Fechar menu
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos

Assine para atualizações

Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

O que há de novo

Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas

1 de dezembro de 2025

Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa

18 de novembro de 2025

O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência

3 de novembro de 2025

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas

1 de dezembro de 2025

Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa

18 de novembro de 2025

O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência

3 de novembro de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook X (Twitter) Instagram
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Button
  • Home
  • Sobre
  • Portfolio e Serviços
  • Projetos Especiais
  • E-commerce
  • Contate-nos
Realize Com IveliseRealize Com Ivelise
Lar»Artigo»Era uma vez … a revista
Artigo

Era uma vez … a revista

Ivelise BuarquePor Ivelise Buarque2 de junho de 2009Atualizada:10 de maio de 2025Nenhum comentário2 minutos de leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

couraca5tfOs magazines têm origem no século XVII, sob a forma de notas sobre livros, publicadas nos primeiros cadernos de notícias (ou jornais).[1] Em 1646, tais notas —acompanhadas por pequenos comentários críticos — foram aparecendo com maior freqüência. Aproximadamente em 1650, começaram a ser agrupadas e a apresentar a feição do que conhecemos hoje como suplemento (ENCICLOPÉDIA BRITÂNICA, 1961).
Edificantes Discussões Mensais, fundada por um poeta e teólogo de Hamburgo, em 1663, é considerada a primeira revista da qual se tem notícia. Logo em seguida, surgiu a francesa Jornal dos Sábios (1665), que continha resumos de diversas publicações literárias importantes da Europa e a bibliografia dos escritores.

A partir daí, apareceram, em todo o mundo, inúmeros periódicos que seguem a proposta de divulgar trabalhos em áreas específicas, como o Philosophical Transactions, na Inglaterra (1665); o Giornale de’ Letterati, na Itália; o Acta Eruditorme, na Alemanha, publicado em latim.[2] Na França, em 1672, nasce a primeira revista “não séria”, o Mercúrio Galante, com notícias da Corte, anedotas e poesia. Sua fórmula foi seguida por vários periódicos em toda Europa, originando Mercúrio das Senhoras em 1693, primeira revista feminina que se tem conhecimento. Em 1681, surgiu o Weekly Memorials for the Ingenius, que fomentava — por meio de notas críticas juntadas a cada título — o apetite de aprendizagem (ENCICLOPÉDIA BRITÂNICA, 1961).

Curiosamente, o primeiro registro de um serviço de informação data de 1690, com o lançamento do Athenian Gazette, mais tarde, Athenian Mercury. Seus leitores poderiam fazer qualquer pergunta acerca de questões literárias e científicas, que eram respondidas por colaboradores, entre eles, o escritor francês Daniel Defoe.

Uma das primeiras novidades, após o surgimento da revista, foi o uso de desenhos que reproduziam os comportamentos e costumes de Londres, na London Spy, em 1698. Seu conteúdo era, principalmente, engraçado, vulgar ou obsceno. A fórmula foi copiada pela Ilustrated London News, em 1842, considerada, realmente, a primeira revista ilustrada, pois apresentava 16 páginas de texto e 32 de gravuras feitas por artistas conhecidos que reproduziam os acontecimentos em desenho. Anteriormente, por volta de 1830, surgiu na Inglaterra a revista popular

historia mídia impressa periódicos revistas
Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr E-mail
Avatar photo
Ivelise Buarque

    Ivelise Buarque é jornalista, consultora de comunicação e idealizadora do portal Ivelise Comunica e do Perneando. Com mais de 32 anos de atuação no cenário de comunicação, marketing e negócios, ainda tem grande participação no mercado de comunicação corporativa e marketing de consumo e cultural. E nos dias de hoje atua com foco em cultura, arte, entretenimento e projetos criativos, ajudando marcas e iniciativas a se comunicarem com autenticidade, propósito e impacto.

    Relacionados

    O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência

    3 de novembro de 2025

    O que aprendi com Jenkins, Beattie, Wu e Giardelli sobre comunicação, marketing, negócios e marcas autênticas

    29 de agosto de 2025

    Economia Criativa movimenta Paudalho e reafirma seu poder de transformação cultural e social

    29 de agosto de 2025
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Demo
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    Não perca
    Notícias

    Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas

    Por Ivelise Buarque1 de dezembro de 20250

    Em dezembro, dois movimentos ganham força no Brasil e ajudam a desenhar um futuro mais…

    Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa

    18 de novembro de 2025

    O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência

    3 de novembro de 2025

    REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil

    15 de outubro de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas da Ra sobre arte e design.

    Postagens recentes

    • Por que falar de câncer de pele e HIV em dezembro transforma a vida das pessoas
    • Festival Recife Mundo Mix 2025 promete três dias de música, arte, sabores e economia criativa
    • O que é Buzz Marketing e por que ele está dominando as conversas sobre influência
    • REC’n’Play 2025 faz do Recife o maior palco de inovação, cultura e tecnologia do Brasil
    • APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025

    Comentários recentes

    1. CIn-UFPE participa do REC’n’Play 2025 com programação interativa – Realize Com Ivelise em APONTI inaugura novas salas do programa Bolsa Futuro Digital durante o REC’n’Play 2025
    Realize Com Ivelise
    Facebook Instagram YouTube
    • Home
    • Contato
    © 2025 Realize Com Ivelise.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.