Fechar menu
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

O que há de novo

Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas

1 de dezembro de 2025

Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa

18 de novembro de 2025

O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência

3 de novembro de 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas

1 de dezembro de 2025

Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa

18 de novembro de 2025

O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência

3 de novembro de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Button
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Lar»Propaganda»Publicidade: Promover informação ou Criar expectativa e desejos?
Propaganda

Publicidade: Promover informação ou Criar expectativa e desejos?

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque18 de julho de 2011Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário2 minutos de leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail
ca. 2001 --- Lights Shining on a Blank Billboard --- Image by © Royalty-Free/Corbis
ca. 2001 — Lights Shining on a Blank Billboard — Image by © Royalty-Free/Corbis

A publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial que impacta por meio de três mecanismos específicos: a atenção, a memorização e a persuasão. A publicidade só tem valor para o negócio se criar uma identificação fácil para o consumidor sobre a marca ou instituição publicitária, criando recall e propiciando interesse no produto ou serviço da empresa ou da marca.

O primeiro ponto forte da publicidade é que ela chega a uma vasta audiência e, desta forma, pode construir o conhecimento sobre uma marca (informar), criar uma imagem de marca e uma posição da marca a longo prazo e aumentar o conhecimento sobre essa marca. Contudo, ela tem uma limitação importante, que constitui um fator negativo, que é o fato do público geral vê-la como uma ação de comunicação intrusiva, dado ao elevado número de inserções em anúncios, spots de rário, peças de mídia exterior e comerciais de Tv.

Para isso, pesquisa o perfil do público-alvo, levantando dados como idade, condição socioeconômica, escolaridade, costumes, hábitos de consumo, interesses e necessidades diretas e indiretas. Desta forma, o profissional de publicidade e propaganda atua na elaboração de estratégias e inovações na área de comunicação, visando obter melhoramentos na relação de empresas e instituições com a sociedade através de uma abordagem comunicacional focada em campanhas nos meios e ações promocionais.

Observa-se assim que o trabalho de publicidade pode ser resumido como:
– Promover informação atrativa sobre produtos e serviços;
– Criar expectativa no público quanto a produtos e serviços;
– Criar desejo pelo consumo e aquisição dos produtos e serviços.

Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Avatar photo
Ivelise Buarque

    Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

    Relacionados

    Campanha integrada com as novas tecnologias conecta Vivo

    27 de abril de 2012

    Mídia em evidência – Grupo de Mídia de Pernambuco comemora uma década com muita expectativa

    3 de fevereiro de 2012

    As várias faces de um gênio

    9 de janeiro de 2012
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Demo
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    Não perca
    Notícias

    Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas

    Por Ivelise Buarque1 de dezembro de 20250

    Em dezembro, dois movimentos ganham força no Brasil e ajudam a desenhar um futuro mais…

    Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa

    18 de novembro de 2025

    O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência

    3 de novembro de 2025

    REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

    15 de outubro de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas da Ra sobre arte e design.

    Postagens recentes

    • Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas
    • Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa
    • O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência
    • REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil
    • APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

    Comentários recentes

    1. CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa – Realize Com Ivelise em APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025
    Realize Com Ivelise
    Facebook Instagram YouTube
    • Home
    • Contato
    © 2025 Realize Com Ivelise.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.