Fechar menu
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

O que há de novo

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

15 de outubro de 2025

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Button
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Lar»Artigo»As Revistas na Web
Artigo

As Revistas na Web

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque23 de maio de 2010Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário4 minutos de leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

revista-onlineDe acordo com dados da Aner – Associação Nacional dos Editores de Revistas, percebe-se que o mercado brasileiro de revistas que revive um momento positivo, com muitos lançamentos nacionais e licenciamentos de diversos títulos estrangeiros, apesar, e talvez mesmo, do meio online. Nascidas há mais de 400anos, as revistas deixaram de ser meros passatempos e cadernos de notas informativas convencionais e passaram a ser um espelho da sociedade moderna que, com o avanço da tecnologia e o surgimento de novas mídias, tem acesso a novas ferramentas para adquirir notícias e conteúdo geral que lhe interessa. Elas deixaram de lado suas velhas receitas que hoje, no mundo interativo, poderiam ser consideradas jurássicas, e ganharam uma nova postura, ousada e eficiente, que integra o leitor a um universo convergente de informação e comunicação.
As revistas eletrônicas (ou wannabes, como intitula o ator e comunicador Marcelo Tas) furaram as barreiras do convencional do papel e tinta e passaram a adotar um novo conceito, convencendo as pessoas a abandonar sua preferência por virar as páginas com suas próprias mãos. Além disso, o mundo digital vem se estruturando e especializando muito rápido, o que proporciona novas possibilidades para o leitor que busca, cada vez mais, uma publicação que se comunique com ele no nível que deseja. E é aí que entra a convergência digital que marca este século XXI como o século da revolução tecnológica. As revistas digitais são um reflexo dessa revolução tecnológica que trouxe possibilidades de comunicação, aprendizagem e negócios necessários para a sociedade trilhar novos caminhos para seu desenvolvimento e para as relações sociais.

Como resultado da nova demanda da população, a informação precisa ser transmitida mesmo que seja no universo online e a mídia precisa se digitalizar, mesmo que os veículos impressos não sejam extintos. Ela surgiu não só pela busca da adaptação à novas tendências, viabilidade de consumo e ganhos financeiros com a informação online. Antes de qualquer coisa, ela é fruto de pesquisas e análises da mídia impressos, de produtos digitais e das vantagens que a cibercultura dispõe. Ela chegou com diversas ferramentas disponíveis e também com grandes anseios, uma incrível fome por novidades, e por isso deve estar sempre preparada para satisfazer essas necessidades que despertam a atenção do leitor.

Por isso mesmo, uma revista digital apresenta formato e linguagem diferenciados, utilizando uma identidade visual jovem e moderna indispensável no uso de tecnologia e das ferramentas adicionais para alcançar e interagir com o internauta (como sons, animação, álbum de fotos digitais, etc). Apesar de não marcarem ainda o fim das publicações impresas com as quais estão co-existindo, as edições online hoje confirmam apenas uma nova tendência das editoras de lançar mão das novas tecnologias para talvez, num futuro mais próximo do que se supõe, substituir o papel. E hoje há uma busca intensa de ampliação de conteúdo na internet, com sites de praticamente todas as publicações, um processo de transposição de vários títulos para o meio online que ganhou a adesão, em sua maioria, de grandes e variados grupos de mídia como a Abril, a Editora Peixes, a Alto Astral, Editora Bregantini, Globo e Três.

Essa transposição das edições impressas para as edições online nas revistas também são um reflexo natural dos crescentes investimentos dos anunciantes em suportes digitais. E, por isso mesmo, sua qualidade não deixa nada a desejar às impressas já que continuam mantendo o nível do conteúdo explorado em suas edições, mas, sem sobra de dúvidas, tornam-se mais próximas do seu público-alvo quando abrem novos canais para a comunicação e possibilitam a redução de censuras culturais, como fóruns, chats, comunidades em redes sociais, etc.

(CONSIDERAÇÕES FINAIS DO ARTIGO – Comunicação digital: O panorama das revistas online)

Texto produzido por Ivelise Buarque

ANER comunicação digital informação revistas
Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Avatar photo
Ivelise Buarque

Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

Relacionados

O que aprendi com Jenkins, Beattie, Wu e Giardelli sobre comunicação, marketing, negócios e marcas autênticas

29 de agosto de 2025

Economia Criativa movimenta Paudalho e reafirma seu poder de transformação cultural e social

29 de agosto de 2025

Plataforma digital ensina, conecta, integra e educa

24 de outubro de 2017
Adicione um comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Demo
Manter contato
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Não perca
Comunicação

REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

Por Ivelise Buarque15 de outubro de 20250

O Recife deu início nesta quarta, dia 15 de outubro, a uma imersão total por…

APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025

15 de outubro de 2025

CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa

15 de outubro de 2025

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas da Ra sobre arte e design.

Postagens recentes

  • REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil
  • APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025
  • Espaço Sebrae na Rua leva educação empreendedora, inovação e impacto social ao Rec’n’Play 2025
  • CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa
  • Adepe amplia presença no REC’N’Play 2025 com mais de 120 atividades

Comentários recentes

Nenhum comentário para mostrar.
Realize Com Ivelise
Facebook Instagram YouTube
  • Home
  • Contato
© 2025 Realize Com Ivelise.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.