Fechar menu
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

O que há de novo

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Button
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Lar»Artigo»Ferramentas digitais na comunicação corporativa
Artigo

Ferramentas digitais na comunicação corporativa

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque8 de junho de 2010Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário3 minutos de leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

figura_blogDurante seus 103 anos, a comunicação organizacional mostra-se como uma atividade pungente e bem-sucedida que, assim como a revolução industrial e a revolução digital, está sempre se adaptando e fluindo frente às mudanças dos tempos. Ela nasceu focada no trabalho de jornalismo para empresas com o objetivo a atingir o público-alvo, positivamente, e continua seguindo seu foco. E, por isso, os “agentes corporativos de comunicação”, conhecidos como profissionais de comunicação empresarial (jornalistas, relações públicas, publicitários e designers) trabalham integrados para desenvolver macro estratégias diversificadas que alcancem esta proposição social; manter um relacionamento multifacetado com todos numa linguagem e formato dirigidos para cada um (clientes, fornecedores, parceiros, formadores de opinião, colaboradores, etc).
Na era digital, este tipo particular de comunicação ganha nova configuração pautada pelas ferramentas hipermidiáticas e pela cibercultura, num reflexo da evolução da sociedade e em decorrência dos próprios avanços tecnológicos, criando assim um novo panorama comunicacional, rico de informação e adaptáveis ao momento real. Isto porque, como determina Margarida M. Krohling Kunschjh, assim como a sociedade, a comunicação nas organizações sofre todos os impactos provocados pela revolução digital em suas ações comunicativas.

Essas ações comunicativas das empresas para atingir seus públicos encaram novos modos de produção e veiculação das mensagens organizacionais passam frequentemente por profundas transformações e, por isso, precisam considerar novos fundamentos, conceitos e formatos. E é neste cenário transformador que a comunicação empresarial ganha novos reforços, provenientes do casamento das mídias convencionais com a cibercultura: as revistas customizadas digitais e os blogs corporativos.

Nascidas originalmente com propósitos diferenciados, estas duas ferramentas midiáticas alcançaram o mesmo objetivo, que é criar uma relação de aproximação e se comunicar de forma dinâmica e bilateral com seus públicos. Ter o feedback imediato e transmitir notícias e informações específicas para quem se deseja comunicar é o foco principal destes meios que apresentam características próprias.

As revistas customizadas digitais vão além de uma representação online de suas edições online. No meio cibernético, este veículo de comunicação ganha uma nova configuração e novos atrativos, lançando mão de um recurso atrativo básico e fundamental da comunicação impressa: a capa, ou a home, neste caso. Assim, como no meio impresso, é necessário criar um atrativo na página principal para despertar o interesse do leitor e, com isso, todos os apelos são bem vindos, inclusive aqueles que dizem respeito a possibilidade da interatividade. E esta é a possibilidade de acessar entrevistas especiais online, ouvir conteúdo radiofônico e participar de pesquisas e testes de produtos promocionais de parceiros, entre outras que as publicações corporativas conquistaram com a convergência digital.

Já os blogs corporativos surgem como a mais nova ferramenta utilizada pelas empresas que, além de outras coisas, serve para colaboração e gestão do conhecimento contribuindo, desta forma, para o fortalecimento do relacionamento com seus públicos, através de apelo diferenciado: o imediatismo. Uma vez que na blogosfera o conceito de “Real Time” representa contato automático seja por meio de mensagens instantâneas/ comentário (que podem ser respondidas automaticamente), seja por meio de postagem imediata de conteúdo sugerido pelos internautas.

Desta forma, a comunicação organizacional se mantém atualizada e corre atrás de um paradigma essencial para a existência da corporação: estar visível ao público-alvo contra a concorrência.

(CONSIDERAÇÕES FINAIS DE ARTIGO – Comunicação digital: a contribuição para o panorama da comunicação digital)

Produzido por Ivelise Buarque

comunicação corporativa ERA DIGITAL FERRAMENTAS
Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Avatar photo
Ivelise Buarque

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

Relacionados

O que aprendi com Jenkins, Beattie, Wu e Giardelli sobre comunicação, marketing, negócios e marcas autênticas

29 de agosto de 2025

Economia Criativa movimenta Paudalho e reafirma seu poder de transformação cultural e social

29 de agosto de 2025

Entidades debatem assessoria de comunicação em convergência digital

23 de novembro de 2017
Adicione um comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Demo
Manter contato
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Não perca
Comunicação

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

Por Ivelise Buarque15 de outubro de 20250

O Recife deu início nesta quarta, dia 15 de outubro, a uma imersão total por…

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa

15 de outubro de 2025

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas da Ra sobre arte e design.

Postagens recentes

  • REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil
  • APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025
  • Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025
  • CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa
  • Adepe amplia presença no REC’N’Play 2025 com mais de 120 atividades

Comentários recentes

Nenhum comentário para mostrar.
Realize Com Ivelise
Facebook Instagram YouTube
  • Home
  • Contato
© 2025 Realize Com Ivelise.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.