Fechar menu
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

O que há de novo

Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas

1 de dezembro de 2025

Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa

18 de novembro de 2025

O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência

3 de novembro de 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas

1 de dezembro de 2025

Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa

18 de novembro de 2025

O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência

3 de novembro de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Button
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Lar»Mundo Online»Youtube, um celeiro de talentos
Mundo Online

Youtube, um celeiro de talentos

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque19 de fevereiro de 2012Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário5 minutos de leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail
Ibere (MVI_0002.MOV.Still001)
Jornalista Iberê Thenório do Manual do Mundo

Eles são um mercado em potencial, mas é preciso saber fazer aparecer e acontecer. O uso de canal traz uma variedade de possibilidades tanto para aqueles que desenvolvem esses projetos, assim como para quem sempre confere. Esta é a proposta de Manual do Mundo (http://www.youtube.com/iberethenorio) do jornalista Iberê Thenório, apaixonado por vídeos, que, em 2006, começou a gravar vídeos sobre coisas que achava bacana, como experiências, mágicas, pegadinhas, receitas, origamis e brincadeiras. “No começo, gravava tudo com uma câmera emprestada, dentro de casa, os vídeos tinham poucos views, mas eu não desisti. Hoje, o canal tem 508 mil inscritos e 111 milhões de exibições. Isso me deixa muito feliz, mas ao mesmo tempo é uma grande responsabilidade. Cada vez em que eu posto um vídeo, são mais de meio milhão de pessoas que recebem um aviso”, destaca o profissional, que afirma que a estratégia se baseia em fazer, com regularidade, vídeos interessantes e pensados nos internautas.

Mas, em todo começo, é importante um empenho maior antes de colher os louros, afinal o ônus desse empreendimento é alto. “O mais difícil é ter boas ideias o tempo todo. Um vídeo não é feito só de uma boa pauta, mas de bons ângulos, bom roteiro, boa edição. Tem que haver muito esforço para manter a qualidade. Por isto, a primeira coisa é fazer uma lista com pelo menos uns 50 vídeos que você pensa em gravar. Se você não conseguir fazer essa lista, significa que terá muita dificuldade em arranjar temas. Você também tem que pensar que vai passar horas e horas filmando e editando vídeos. Tem que gostar disso”, comenta ele que atualmente consegue viver apenas disso, como os colegas Neto e Siqueira.

Fernando-lima (DSC_4452)
Fotógrafo Fernando Lima do canal “Sem roteiro”

Viver do que gosta é a realização deste trabalho que muitos almejam, contudo, o caminho se torna longo até a conquista deste status profissional. Mas, é um caminho que para estes empreendedores vale a pena traçar. Esta é a experiência que o fotógrafo Fernando Lima, que desenvolve com muito esforço o canal “Sem roteiro” (http://semroteiro.com/), que surgiu do costume em escutar podcast como o Guanabara.info e o Jovem Nerd. “A ideia inicial era fazer um podcast, que era sem roteiro, porque dependendo do formato eu poderia fazer um programa, fosse de áudio ou de vídeo. E, como sou fotógrafo, tenho todo o equipamento de foto voltado pra vídeo. Assim, eu comecei a fazer vídeo que era mais fácil pra mim. Eu gostava mais do efeito visual. Eu não sabia ainda como ia ser e gravei o primeiro programa sem ter muita noção, mas já apresentava mais ou menos como seria”, lembra ele que, apesar de apostar no Youtube (onde mantém 66 inscritos e 7106 exibições), tem como grande canal o Videolog.tv onde tem mais de 110 mil views com esses mesmos vídeos. Como desenvolve este projeto em paralelo a sua atividade profissional principal, tenta conciliar tudo e a fórmula para isto é planejamento. “Quando se pensa em usar um canal como este, normalmente, vem primeiro a facilidade da internet, de produzir esses vídeos em casa. Mas a receita para quem vai fazer um vlog, ter sucesso e ser eficiente é ter uma periodicidade, um padrão de produção que se siga seja mensal, seja quinzenal. Contudo, é preciso fazer uma produção constante. É bem difícil. E ser constante e estar ligado nos assuntos que mais interessam, e estar ligado nas redes sociais, que vão dar o feedback do que o pessoal está achando do vídeo”, pontua.

Este feedback se torna essencial em qualquer proposta, inclusive naquelas extremamente segmentadas como o Brasil Gamer TV (www.brasilgamertv.com.br), uma comunidade virtual com foco em videogames, iniciada pelo publicitário Fernando Freitas e o amigo Felipe Santana. “Quando iniciamos a produção de vídeos no Youtube ainda não tínhamos muitos produtores como hoje e a maior dificuldade era o processo de tentativa e erro até achar o melhor formato (linguagem e tecnologia apropriadas para uma qualidade significativa), uma vez que na época não se tinha um local como o Brasil Gamer TV para ajudar nesse processo. Hoje, temos um alcance médio de mais de 42 mil visualizações por mês no canal pessoal. E é muito gratificante saber que ajudamos outros Gamers”, comenta Freitas.

fernando freitas
Fernando Freitas do Brasil Gamer TV

Tudo isto ressalta a força desta grande ferramenta social que hoje representa o segundo maior buscador. Sendo assim, é importante estar presente lá. Mas, estar com os pés no chão é fundamental neste processo. “O Youtube hoje está se consolidando como a nova TV aberta do século XXI, onde você pode escolher o que quer assistir, a hora em que quer consumir determinado conteúdo. E os vlogueiros, principalmente os produtores de conteúdo audiovisual, têm como entregar esse conteúdo com a cabeça do internauta, concretizando o que há anos a mídia vem chamando de convergência entre as mídias. Mas, o que vai levá-lo ao sucesso, será sua persistência, pois nenhuma audiência se constrói do dia para a noite, e seu conteúdo de alto nível. Agora o grande desafio é como rentabilizar esse talento”, frisa Murilo Oliveira, diretor da iFruit, agência especializada em gerenciar a carreira de diversas personalidades na área como Felipe Neto.

* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Fevereiro/ 2013, número 155.

Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Avatar photo
Ivelise Buarque

    Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

    Relacionados

    Bebês de Inteligência Artificial conquistam as redes sociais com humor, fofura e reflexões sobre tecnologia

    27 de agosto de 2025

    Silvio Meira explica como os “cisnes vermelhos” estão moldando o futuro da inovação e dos negócios

    25 de agosto de 2025

    Mangue.Bit 2025 destaca inovação, startups e futuro dos negócios em Pernambuco

    25 de agosto de 2025
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Demo
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    Não perca
    Notícias

    Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas

    Por Ivelise Buarque1 de dezembro de 20250

    Em dezembro, dois movimentos ganham força no Brasil e ajudam a desenhar um futuro mais…

    Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa

    18 de novembro de 2025

    O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência

    3 de novembro de 2025

    REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

    15 de outubro de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas da Ra sobre arte e design.

    Postagens recentes

    • Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas
    • Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa
    • O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência
    • REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil
    • APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

    Comentários recentes

    1. CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa – Realize Com Ivelise em APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025
    Realize Com Ivelise
    Facebook Instagram YouTube
    • Home
    • Contato
    © 2025 Realize Com Ivelise.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.