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Lar»Propaganda»Campanha integrada com as novas tecnologias conecta Vivo
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Campanha integrada com as novas tecnologias conecta Vivo

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque27 de abril de 2012Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário4 minutos de leitura
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vivo1Depois de um investimento de mais de R$165,8 (entre 1998 e 2011) e um trabalho minucioso ao longo de 18 meses, o Grupo Telefônica comemora a concretização de um ideal: avançar no mercado brasileiro e transformar e tornar a Vivo em líder nacional (em telefonia móvel e marca de telefone fixo, internet e TV por assinatura). Este sucesso da empresa e da marca é resultado da qualidade dos produtos e serviços, da capacidade de inovar e de diversas ferramentas e ações diferenciadas que buscam desenvolver no mercado nacional, que hoje representa a maior operação mundial do Grupo em número de clientes (90 milhões de clientes) e empregados diretos (mais de 100 mil), entre os 25 países onde atuam. “A Vivo é uma empresa conhecida pela inovação, esse é um dos pontos fortes da companhia. Todos esses outros pontos: ações estratégicas, preços competitivos, promoções, serviços, patrocínio também são ferramentas utilizadas. A variedade de planos pós e ofertas de pré-pago, também é um diferencial da operadora. A Vivo estuda constantemente os mercados onde atua e do resultado desses estudos surgem as demandas para novos produtos, serviços, promoções, patrocínios e toda a estratégia comercial da empresa”, diz o Diretor da Vivo Regional Nordeste, Renê Ruszki.
E, para marcar este momento significativo, a companhia, cujo Market Share chega a 69,3%, apresenta novos produtos – o Vivo Fixo e o Vivo Box (pacote integrado dos melhores serviços: telefonia fixa, internet e TV por assinatura) – e campanha de reposicionamento. Com abrangência nacional, a nova comunicação traz o slogan “Conectados vivemos melhor” e utiliza em filmes para televisão e internet técnicas inéditas no Brasil de animação, semelhantes às usadas hoje por grandes estúdios como a renomada Pixar. “Hoje o foco da empresa é a campanha de virada da marca. É uma campanha que envolve todos os meios de comunicação: TV, rádio, impresso, midia on line e redes sociais. O objetivo é deixar tudo muito bem explicado e não haver dúvidas sobre o novo rumo que a companhia toma a partir de agora. Esse novo slogan ‘Conectados Vivemos Melhor’ marca o novo posicionamento da marca e reflete literalmente a missão da companhia”, destaca Ruszki.

O trabalho da agência Africa conta inicialmente com três filmes de animação (17”, 1’08” e 1’38”) produzidos em 3D pela Vetor Zero/Lobo, que utiliza complexos efeitos de animação em 3D, para o lançamento dos novos serviços. Focando em especial na convergência dos produtos e serviços da marca, a produção partiu de uma ideia simples: criar a sensação animada de atores de todos os cantos do Brasil num teste de elenco para o novo comercial da Vivo. A proposta já vai apresentando aos poucos os cerca de 40 personagens (baianos, paulistas, cariocas, entre outros) que estrelam o VT oficial (1’38”), que traz imagens cativantes de vários cantos da federação, como o Cristo Redentor/ RJ, o Masp na Avenida Paulista/ SP, o Elevador Lacerda/ BA, as ladeiras de Olinda/PE, o Rio Amazonas, o Pantanal e o sambódromo do Rio/ RJ. Tudo embalado pela versatilidade vocal da cantora Claudia Gomes, da Banda Vega, que vem emprestando sua voz a diversos projetos como espetáculos musicais e jingles de campanhas nacionais como Boticário – Natureza, Lumiere e Beleza Mais (MCR), Hyunday (Plug In), Esplanada (Cia das Vozes) e Nova Schin (YB).

O plano de mídia prevê veiculações em cinema, anúncios para jornal e revistas e repaginação visual das lojas. Mas, a aposta arrojada do plano de comunicação inclui estratégias para web com intervenções de peças da campanha nos principais portais, conteúdos exclusivos (como vídeos, wallpapers e um game com o Pelé) dos novos garotos-propaganda no Facebook, e erros do processo de criação como minutos adicionais e curiosidades dos bastidores do trabalho em canais da internet como o Youtube. A agência ainda desenvolveu um “Google Day” para difundir o filme, com ação de mídia online integrada que conecta todos os canais ligados ao Google. Além disso, apostou em aplicativo para Android ou iPhone que utiliza, pela primeira vez no Brasil, a Sound Tag (Tag Sonora), captando um sinal sonoro ‘secreto’ embutido no filme e liberando, automaticamente, conteúdos exclusivos e colecionáveis no celular. “A missão da Vivo é criar condições para que o maior número de pessoas possa se conectar, a qualquer momento e em qualquer lugar, possibilitando viver de forma mais humana, segura, inteligente e divertida”, ressalta Renê.

* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Maio/ 2012, número 146.

 

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Ivelise Buarque

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

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