Fechar menu
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

O que há de novo

Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas

1 de dezembro de 2025

Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa

18 de novembro de 2025

O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência

3 de novembro de 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas

1 de dezembro de 2025

Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa

18 de novembro de 2025

O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência

3 de novembro de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Button
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Lar»Comunicação»As apostas dos Guias em cena
Comunicação

As apostas dos Guias em cena

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque9 de janeiro de 2011Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário5 minutos de leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

850_CAPA_FORTALEZA_17mmNos últimos anos, os guias e listas apresentado ano a ano queda, perdendo participação no bolo. Em 2010, o segmento de listas e guias telefônicos impressos detinham apenas 1,2% do faturamento da publicidade brasileira. Apesar da situação geral do mercado, são várias as editoras que ainda publicam listas classificadas, impressas em tamanhos diferenciados, apostando na resistência do setor, para um público reduzido e que não está integrado as novas tecnologias. E independente do modelo de listas impressas estar acabado, a substituição do produto tradicional pelo formato online foi a solução para manterem-se adequadas ao momento do mercado e oferecer uma ferramenta mais fáceis de usar, com informação mais aprofundada e atualizada.
Fundada A TeleListas.net foi a segunda empresa do mundo a colocar suas listas na Internet, em janeiro de 1996, e hoje é o maior site de busca por produtos, serviços, empresas, pessoas na internet. “Desde este período, a TeleListas.net tem tido um foco crescente nesta mídia e é hoje o maior site de busca por produtos, serviços, empresas, pessoas na internet.  O site mobile, m.telelistas.net e os aplicativos para iPhone, Android e Nokia estão tendo crescimento explosivo. Além da publicidade nos seus sites, a TeleListas.net oferece serviços de construção, registro de domínio e hospedagem de sites. “Com a crescente e já massiva penetração da Internet, acreditamos que as listas impressas já são um produto do passado pois não oferecem mais um bom retorno sobre o investimento dos anunciantes.  Por este motivo, a Telelistas.net descontinuou a publicação de listas classificadas impressas na maior parte do País”, pontua Yanira Nasser.

Hoje, a TeleListas.net oferece todos os seus produtos na internet e no celular e desenvolve um trabalho de comunicação direta com agências e empresas de comunicação para fechar negócios através de assessores de conta, com apoio do núcleo especializado no atendimento. E conjuntamente a isto realiza investimentos em relativamente baixos campanhas publicitárias, aliados à ações de relacionamento que desenvolvem com os parceiros e os clientes, em sua maioria pequenas e médias empresas. “Acreditamos que a publicidade na Internet é um componente fundamental de qualquer plano de comunicação. A comunicação em mídias diretivas como o TeleListas.net e o Google permite que o consumidor encontre o fornecedor no momento em que ele já tem uma intenção de compra ou um necessidade de informação. E, desta forma, apresentamos entre os nossos diferenciais para os anunciantes uma audiência superior a 15 milhões de usuários únicos por mês, que resulta em um retorno sobre o investimento muito alto, especialmente considerando o alto percentual de compras e/ou contatos que resultam de cada consulta”, ressalta Nasser.

Com mais de 100 anos no mercado mundial e de 30 anos no país, o grupo Carvajal se reinventou para oferecer soluções para geração de contatos e sustentação de negócios apostando em novos formatos. No ambiente impresso, oferecem um produto para o público com distribuição gratuita, utilização de papel de origem reflorestada, conteúdo de utilidade pública, cultura, lazer e mapas atualizados da região e ferramentas de integração com o ambiente online, por meio das Publitags. Mas ainda apresentam outra vertente com três frentes de trabalho de constante atualização: formatos; conteúdo, com segmentação para atingir públicos específicos; e integração com o ambiente digital. “Desenvolvemos diversas ações junto às marcas, empresas, agências de comunicação e propaganda, através de eventos do meio, ações segmentadas e ativações promocionais. Essas ações garantem, ao mesmo tempo, para o nosso anunciante, a visibilidade que ele precisa e para o nosso usuário, a relevância que ele procura, unindo as duas pontas. As agências de comunicação identificam em nossos produtos, um canal importante de negócios, dirigido, que já faz parte do mix de marketing considerado pelas agências. Contamos atualmente com mais de dois milhões de estabelecimentos qualificados em nossa base de dados”, diz o Fabrício Saad.

Aplicativo Mobile Android 2Para atingir esta meta, precisaram se adaptar ao novo cenário desenvolvendo tecnologias e recursos para garantir aos usuários o melhor acesso às informações aos contatos de negócios, em diferentes meios de busca, online, impresso, áudio e mobile. E ainda buscam sempre oferecer um vasto conteúdo e soluções no formato online, através do portal GuiaMais.com (www.guiamais.com.br). Todos esses formatos se complementam com as tradicionais listas impressas da Listel, da Editel e do Guia Mais, distribuídas em todas as praças do território nacional. Para isto, foram criadas novas possibilidades de alta tecnologia como o desenvolvimento de ferramentas que aumentem a integração com o meio digital, como as Publitags (códigos de barras bidimensionais impressos nos anúncios, que permitem ao usuário interagir com o anunciante, conhecendo melhor seus serviços, produtos e promoções) e que pode ser acessado via celular com o download de um aplicativo gratuito (http://publitags.com.br) e ter conexão móvel. “No ambiente mobile, por exemplo, os aplicativos para smartphones ainda agilizam o acesso às informações. No formato de áudio, os usuários podem usar o Disk GuiaMais, uma central de atendimento personalizada, que está disponível 24 horas e auxilia na busca de informações como telefones, endereços, e rotas de empresas e serviços. Dentro do impresso, oferecemos também o formato de guias, com foco no público doméstico”, destaca Saad.

Para mostrar todos esses diferencias, o grupo Carvajal Informação realiza ações segmentadas e ativações promocionais, como encontro de negócios, realizados em diversas localidades, com representantes da empresa e parceiros. Essas ações garantem visibilidade e nos possibilita estreitar as relações com os anunciantes que pode ter a visibilidade que ele precisa, além de garantir, ao mesmo tempo, para o usuário a relevância de dados que ele procura. “Nosso portfólio de anúncios atende às necessidades específicas de pequenas, grandes e médias empresas. Também possuímos um pacote de soluções multimeios e estamos preocupados diariamente em inovar e identificar novas oportunidades junto aos usuários e anunciantes”, menciona.

* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Janeiro/ 2012, número 142.

Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Avatar photo
Ivelise Buarque

    Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

    Relacionados

    Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa

    18 de novembro de 2025

    O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência

    3 de novembro de 2025

    REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

    15 de outubro de 2025
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Demo
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    Não perca
    Notícias

    Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas

    Por Ivelise Buarque1 de dezembro de 20250

    Em dezembro, dois movimentos ganham força no Brasil e ajudam a desenhar um futuro mais…

    Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa

    18 de novembro de 2025

    O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência

    3 de novembro de 2025

    REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

    15 de outubro de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas da Ra sobre arte e design.

    Postagens recentes

    • Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas
    • Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa
    • O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência
    • REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil
    • APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

    Comentários recentes

    1. CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa – Realize Com Ivelise em APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025
    Realize Com Ivelise
    Facebook Instagram YouTube
    • Home
    • Contato
    © 2025 Realize Com Ivelise.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.