No Dia 25 de Outubro, comemora-se o Dia Mundial do Macarrão! E para quem preocupa-se com aquela premissa de que massa engorda e faz mal à saúde? Bom, ação estratégica da Abima – Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias Brasil afora vem mostrando aos profissionais de saúde e à imprensa de que isso é apenas mito, na verdade mito. O presidente da entidade de pastas, Cláudio Zanão, tem visitado capitais do Nordeste desde o começo desta semana para na divulgação do Consenso Científico Internacional sobre a Saudabilidade do Macarrão, um documento elaborado por 15 cientistas especializados em nutrição de 13 países, que recomenda a inclusão de carboidratos no consumo diário a fim de garantir uma refeição rica em nutrientes.
“Este trabalho começou no Nordeste, em Fortaleza e no Recife, com o objetivo de acabar com o mito e desmistificar a idéia de que a massa engorda, porque já foi provado que esse alimento é ideal como produtor de energia, como muitos outros carboidratos”, destaca Zanão. Para isso, a associação está munida deste documento que aponta que as refeições com massas alimentícias e outros alimentos de baixo índice glicêmico (influencia na saudabilidade dos alimentos) podem ajudar a controlar a glicemia e o peso corporal, especialmente em indivíduos com sobrepeso ou obesidade, uma vez que assim como a diabetes esta taxa tem crescido em todo mundo.
Hoje, massas alimentícias ocupam 80% market share, enquanto pão & bolo detêm 70%, mostrando a força deste setor que fatura uma média de 6 bilhões ao ano. Os dados ainda mostram que dietas de redução a zero de carboidratos reduz a capacidade de raciocínio porque 70% do cérebro é gordura, segundo a nutriocionisra e fitoterapeuta Vanderlí Marchiori, secretária geral da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva e uma das duas brasileiras a assinarem o Consenso Científico Internacional sobre a Saudabilidade do Macarrão. Esta declaração foi assinada durante o Congresso Científico (Scientific Consensus Conference on the Healthy Pasta Meal), em outubro de 2010, no Rio de Janeiro, realizado paralelamente ao IV World Pasta Congress.
Com isso, ele coloca em cena à massa como um mocinho e não vilão das dietas, ganhando, desta forma, amplo destaque na mídia nacional dentro da ação de divulgação da Abima, que, inicialmente, envolve as palestras técnicas de esclarecimento à jornalistas e profissionais de saúde, incluindo nutricionistas. E nessas duas primeiras apresentações no Nordeste, não só foram mostrados dados reveladores sobre as tendências de consumo alimentar do Brasil, como ainda o comportamento atual do consumidor e o posicionamento do Mercado de Massas, pelo diretor comercial da Vitarella, Massud Junior, empresa pernambucana associada à entidade e que é recall de marcas há 10 anos neste segmento.
Essa primeira etapa de esclarecimento, com palestras e ações de relacionamento, segue até agosto quando serão realizados encontros ainda no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. Mas, em 2012, vão ampliar a iniciativa com campanha publicitária institucional que envolverá mídia televisiva, exterior, ações em pontos de venda e spots de rádio. “O conceito da campanha será ainda o de esclarecimento aos consumidores e de quebra do mito do mal das massas na alimentação, da mesma forma o mito do glúten impacta no consumo direto de pães, por exemplo”, comenta Cláudio Zanão. De acordo com o presidente, a investida não tem nenhuma motivação comercial a pequeno ou médio prazo, mas admite que o mito impacte diretamente no comércio desse produto. E isso pode vir a muda em 5 a 10 anos com uma campanha adequada, como a que a Abima pretende desenvolver, uma vez que a expectativa é antes de tudo mudar a mentalidade do consumidor com relação às massas.
