros de combustível, pagos pelo Portal Meucarango.com e o combustível era da escolha do cliente (gasolina, etanol, diesel ou gás natural). O maior classificado de automóveis do nordeste promoveu essa campanha em 5 capitais nordestinas, e a aceitação foi extraordinária: mais de 40 mil veículos participaram da campanha, sendo que em duas capitais (Salvador e Fortaleza) a promoção continua em vigor, provando que o amor do brasileiro pelo automóvel não tem limites”, Jefferson Paiva do portal paraibano.

* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Abril/ 2013, número 156.

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Ivelise Buarque

    Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

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