
Colaboração para o desenvolvimento profissional e empreendedor é essencial no marketing digital. E é esta relação que o especialista e social media Saulo Andrade começou a se expandir num período em que o mundo web ainda engatinhava no estado, num momento em que vlogueiros, blogueiros, youtubers e tantos outros ainda se desenvolviam em termos de proposta e formação profissional. E por isso trabalhar na área não era tão fácil até alguns anos e, consequentemente, encarava-se desafios para atuar e empreender neste setor à época, assim como ainda encontra-se alguns entraves que devem ser considerados. “Não era fácil. O que encontrava era uma certa ‘panelinha’ entre algumas empresas e profissionais da área. O principal desafio é realmente unir pessoas de qualidade que queiram somar, agregar ao mercado e à cidade com interesses mútuos e não apenas individual. Antes o difícil era conscientizar uma empresa da sua necessidade de estar presente no mundo virtual, hoje, até mesmo uma banca de lanches está presente”, diz Saulo. Ele se inspirou no Youpix, neste caso, com a proposta de reunir milhares de pessoas do mundo digital para uma algazarra junto aos seus fãs.Agora, profissional desenvolve um trabalho específico para ajudar expoentes do mundo online a empreender com o aporte do coaching, proporcionando assim no marketing digital uma transformação necessária para aqueles que realizam seu próprio projeto em um universo som suas peculiaridades. “Queria trabalhar com marketing digital e, após alguns anos de estudo e análise, percebi que mídias sociais se resumia a relacionamento e relacionamento tinha tudo a ver com comportamento. E o coaching trabalha o comportamento e suas ferramentas de gestão e análise que podem auxiliar o marketing digital ao identificar o momento atual de sua atuação online e onde deseja chegar”, ressalta. A ideia, que surgiu após estudos e insights do amigo André Damasceno em seu curso Analista de mídias sociais, estimulou a decidi de contribuir para que os mais diversos profissionais da área potencializassem sua presença digital e formalizassem seus negócios digitais. “Os primeiros passos foram dados com os integrantes do projeto Buruçu na web, procuro me reunir com os mesmos e discutirmos que caminhos atingir para mais oportunidades ao mesmo de valorização de seus trabalhos”, completa.
Para o especialista o coaching tem ajudado e pode contribuir muito mais nesta aliança com o Social Media, auxiliando no melhor entendimento do público em questão e das metas que precisam ser atingidas para que a presença virtual seja potencializada. “Empreender no mundo digital é muito importante porque nenhuma outra mídia possui o alcance e o engajamento com o investimento feito no digital. E os blogs possuem um grande poder de alcance dependendo do seu conteúdo, diferencial (uma vez que há muitos, com mais tempo de acesso). E o coaching pode auxiliar nesse processo de entender melhor o comportamento das pessoas individualmente e em grupos”, destaca. Afinal, distante da imagem anterior dos grandes apresentadores e artistas que inspiravam multidões, a internet e a conectividade possibilitaram que uma leva até então ignorada tivesse o seu protagonismo, ganhando cada vez mais poder de influenciar pessoas independente de poder econômico. “A internet nos colocou como protagonistas de nossas vidas, o anônimo se mostra ao mundo, as possibilidades desse fenômeno são infinitas. Ela é onipresente e móvel, fácil de se expressar e ter audiência, para quem ficava calado, quieto. Porém, nem todas as pessoas a utilizam da forma correta. Esse é um momento único”, diz Saulo, para quem esse papel passou a ser dos novos astros da web.
“Hoje são blogueiros, youtubers, instagramers, twitters que no final das contas são ‘gente como a gente’. Por isso, além do entendimento desse processo, o coaching auxilia a encontrar o seu melhor para potencializar e atrair mais oportunidades, direcionar sua carreira, sua ‘imagem profissional’. A melhor forma é entender quem é seu público alvo e a partir daí estudar qual ferramenta melhor se adequa ao seu segmento de mercado. Me recordo que muitos falavam ‘não basta estar inserido numa mídia social, é preciso saber como utilizá-la’ e hoje o desafio é transformar o prospect em fã, sabe como fã é com seu artista, não é?”, reforça. Para o especialista essa condição se reflete inclusive em momentos como o atual em que as potencialidades da tecnologia e das mídias sociais possibilita um cenário de empreendedorismo criativo. “Temos 200 milhões de habitantes no Brasil, desses, 100 milhões usam Internet e 90 milhões estão no Facebook por exemplo, o que mostra isso? Oportunidades! Você precisa saber como se inserir e extrair oportunidades de encontrar um público interessado em sua ideia, produto ou serviço”, completa.
Empreender não é fácil e no mundo digital gerir e transformar uma iniciativa em um negócio viável é tão desfiador quanto, contudo, é uma forma de agregar interesses pessoais com novas oportunidades de carreira profissional, atendendo uma nova demanda por comunicação segmentada do público, de certa maneira. Desta forma, tornam-se chaves fundamentais do processo usufruir bem este nicho como oportunidade no mundo hoje e aproveitar o trabalho de forma correta para alcançar bons resultados, especialmente no Brasil e no Nordeste. “Ainda precisamos evoluir muito nesse cenário. Grandes players do mercado acabam indo a São Paulo ou outras cidades com maior desenvolvimento do marketing digital. Infelizmente ainda é essa a mentalidade. É inegável que tivemos avanços mas há lacunas de potenciais não aproveitados. O nordeste é uma região rica em cultura, lendas e tradições, o tradicional ainda predomina e o novo de certa forma incomoda. Mas a renovação, a adaptação a esse mercado digital por parte de empresas tradicionais vêm sendo implantada. Um exemplo é a marca Frisabor por exemplo, que de sorvetes artesanais ganhou corpo e seu diretor Marcelo afirmou que os esforços da marca em meios digitais seriam maior em 2016”, diz.
* Parte de Matéria produzida pela jornalista Ivelise Buarque para a Revista Pronews, edição de Abril/ 2016, número 192
