Fechar menu
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

O que há de novo

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Button
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Lar»Notícias»Marketing Digital»Conhecendo o universo do Marketing Digital
Marketing Digital

Conhecendo o universo do Marketing Digital

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque6 de setembro de 2012Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário5 minutos de leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

Estratégia-Comunicação-DigitalTrabalhar com redes e mídias sociais hoje é muito importante para a publicidade, porque as marcas conseguem estabelecer um contato mais direto com os clientes, num processo de via de mão dupla. E, mais do que isto, possibilita para o marketing e para a propaganda a extração de “insights” para as campanhas. “As redes sociais ajudam na criação da marca também, justamente pela proximidade com o público. A rapidez no desenvolvimento da campanha e na resposta do público é maior e mais rápida. Enquanto que a campanha está no ar, dá para saber os caminhos e os impactos dessa propaganda, se é positivo ou negativo, verificar os resultados alcançados e conseguir modificar os caminhos da campanha enquanto ela está na rede social”, pontua Sergio Akash, CEO da empresa Zarabatana Digital.

Atualmente, pode-se realmente fazer ações com custos menos exorbitantes, de forma mais segmentada e com um potencial de retorno muito alto para as marcas e agências. Afinal, estamos vivendo em meio a universo em que as estratégias de marketing em redes sociais interativo influenciarão 80% das compras até 2015, de acordo com o estudo “Gestão da Campanha Multicanal: um guia para profissionais de marketing”. Este mapeamento da ExactTarget (NYSE:ET), em parceria com o Gartner, prevê um crescimento cada vez maior da comunicação online. Mas, isto só ocorrerá se os profissionais envolvidos neste “admirável mundo novo” souberem identificar e promover maneiras de se engajar com esses consumidores hiperconectados. Um trabalho difícil e que parte de um princípio fundamental: postura. “Não adianta ter um posicionamento offline e no digital querer fazer diferente. O online é um desenvolvimento de como a empresa se posiciona diante do seu público alvo. Para se criar um planejamento que funcione precisa-se, inclusive, chegar a um consenso se é necessário mesmo entrar nas mídias sociais. Empresas B2B, por exemplo, têm que analisar muito bem o retorno dessa escolha”, frisa Ludmilla Veloso, sócia fundadora da Freeck Digital Marketing (www.freeck.ag).

Após este posicionamento inicial, pode-se evoluir no desenvolvimento do trabalho. “Primeiro passo: traçar o perfil do público. Qual é o público que a marca quer conversar? Quais são os interesses? Vão de encontro com a marca? A partir disso, deve-se traçar uma estratégia de conteúdo para estabelecer este diálogo. Segundo passo: estabelecer uma campanha de lançamento de uma brandpage, que são as fanpages do Facebook, assim como são campanhas de lançamentos de marcas em outras redes sociais. Terceiro passo: monitoramento, inteligência em redes sociais a partir de monitoramentos, que é verificar o alcance do conteúdo, quais conteúdos estão dando certo, quais horários o público é mais sensível à marca, que varia de página para página, mesmo tendo campanhas criadas para o mesmo público. Conseqüentemente, o passo é melhorar e estreitar ainda mais o contato com o cliente”, diz Akash.

Atentar-se para os hábitos dos usuários e consumidores dos canais é um dos grandes desafios neste caminho, uma vez que eles estão em constante transformação, o que torna muito mais difícil às marcas e empresas estabelecer uma comunicação eficaz em longo prazo. “Não há um manual de sucesso, mas para interagir nas mídias sociais é preciso gerar conteúdo relevante ao seu universo de atuação. Ter sempre a postura de que a empresa sabe o que fala nas mídias sociais e que naquele segmento, ela é uma referência no assunto. Entregar o real sempre, ser uma marca clara, que possui falhas, mas que sempre trabalha para entregar ao seu consumidor o melhor. Neste papel, o relacionamento é uma estratégia muito forte, atender, interagir nesses canais, envolver e ser envolvido por quem interage com a marca é um tipo de ação que percebo como muito importante e estratégico para o posicionamento da empresa nas mídias sociais”, Rogério Angelim, gerente de marketing e planner digital da Imobiliária Eduardo Feitosa.

Socorro Macedo (Horizontal_alta)
Socorro Macedo, diretora executiva da Le Fil

O conteúdo é um chamariz forte para despertar a atenção do internauta e mantê-lo, muitas vezes, em sintonia. Mas, como o formato de comunicação mudou com as novas tecnologias, o relacionamento precisa estar cada vez mais estreitado e, por isto, esta comunicação interfere em vários departamentos e segmentos da empresa, não só na publicidade. “As mídias sociais proporcionam uma capacidade de diálogo permanente, ou seja, todo dia posso medir como anda a repercussão do meu produto com os consumidores. Além disso, a conversa pode gerar ideias para campanhas, promoções, entre outras coisas. Por isto, posso usar as redes sociais como SAC, fazer pesquisas sobre novos produtos e medir a concorrência com mais facilidade e dados. Pode-se dizer que, de forma ampla, é um erro achar que mídias sociais é algo apenas de momento ou campanhas específicas. Outro problema é a falta de planejamento e do monitoramento constante da marca. Sem isso, você não consegue avaliar o seu retorno de investimento. O principal acerto é a utilização das mídias sociais de forma perene, baseada em dados e estudos”, diz Socorro Macedo, diretora executiva da Le Fil.

Um fato recorrente é esta dificuldade de ainda assimilar como Social media marketing (SMM) funciona por porte do mercado publicitário e as marcas. “Normalmente, as empresas e agências erram achando que as mídias sociais são espaços para se veicular anúncios assim como no modelo anterior de propaganda, em que um anunciante tentava atingir a maior quantidade possível de consumidores. Mas, acertam quando desenvolvem conversas informais e geradoras de valor para o consumidor. É importante as pessoas perceberem que não existe marketing digital e marketing tradicional ou publicidade sendo separada do digital. É tudo uma coisa só”, revela o consultor Conrado Adolpho.

* Parte de matéria de capa sobre Marketing Digital, produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Agosto/ 2012, número 149.

Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Avatar photo
Ivelise Buarque

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

Relacionados

O que aprendi com Jenkins, Beattie, Wu e Giardelli sobre comunicação, marketing, negócios e marcas autênticas

29 de agosto de 2025

Bebês de Inteligência Artificial conquistam as redes sociais com humor, fofura e reflexões sobre tecnologia

27 de agosto de 2025

Presença digital está na pauta das discussões no Nordeste

23 de maio de 2017
Adicione um comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Demo
Manter contato
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Não perca
Comunicação

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

Por Ivelise Buarque15 de outubro de 20250

O Recife deu início nesta quarta, dia 15 de outubro, a uma imersão total por…

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa

15 de outubro de 2025

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas da Ra sobre arte e design.

Postagens recentes

  • REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil
  • APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025
  • Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025
  • CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa
  • Adepe amplia presença no REC’N’Play 2025 com mais de 120 atividades

Comentários recentes

Nenhum comentário para mostrar.
Realize Com Ivelise
Facebook Instagram YouTube
  • Home
  • Contato
© 2025 Realize Com Ivelise.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.