A tabuleiro é um substantivo masculino para denominar uma peça de madeira, usada para diversos fins, mas ainda representa espaço plano em qualquer edifício, por exemplo. Uma palavra com vários usos e um nome para um blog que faz um retrato do mercado baiano: o Tabuleiro Publicitário (http://tabuleiropublicitario.blogspot.com.br/), criado em 2010, por Flamarion Reis, que em apenas cinco anos de existência foi indicado e certificado pelo Top Blog 2010, 2011, 2012 e 2013, júri popular na categoria Comunicação e Marketing. “O Tabuleiro surgiu inicialmente com o propósito de expor o meu portfólio. No entanto, eu sentia falta na Bahia, de um veículo que mostrasse o que as agências baianas fazem e de valorização do mercado. Então, comecei a usar esse espaço para isso e me vi atolado de releases de agências de todo o Brasil, mas a preferência hoje ainda são os trabalhos de agências baianas ou de marcas atuantes no estado. Quanto ao meu portfólio até hoje não foi totalmente digitalizado”, lembra o publicitário, que apostou numa platatorma simples e gratuita que atendesse a necessidade inicial.
Da ideia de blog portfólio no meio digital, o espaço alcançou outro status mas que também que proporciona um retorno outro tipo de retorno. “Através dele, fui convidado a escrever artigos para diversos veículos, inclusive de fora do país. E, em junho deste ano, quando ainda estava nos Estados Unidos, recebi o Prêmio Excelência em Qualidade Brasil e o título de Comendador em Comunicação Integrada (Publicidade, Marketing e Jornalismo), oferecido pelo Instituto Brasileiro de Liderança (Braslíder), em São Paulo”, destaca com orgulho Flamarion.
Inspirando-se em propostas voltadas ao cenário de marketing de todo país (como a nossa Revista Pronews, o Propmark e a Meio & Mensagem), o blog busca essa valorizar da propaganda do nordestina, tornando-o um catálogo para os profissionais e estudantes. E mostra assim o que as agências locais e as marcas fazem, quais as ações de comunicação desenvolvidas por lugares inusitados (como a Patagônia e a Ilha de Páscoa) e estimular a criatividade, inclusive provocando um “choque cultural” a partir de experiências do seu próprio criador mundo afora em viagem únicas. “Normalmente tento fazer uma dessas viagens uma vez por ano e já saio de lá com pautas para algum veículo; a moda usada em campanhas, que depois rendeu o blog Moda TB, mas depois decidimos focar apenas no Tabuleiro como ele é e deixamos os demais links de lado, porque, eu preciso pagar contas, tenho os meus projetos, ambições… e não posso ficar focado apenas no Tabuleiro”, diz Reis.
E o resultado dessa experiência diversificada em comunicação rendeu, inclusive, novas experiências para Flamarion que o Tabuleiro migrou até para a mídia tradicional ao virar coluna em revistas, além de receber propostas de virar uma revista de variedades. Uma ideia que o profissional por acreditar que a investida fugiria do foco e do seu objetivo. “Até já recebi convite para assumir o marketing de um empreendimento e quando falei do Tabuleiro foi colocado em pauta o tempo que é desprendido para o blog. Mas, o Tabuleiro é feito em meu tempo livre. É uma das minhas diversões, motivações e estímulo para seguir em frente nesta atividade que tanto amo. É uma fonte de criatividade e referência para mim e para vários outros profissionais. Falar em desistir do Tabuleiro é como invadir a minha privacidade”, enfatiza.
Preocupado em aproveitar todas as possibilidades do mercado de comunicação, a atuação do Tabuleiro Publicitário está interligado com a atuação da empresa do publicitário, a UP Conteúdo Criativo com gestão de redes sociais na qual passa os últimos cinco anos divulgando as publicações do blog em grupos segmentados nas redes sociais que possui. E com isso o fluxo de fãs, seguidores e curtidas nas redes sociais hoje geram números de audiência, views e curtindas atrelados aos da agência. “Como diz o ditado ‘em casa de ferreiro o espeto é de pau’, só agora montamos uma fanpage do Tabuleiro e nem a divulgamos ainda – nem para os amigos. A nossa falta de tempo também acaba fazendo com que a audiência altere bastante”, comenta Reis. Contudo, apesar desses desafios e das preocupações com relação a descaracterização do blog, o espaço já conta com mais de 320 mil views de profissionais de comunicação e apaixonados por propaganda, oriundos de vários países: Brasil, Estados Unidos e Alemanha, os três com maiores número de acessos e, destacando-se a liderança brasileira.
Um publico mais do que expressivo para o blog que consegue dialogar com esses leitores, mesmo que sua interação seja tímida. Eles fazem os seus comentários em suas próprias postagens, além de começar sua participação na recém criada fanpage do Tabuleiro. Mas, a integração com os fãs e interessados ainda se faz pelo email com o recebimento de diário de uma centena de releases e notas. “É a partir deste material que selecionamos os materiais reescrevemos e, muitas vezes, fazemos pesquisas e levantamentos de mais informações extra-releases”, ressalta ele que ainda aproveita viagens para brainstorm de conteúdo. Apostando assim no conhecimento e no relacionamento com o público, o blogueiro e profissional de marketing acredita que blogs, sites e portais são ambientes que envolvem estratégias de mídia diferenciados e com retorno garantido quando se anuncia onde o público está, e por isso acredita que o caminho do mercado é cada vez mais evoluir no que diz respeito a isso.
Um caminho sem volta, em que canais online e o meio online crescerão ainda mais futuramente, fornecendo desta forma grandes possibilidades para quem investir no mundo digital. “Blogs e sites são bem segmentados hoje em dia. Já portais, são capazes de manter em sua estrutura uma segmentação variada. As mídias online também são uma boa oportunidade para anunciantes por verem seus investimentos serem proporcionais aos cliques que cada anúncio obtém. Além disso, as oportunidades de ter redes sociais altamente rentáveis e com um investimento reduzido são uma grande chance para a captação de novos clientes e ampliação das vendas”, enfatiza Flamarion. Em sua opinião, uma das grandes vantagens do meio online é o fato dele permitir o desenvolvimento de ações em conjunto com outras empresas ou programas de fidelização. Desta forma, obtém-se recompensas para os clientes com produtos e serviços em troca de informações capazes de deixar o foco de cada marca cada vez mais assertivo.
Mostrar o potencial do mercado baiano foi o começo do bem sucedido Tabuleiro Publicitário. “De nada adianta focar o conteúdo em notícias da própria organização. Para gerar audiência, sobretudo entre o público que interessa em cada setor, é necessário realizar uma pesquisa, muito planejamento e até estudo de mercado envolvendo o micro e o macro ambientes.O difícil é convencer, inclusive os pequenos anunciantes, de que a melhor forma é mesclar todo esse conteúdo”, comenta. E assim é possível superar a competitividade no mundo atual, especialmente para os novos profissionais, que, por outro lado, dispõe de uma série de possibilidade atualmente. “Participar de cursos, seminários, congressos – ampliar o campo de visão. Ter foco no cliente – já que um publicitário atua em diversos setores. Encarar estágios em diversas áreas da comunicação – até para saber com a qual mais se identifica. Até mesmo porque hoje os novos profissionais possuem uma série de oportunidades que vão desde ao acesso à experiências internacionais à divulgação de seus jobs através das redes sociais e até o mundo online com novas e mais imediatas oportunidades”, completa.
* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Janeiro/ 2016, número 189
