Muitas das melhores ideias começam das formas mais inesperadas, e o que dizer quando quatro amigas se reúnem? Elas criam um blog que proporcionam novas visões e trazem outras experiências sobre viagem, gastronomia, moda, saúde e beleza. E foi assim que surgiu Dicas4Fun, um blog que traz sugestões variadas para suas leitoras como tratamentos de beleza, sugestões sobre viagens que possam encantar (já mostraram os encantos até de Machu Picchu), informações sobre alimentação e indicação de estabelecimentos gastronômicos que envolvem inclusive alimentação saudável. “O Dicas4fun nasceu de um divertido jantar entre eu e mais três amigas (minhas ex-socias no blog), e pensamos em criar o blog por diversão mesmo (daí o nome 4fun), como um canal onde cada uma de nós pudéssemos passar para nossos leitores experiências de nosso lifestyle, com dicas de viagens, beleza, gastronomia, decoração e outros assuntos presentes no dia a dia de nós 4”, lembra Camila Almeida, uma das idealizadores do projeto e sua responsável atual.
Mais do que dar dicas, o espaço traz em parte das próprias ex periências da blogueira paulista, que rodou o mundo realizando o sonho de muitas pessoas: morar fora do país e adquirir novas vivências e realizações. Formada em administração de empresas, a profissional morou nos últimos anos em diversos países como Itália, França, Espanha e EUA. E foi esta oportunidade que a vez começar a escrever, inclusive, quando morava em Miami escrevia colunas com dicas da Florida para o portal da revista Caras. “Minha formação foi em administração, mas sempre trabalhei na área de publicidade. Tive por um tempo uma coluna no site da Caras, pois estava morando fora do brasil e de lá enviava dicas para serem publicadas dos locais onde morei. Eu já trabalhava na editora Caras antes de viajar, e como estava fora desenvolvendo alguns trabalhos para a própria editora, a coluna foi uma das coisas que também desenvolvia de lá”, comenta.
Circular por todos esse países diferentes foi o pontapé inicial para Camila começar a empreender nesse mundo da blogosfera, e com isso se voltar a outra paixão a da escrita, estimulada por vários fatores. “O que mais me incentivou foi que as pessoas ficavam o tempo todo pedindo dicas de restaurantes, compras, passeios, novidades, enfim, dos lugares que morei, e como minhas ex-sócias também haviam morado fora, pensamos em juntar a bagagem de todas e colocar dentro do blog”, diz. E, apesar do trabalho na Editora Caras envolver a área comercial, este espaço no portal lhe proporcionou esta oportunidade de enveredar neste universo online com a qual passou a ter cada vez mais intimidade.
Definitivamente, criar um canal e fazer postagem com foco em indicações relevantes no mundo online foi uma forma não só de se conectar ao interesse pessoal, mas atender assim esta demanda de público sedento de informações de variedades úteis. “Esta foi uma forma de desenvolver um projeto pessoal, por total prazer, falar das coisas que gosto. É um prazer que virou trabalho hoje (diz rindo), mas ainda faço com imenso carinho e dedicação”, ressalta. Fugindo, desta forma, um pouco da sua área específica, ela consegue uma interação com os internautas que trazem esta nova realização e com ela outros desafios.

Afinal, o negócio de blog é mais do que uma forma de se integrar à comunicação e com o público, por isso, requer todo um processo de levantamento de pautas, comunicação com o público, manutenção e repercussão em mídias online. “Eu amo escrever, levantar assuntos, trazer dicas bacanas, enfim, vou sentindo as postagens que tem mais aceitação, menos aceitação e isso vai me direcionando para os próximos posts e trabalhos. Sem contar que muitos posts me obrigam á fuçar e entender de certos assuntos, e no final acabo aprendendo muito”, diz. E foi com este empenho que recebeu a proposta de integrar o canal da Editora Caras, que envolve 15 blogs de diversas áreas que tem relação com a essência da revista, visando levar novidades aos leitores cada vez mais conectados com o novo meio.
E nem mesmo com o aporte de uma grande mídia deixa de ser importante lançar mão de ferramentas disponíveis para engajar e manter uma presença e um relacionamento forte com o público. Isto por que estamos falando de um cenário com muita concorrência e com muitas distrações até mesmo no meio online, nos dias de hoje. E é ai que entram as mídias sociais. “Todas elas ajudam muito. E sempre estou tentando interagir com os seguidores através do blog e das redes sociais. A mídia social me ajuda muito no processo de divulgação, sem sombras de dúvida, tanto o Instagram quanto Facebook, que são os que mais utilizo. Hoje cuidar da plataforma do Caras blogs sem duvidas me ajuda muito pra conseguir voltar um pouco mais para o meu blog, pois meu blog também está dentro da rede, e assim como as outras blogueiras, tenho obrigações a serem cumpridas também”, destaca.
E tudo isso favorece nos números de audiência atrelados atualmente ao Dicas4Fun que mantém uma media mensal de 50 mil pageviews no blog e 18 mil seguidores no Instagram, por exemplo. “Estou começando agora com os vídeos. E como eu gerencio a rede de blogs do Caras Blogs, meu tempo é consumido totalmente por este trabalho e me resta pouco tempo pra realmente me dedicar ao blog. Amaria ter tempo só para o blog”, confessa. E é esta visão de como deve ser que ela sabe muito bem como deve ser a gestão de negócio como um blog.
Para atingir as metas, alcançar audiência e crescer junto ao público como meio, a blogueira e administradora, acredita que são necessárias algumas premissas fundamentais para se empreender com criatividade neste universo. “O blogueiro precisa ser profissional – cumprir acordos, horários, parcerias, datas, lembrando que muitos blogs hoje trabalham com multinacionais na parte de publicidade, como Unilever, P&G, Nivea, Avon e tantas outras. E estas empresas são extremamente profissionalizadas! O blog é a empresa da pessoa, e se espera de uma empresa, profissionalismo! O blogueiro precisa criar networks saudáveis dentro do seu mundo, ter bons relacionamentos, um ajudar ao outro, enfim, isso é muito importante para o crescimento de um blog”, reforça.
Mas, antes de tudo, o importante é que as pessoas passem sua personalidade através do seu blog, falar do que entende, do mundo em que vive e não criar um personagem e tentar ser o que não é ou sobre o que não tem propriedade para falar. E, pela sua visão, em meio a esses desafios do mercado é possível abrir novas oportunidades e possibilidades. “O mundo online hoje deve ser analisado dentro de qualquer trabalho que você vá fazer ou empresa que possa abrir. Ele pode ajudar ou prejudicar o seu negócio. E eu acredito que ele mais ajude que atrapalhe, porém, com certeza, deve ser levado em consideração, para não se tornar o seu maior concorrente”, enfatiza.
* Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Junho/ 2015, número 182
