Fechar menu
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

O que há de novo

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Button
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Lar»Notícias»Pesquisa de Fim de Ano da Fecomércio-PE aponta alto interesse do consumidor
Notícias

Pesquisa de Fim de Ano da Fecomércio-PE aponta alto interesse do consumidor

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque21 de dezembro de 2017Atualizada:16 de maio de 2025Nenhum comentário4 minutos de leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Foto/ Imagem: Arte de Ivelise Buarque
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

Mais consumidores pretendem comemorar os eventos do Final de Ano. A intenção de 67,4% supera os festejos do ano passado, que chegou a 57,9% Negócios realizados por ocasião dos festejos de Fim de Ano, que englobam o Natal e o Ano Novo, são sempre esperados com bastante expectativa por empresários e gestores do comércio varejista e dos serviços de alimentação. A Fecomércio-PE, em parceria com o Sebrae, realizou a sondagem de opinião, no período de 20 a 24 de novembro, fazendo 2.500 entrevistas entre consumidores (1.417) e empresários/gestores (1.083) nos municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), da RM Expandida (RME), do Agreste e do Sertão.

A proporção de consumidores com intenção de comemorar as festas neste fim de ano é maior que a de 2016, verificando maior intenção na RM expandida e menor no Agreste. A parcela corresponde a 67,4%, superando o registrado para ocasião em 2016, que chegou a 57,9%. Em termos regionais, é na RM Expandida onde é mais elevada a proporção de pessoas que intencionam comemorar ambos os eventos com 70,6%, região que no final do ano de 2016 revelou a menor intenção com 49,9%. No Agreste, a intenção de comemorar foi menor, embora também expressiva. Já entre os consumidores do Sertão a proporção se eleva em 2017 para 66,0%, quando no ano passado correspondeu a 57,2%.

A proporção dos consumidores entrevistados que pretendem comemorar somente um dos eventos nas festividades do final de ano é relativamente pequena: 10,7% preferem comemorar apenas o Natal, enquanto 8,0% manifestaram intenção de festejar o Réveillon. Entre os consumidores que não pretendem comemorar os eventos de Natal e Ano Novo, estarem sem dinheiro ou com pouco dinheiro e estarem desempregados ou endividados foram os principais motivos mencionados pelas pessoas.

Comemorar em casa tem sido nos últimos anos a principal forma de os consumidores pernambucanos celebrarem as festividades do final do ano, sendo a forma predominante entre 67,5% dos entrevistados, proporção que nos festejos do ano passado representou 64,0%. A tradicional forma de presentear as pessoas foi apontada por 65,4% dos pernambucanos com o ticket médio dos gastos previstos de R$ 293,00, que em 2016 correspondeu a R$ 223,00, com a quitação das compras de presentes preferencialmente por pagamento à vista, em dinheiro ou debito, por 59,8% dos consumidores e pagamento por meio de cartão de crédito representando 37,5% das respostas.

Já o gasto médio sugerido pelos consumidores com comemorações de Fim de Ano 2017 em bares e restaurantes chega a R$ 150,00, valor que em 2016 correspondeu a R$ 173,00. Como tradicionalmente ocorre, o item “Roupas ou acessórios de vestuário” permanece como opção preferencial de consumidores pernambucanos para presente de Fim de Ano 2017 com 53,6% das indicações. O segundo item na escala de preferência, como ocorre nos últimos cinco anos, é “perfumes e cosméticos” (33,8% das respostas). Como terceira opção, o que também se verifica nos últimos anos, vem “sapatos, sandálias e acessórios de couro”, indicado por 26,8% dos consumidores entrevistados. Em proporção mais reduzida tem-se a preferência por “joias e bijuterias”, item indicado por 16,8% e “bolsas, mochilas e carteiras” por 13,2% dos consultados.

Empresários/gestores revelaram melhores expectativas sobre as vendas de Fim de Ano

No comércio varejista, a variação estimada das vendas é maior, alcançando 5,5% enquanto nos serviços de alimentação esse percentual fica em 1,8% – relativamente ao ano passado. Espera-se que em shoppings seja maior o crescimento das vendas: 8,3% em lojas e 4,8% em praças de alimentação. Para estabelecimentos tradicionais, as estimativas de variação são de 4,4% para o comércio e de 0,5% para bares e restaurantes. Em todas as regiões, o maior crescimento é esperado por empresários/gestores do comércio, com variação de 5,3% na RM Expandida, 4,5% no Agreste e 9,1% no Sertão. Nos serviços, as variações estimadas são de 2,0%, 1,3% e 0,8% na RM, no Agreste e no Sertão, respectivamente.

Entre os empresários/gestores que esperam redução das vendas, o desemprego elevado e queda da renda familiar são os principais entraves para a expansão dos negócios. Já os que estão otimistas sobre as vendas no Fim de Ano 2017 acreditam que as próprias estratégias de venda e a melhora nas expectativas do consumidor devem animar e aquecer as compras para o Natal e o Réveillon. O Comércio eletrônico deverá ser importante ferramenta de vendas para 27,0% dos empresários/gestores no comércio e 19,7% nos serviços. Trata-se de recurso que tende a crescer em anos vindouros.

No comércio, devido à expectativa sobre vendas, ocorre um leve aumento na proporção dos agentes que intentam contratar mão de obra temporária (38,4%, contra 36,6% em 2016). Nos serviços, tal proporção se reduziu de 25,1% em 2016 para 18,3% dos empresários/gestores em 2017.

Fecomércio-PE Final de Ano Sebrae
Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Avatar photo
Ivelise Buarque

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

Relacionados

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025
Adicione um comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Demo
Manter contato
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Não perca
Comunicação

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

Por Ivelise Buarque15 de outubro de 20250

O Recife deu início nesta quarta, dia 15 de outubro, a uma imersão total por…

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa

15 de outubro de 2025

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas da Ra sobre arte e design.

Postagens recentes

  • REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil
  • APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025
  • Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025
  • CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa
  • Adepe amplia presença no REC’N’Play 2025 com mais de 120 atividades

Comentários recentes

Nenhum comentário para mostrar.
Realize Com Ivelise
Facebook Instagram YouTube
  • Home
  • Contato
© 2025 Realize Com Ivelise.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.