Em um cenário de alta competitividade e transformações aceleradas, saber o momento certo de reestruturar pode ser a chave para a sobrevivência e expansão de um negócio. De acordo com Marco Lisboa, CEO e fundador da KoalaCar, microfranquia especializada em limpeza a seco de veículos, identificar sinais de alerta e agir de forma estratégica é essencial para evitar prejuízos maiores e garantir um crescimento sustentável. As orientações foram repassadas pela Markable Comunicação.
Fundada em 2015, a KoalaCar chegou a ter 50 unidades. Mas em 2019, diante da saturação do mercado e de um diagnóstico de saúde, Marco tomou a decisão de recomprar todas as franquias e reformular o modelo. Após esse processo de pausa e revisão estratégica, a marca foi relançada com foco em sustentabilidade e expansão planejada, incluindo vendas de produtos online.
Segundo o CEO, que já enfrentou na prática os desafios da reestruturação, há cinco sinais claros de que é hora de mudar o rumo da empresa: queda constante no faturamento, desorganização financeira, perda de competitividade, mudanças no comportamento do consumidor e ausência de propósito estratégico. “Esses fatores exigem atenção. Muitas vezes, a empresa não está falindo, mas precisa se reinventar para não ficar para trás”, afirma.
Dados do Sebrae mostram que quase metade das empresas abertas nos últimos cinco anos fecharam as portas. A falta de planejamento, de visão estratégica e de um plano de contingência são causas frequentes. Para Marco Lisboa, ignorar os sinais pode significar o fim do negócio. Por isso, ele defende que a reestruturação seja encarada como uma oportunidade de fortalecimento.
Entre as ações recomendadas para reestruturar com inteligência estão a contratação de consultorias, escuta ativa da equipe e dos clientes, reformulação de processos, definição de metas realistas e adoção de indicadores de desempenho. “Reestruturar não é encolher. É preparar a base para um crescimento mais saudável”, reforça.
Além do novo modelo de franquia, o diferencial da KoalaCar continua sendo o uso de produtos sustentáveis, que alinham inovação com responsabilidade ambiental. A experiência do empreendedor mostra que rever a rota no momento certo pode não só evitar perdas, mas abrir portas para uma nova fase de sucesso empresarial.
Foto/ Imagem: Business concept with icons on wooden cubes on blue background flat lay. hand holding wooden block | Freepik

