Fechar menu
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

O que há de novo

Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas

1 de dezembro de 2025

Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa

18 de novembro de 2025

O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência

3 de novembro de 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas

1 de dezembro de 2025

Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa

18 de novembro de 2025

O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência

3 de novembro de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Button
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Lar»Comunicação»Marketing digital: Martha Gabriel destaca ingredientes do bolo
Comunicação

Marketing digital: Martha Gabriel destaca ingredientes do bolo

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque20 de agosto de 2012Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário4 minutos de leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

MarthaGabriel2Um dos maiores nomes do marketing digital hoje no país esteve neste sábado (18) e domingo (19), no Recife, para tratar desta nova cereja no bolo da comunicação: Martha Gabriel. A CIO da NMD New Media Developers ministrou o curso “Marketing na Era Digital: Estratégias, Planejamento e Métricas”, promovido pela Quartel Digital (CE) e Psiu Produções (PE), no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, para cerca de 150 pessoas ávidas por informação, troca de ideias e network. “O poder fica muito mais forte para quem detém a informação. Redes locais ganham importância”, destacou em vários momentos a estrela da festa.Mas, na ocasião, desvendar este novo mundo e agregar novas possibilidades para o desenvolvimento do trabalho na área eram os principais focos da iniciativa na qual a expert traçou um panorama do princípio básico das mídias sociais: relacionamento. Desmitificando a ideia de que o marketing digital é uma coisa distinta, ela frisou que ele é uma das estratégias de ação do próprio planejamento de marketing, contudo, adquirindo um foco específico: o meio digital. E, partindo desta premissa, mostrou as diferenças do desenvolvimento do ambiente em relação ao processo de trabalho: Web 1 que funciona como a internet das empresas; Web 2 que se caracteriza como a internet das pessoas; e Web 3 que dês destaca por ser a internet das coisas.“Nós estamos vivendo a Era do cloudcomputing e do crowdcomputing. Mas, eles são velhos. Da época do mainframe. Somos nós gerando coisas o tempo todo para a internet. Anywhere, anytime, by anyone and anything”, ressaltou.

Todo o histórico de dados desenvolvidos ou repassados de uma pessoa para outro é o reflexo disso. Mas, só percebeu-se isto agora porque vivemos sob os benefícios da banda larga que possibilitou maior tráfego e interação maior entre as pessoas, online, de qualquer parte do mundo. E, por isto, hoje, encontrabilidade é um dos grandes perfis das mídias sociais, porque as pessoas querem ser encontradas e encontrar pessoas e coisas pela rede. “69% das pessoas impactadas por boas ações fazem busca na sequência. E a única plataforma que mostra o que as pessoas querem a cada momento é a digital”, destacou.

E aponta que isto só reforça a mudança de comportamento das gerações, na qual passamos de telespectadores para multi-tela e agora somos teleinterativos. E, desta forma, informa para os críticos que acham que o universo digital não é positivo para as pessoas que a produtividade, a busca do conhecimento e os valores não são pautados pela rede. “Alienação vem do que você faz quando está conectado. E, por isto, não adianta discutir se estamos on ou off, pois o que estiver fazendo indica conectividade, porque estamos todos mais integrados, de alguma forma”, aponta.

E, em meio as discussões, cinco pontos são importantes para a conceituada especialista: conteúdo, transparência, influência, pertinência e relevância. Elas pautam ações fundamentais tanto para as ações de marketing como as de atuação digital: desenvolvimento e gerenciamento de conteúdo, monitoramento, marketing de busca e gerenciamento de crise, por exemplo. “Não existe estratégia de marca sem história. Não existe história sem conteúdo. Se você ceder à tentação de só postar conteúdo popular, vai acabar com sua marca. O ideal é o equilíbrio”, disse. E lembrou que o mais essencial são as pessoas. “A evolução das redes sociais acompanha a evolução das tecnologias de comunicação interativa. Tudo está relacionado a plataformas (espaços), mídias (conteúdo) e redes sociais (pessoas), que são coisas distintas que se complementam. Redes sociais são pessoas com interesses em comum. E existem dois tipos de laços nas redes sociais: os fracos e os fortes. Os laços importantes são os laços fortes, que têm ser cultivados com o tempo. Mas, os conhecidos também agregam muito e são estes que, muitas vezes, geram capital social – poder dentro de um determinado grupo. Para que ele cresça é preciso ter boa reputação, influência, interação”.

* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Agosto/ 2012, número 149.

Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Avatar photo
Ivelise Buarque

    Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

    Relacionados

    Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa

    18 de novembro de 2025

    O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência

    3 de novembro de 2025

    REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

    15 de outubro de 2025
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Demo
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    Não perca
    Notícias

    Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas

    Por Ivelise Buarque1 de dezembro de 20250

    Em dezembro, dois movimentos ganham força no Brasil e ajudam a desenhar um futuro mais…

    Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa

    18 de novembro de 2025

    O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência

    3 de novembro de 2025

    REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

    15 de outubro de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas da Ra sobre arte e design.

    Postagens recentes

    • Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas
    • Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa
    • O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência
    • REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil
    • APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

    Comentários recentes

    1. CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa – Realize Com Ivelise em APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025
    Realize Com Ivelise
    Facebook Instagram YouTube
    • Home
    • Contato
    © 2025 Realize Com Ivelise.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.