Fechar menu
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

O que há de novo

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Button
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Lar»Propaganda»As várias faces de um gênio
Propaganda

As várias faces de um gênio

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque9 de janeiro de 2012Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário4 minutos de leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

O Rei da Madison Avenue - CópiaEm seu livro O Rei da Madison Avenue – David Ogilvy e a Criação da Publicidade Moderna, o autor Kenneth Roman (ex-presidente e Ceo da Olgivy & Mather) coloca que “os vislumbres de Olgivy transcendem a publicidade, encaminhando-se para a liderança e se aplicam a praticamente qualquer organização de serviços profissionais”. E é fato. O brilhantismo deste influente executivo da publicidade é incontestável e a base do seu trabalho transformou o mercado.
“Quando redijo um anuncio, não quero que vocês o achem ‘criativo’. Quero que vocês o considerem persuasivo a ponto de comprar o produto – ou comprá-lo com mais frequência”, como diria o publicitário mais famoso do mundo, que completaria 100 anos em 2011, que marcou pela sua personalidade poderosa. Assim como esta, a sua cultura de negócios também é um reflexo de sua história pessoal marcada por mudanças abruptas e busca incansável pela realização econômica.

Filho de uma jovem de origem anglo-irlandesa chamada Dorothy Blew Fairfield e um inglês com raízes escocesas, nascido na Argentina, Francis John Longley Ogilvy, que teve certo êxito mediano como corretor de valores e que perdeu tudo após o colapso dos mercados com a declaração de guerra da Alemanha. Com uma criação moral vitoriana e as experiências econômicas vividas em família fez com que buscasse sempre se destacar, tendo como principal exemplo, na verdade, seu avô (Francis Mackenzie Ogilvy). “Esse inculto criador de carneiros tornou-se gerente do Brown Shipley, onde treinou o futuro presidente do Bank of England. Conseguiu enviar os sete filhos para escolas e universidades particulares e ‘viveu como um Forsyte’”, referiu-se um dia ao seu mentor, que manteve uma posição emergente apesar da sua condição.

Disposto a muito, iniciou sua carreira como aprendiz de Chef na cozinha do Hotel Majestic em Paris e trabalhou como fazendeiro, vendedor porta-a-porta de fornos de cozinha Aga na Escócia e, em 1935, escreveu um guia para os vendedores da Aga, aos 24 anos. Na publicação, fornecia conselhos que viriam a eternizar-se sobre atendimento a clientes, vendas e processo de trabalho, mesmas competência que aplicou em sua atuação no mercado publicitário. Quando emigrou para os Estados Unidos, em 1938, tornou-se diretor associado do Instituto de Pesquisa e Audiência George Gallup, em Princeton, e durante a Segunda Guerra integrou a equipe de Sir William Stephesons na instituição britânica de coordenação de segurança, que influenciou o seu modo de pensar. “Iniciei minha carreira com George Gallup em Princeton. Gallup contribuiu mais para a pesquisa na propaganda que todos nós juntos. Sinto terrivelmente sua falta. Sempre enxerguei a função criativa com os olhos de um pesquisador – o que não me torna benquisto entre meus colegas redatores e diretores de arte. E olho para a pesquisa com os olhos de um redator”, disse certa vez.

Catorze anos depois, foi contratado por agência londrina que apostou na promessa de um desempregado de 38 anos sem formação universitária, conhecimento em marketing ou experiência com redação. Este foi o seu pontapé inicial num mercado competitivo, no qual já despontava em apenas três anos como o mais famoso redator. A partir disso, ousou fundar a décima maior agência do mundo com um único cliente e apenas dois funcionários, em 1948: a Ogilvy, Benson & Mather, com o suporte financeiro da londrina Mather & Crowther. “Esta é uma nova agência que está lutando para sobreviver. Durante algum tempo, todos teremos um excesso de trabalho e seremos mal remunerados. O nosso principal objetivo é proporcionar uma vida agradável às pessoas que contratamos. O lucro virá depois. Nas contratações, enfatizaremos a juventude. Estamos procurando jovens dinâmicos e vigorosos. Não estou interessado em bajuladores ou picaretas. Estou em busca de cavalheiros inteligentes. As agências têm o tamanho que merecem. Estamos começando com pouco de dinheiro, mas esta será uma grande agência antes de 1960”, declarou como principal meta no dia da inauguração da agência.

davidolgivy2 - CópiaE o gênio conseguiu atingir tal feito com bom gosto e qualidade de profissionalismo no setor, desenvolvendo campanhas de sucesso para marcas como Rolls Royce, Schweppes e Shell. “Há muito tempo percebi que eu não tinha competência, ou interesse, ou ambas as coisas, em várias áreas de nossa atividade. Entre elas, posso citar programação de televisão, finanças, administração de comerciais e marketing.
Assim, contratei pessoas que são fortes nessas áreas em que sou fraco”, ressaltou como uma das receitas da sua prodigiosa empreitada que culminou numa agência de peso com 359 escritórios em 100 países, comprada pela concorrente britânica WPP por US$ 864 milhões, em 1987.

* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Janeiro/ 2012, número 142.

 

Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Avatar photo
Ivelise Buarque

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

Relacionados

Campanha integrada com as novas tecnologias conecta Vivo

27 de abril de 2012

Mídia em evidência – Grupo de Mídia de Pernambuco comemora uma década com muita expectativa

3 de fevereiro de 2012

Publicidade: Promover informação ou Criar expectativa e desejos?

18 de julho de 2011
Adicione um comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Demo
Manter contato
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Não perca
Comunicação

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

Por Ivelise Buarque15 de outubro de 20250

O Recife deu início nesta quarta, dia 15 de outubro, a uma imersão total por…

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa

15 de outubro de 2025

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas da Ra sobre arte e design.

Postagens recentes

  • REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil
  • APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025
  • Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025
  • CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa
  • Adepe amplia presença no REC’N’Play 2025 com mais de 120 atividades

Comentários recentes

Nenhum comentário para mostrar.
Realize Com Ivelise
Facebook Instagram YouTube
  • Home
  • Contato
© 2025 Realize Com Ivelise.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.